“ESCOLA SEM PARTIDO” E “CON MIS HIJOS NO TE METAS”: O DISCURSO SOBRE EDUCAÇÃO DE MOVIMENTOS CONSERVADORES NO BRASIL E NA ARGENTINA
"2020-12-09 14:44:08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 72636 "edicao_id" => 145 "trabalho_id" => 47 "inscrito_id" => 47 "titulo" => "“ESCOLA SEM PARTIDO” E “CON MIS HIJOS NO TE METAS”: O DISCURSO SOBRE EDUCAÇÃO DE MOVIMENTOS CONSERVADORES NO BRASIL E NA ARGENTINA" "resumo" => "Recentemente acompanhamos o crescimento de grupos conservadores e a projeção de seus discursos. O Escola Sem Partido (ESP), movimento contrário ao que denomina “doutrinação político-ideológica” nas escolas brasileiras, é um exemplo disso. Fundado em 2004, ganhou projeção nacional em 2014 quando começou a se tornar uma importante pauta eleitoral. Não foi só no Brasil que este tipo de discurso ganhou força, por toda a América Latina apareceram grupos similares, como o argentino Con Mis Hijos No Te Metas (CMHNTM). Em nosso trabalho contrastaremos os discursos desses dois movimentos por considerarmos sua relevância nos debates educacionais locais. Nosso objetivo é compreender, a partir da Análise de Discurso Materialista, pautados principalmente pelos trabalhos de Michel Pêcheux e Eni Orlandi, como eles afetam a educação. Para tanto analisaremos as designações ESP e CMHNTM, a construção dos sujeitos professor/aluno/responsáveis e interpretaremos as condições de produção dos discursos dos dois movimentos. Nosso corpus é composto pelas textualidades divulgadas pelos movimentos, mais especificamente as seções: quem somos, sobre nós, objetivos e perguntas frequentes do escolasempartido.org; o projeto, o movimento, faça sua parte e perguntas frequentes do programaescolasempartido.org; nosotros e educación sexual para nuestros hijos do conmishijosnotemetas.com.ar, si queremos e no queremos e a apostila Ideología de género: mitos y verdades do conmishijosno.com. Esperamos encontrar regularidades entre ambos discursos, uma vez que suas condições de produção se aproximam, mas também descontinuidades, por serem produzidos em espaços de enunciação distintos e se materializarem em línguas diferentes, português brasileiro e espanhol argentino." "modalidade" => "Comunicação em Simpósio Temático" "area_tematica" => "ST06 - Discurso e comparação. Pesquisas e problemas teórico-metodológicos." "palavra_chave" => "Análise de Discurso, Educação, Português, Espanhol, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV143_MD7_SA6_ID47_05062020095806.pdf" "created_at" => "2020-12-10 16:10:58" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TALITA MARIA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "TALITA" "autor_email" => "talitasouza@usp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-congresso-brasileiro-de-hispanistas" "edicao_nome" => "Anais do XI CONGRESSO BRASILEIRO DE HISPANISTAS" "edicao_evento" => "CONGRESSO BRASILEIRO DE HISPANISTAS" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/hispanistas/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd2872e1b9e7_10122020173806.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-09 14:44:08" "publicacao_id" => 73 "publicacao_nome" => "Revista HISPANISTA" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-19-1" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 72636 "edicao_id" => 145 "trabalho_id" => 47 "inscrito_id" => 47 "titulo" => "“ESCOLA SEM PARTIDO” E “CON MIS HIJOS NO TE METAS”: O DISCURSO SOBRE EDUCAÇÃO DE MOVIMENTOS CONSERVADORES NO BRASIL E NA ARGENTINA" "resumo" => "Recentemente acompanhamos o crescimento de grupos conservadores e a projeção de seus discursos. O Escola Sem Partido (ESP), movimento contrário ao que denomina “doutrinação político-ideológica” nas escolas brasileiras, é um exemplo disso. Fundado em 2004, ganhou projeção nacional em 2014 quando começou a se tornar uma importante pauta eleitoral. Não foi só no Brasil que este tipo de discurso ganhou força, por toda a América Latina apareceram grupos similares, como o argentino Con Mis Hijos No Te Metas (CMHNTM). Em nosso trabalho contrastaremos os discursos desses dois movimentos por considerarmos sua relevância nos debates educacionais locais. Nosso objetivo é compreender, a partir da Análise de Discurso Materialista, pautados principalmente pelos trabalhos de Michel Pêcheux e Eni Orlandi, como eles afetam a educação. Para tanto analisaremos as designações ESP e CMHNTM, a construção dos sujeitos professor/aluno/responsáveis e interpretaremos as condições de produção dos discursos dos dois movimentos. Nosso corpus é composto pelas textualidades divulgadas pelos movimentos, mais especificamente as seções: quem somos, sobre nós, objetivos e perguntas frequentes do escolasempartido.org; o projeto, o movimento, faça sua parte e perguntas frequentes do programaescolasempartido.org; nosotros e educación sexual para nuestros hijos do conmishijosnotemetas.com.ar, si queremos e no queremos e a apostila Ideología de género: mitos y verdades do conmishijosno.com. Esperamos encontrar regularidades entre ambos discursos, uma vez que suas condições de produção se aproximam, mas também descontinuidades, por serem produzidos em espaços de enunciação distintos e se materializarem em línguas diferentes, português brasileiro e espanhol argentino." "modalidade" => "Comunicação em Simpósio Temático" "area_tematica" => "ST06 - Discurso e comparação. Pesquisas e problemas teórico-metodológicos." "palavra_chave" => "Análise de Discurso, Educação, Português, Espanhol, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV143_MD7_SA6_ID47_05062020095806.pdf" "created_at" => "2020-12-10 16:10:58" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TALITA MARIA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "TALITA" "autor_email" => "talitasouza@usp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - USP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-congresso-brasileiro-de-hispanistas" "edicao_nome" => "Anais do XI CONGRESSO BRASILEIRO DE HISPANISTAS" "edicao_evento" => "CONGRESSO BRASILEIRO DE HISPANISTAS" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/hispanistas/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fd2872e1b9e7_10122020173806.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-12-09 14:44:08" "publicacao_id" => 73 "publicacao_nome" => "Revista HISPANISTA" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-19-1" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }