O ESTUDO EM PAUTA TEM COMO OBJETIVO RELATAR A EXPERIÊNCIAS DE EXTENSIONISTAS DO CURSO DE ENFERMAGEM AO DESENVOLVEREM AÇÃO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM APOSENTADOS E PENSIONISTAS ASSISTIDOS PELO PROJETO VIVER MELHOR. TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA, QUE FEZ USO DA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE COMO MÉTODO DE ANÁLISE DE DADOS, APOIADA POR LITERATURAS PREVIAMENTE PUBLICADAS. AS CONDIÇÕES SOCIAIS QUE PERMEIAM A VIDA DO IDOSO IMPACTAM DIRETAMENTE ACERCA DAS CONCEPÇÕES LIGADAS AO SEU PRÓPRIO PROCESSO DE ENVELHECIMENTO, CONDICIONANDO ESTE, POR VEZES, A NÃO ACEITAR O ENVELHECER COMO UMA EVOLUÇÃO NATURAL. A ATIVIDADE RELATADA BUSCOU EVOCAR MEMÓRIAS DOS IDOSOS ATRAVÉS DE CANÇÕES, MARCOS DA CULTURA MOSSOROENSE E DINÂMICAS, MOTIVADA PELA BUSCA ATIVA EM POSSIBILITAR AO PÚBLICO NOVAS PERSPECTIVAS SOBRE VIVÊNCIAS, PERMITINDO PERCEBER O MOVIMENTO CONTÍNUO DAS AÇÕES E PROCESSOS DE VIDA. A PARTIR DA REALIZAÇÃO DESTE ESTUDO PERCEBE-SE QUE ESTE POSSIBILITOU QUE APOSENTADOS E PENSIONISTAS REFLETISSEM SOBRE SEUS PROCESSOS DE VIDA, PERMITINDO A CONSTRUÇÃO DE NOVAS CONCEPÇÕES SOBRE O QUE É SER VELHO. VALE DESTACAR, AINDA, A ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM EM ATIVIDADES QUE BUSQUEM PROMOVER O EMPODERAMENTO DO IDOSO, CONTRIBUINDO PARA QUE ESTE SEJA UM AGENTE CRÍTICO-REFLEXIVO ACERCA DOS PROCESSOS QUE LHE ENVOLVEM.