Artigo Anais do XI CONGRESSO BRASILEIRO DE HISPANISTAS

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-19-1

“ESCOLA SEM PARTIDO” E “CON MIS HIJOS NO TE METAS”: O DISCURSO SOBRE EDUCAÇÃO DE MOVIMENTOS CONSERVADORES NO BRASIL E NA ARGENTINA

Palavra-chaves: Análise De Discurso, Educação, Português, Espanhol, Comunicação em Simpósio Temático ST06 - Discurso e comparação. Pesquisas e problemas teórico-metodológicos.
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Publicado em 09 de dezembro de 2020

Resumo

Recentemente acompanhamos o crescimento de grupos conservadores e a projeção de seus discursos. O Escola Sem Partido (ESP), movimento contrário ao que denomina “doutrinação político-ideológica” nas escolas brasileiras, é um exemplo disso. Fundado em 2004, ganhou projeção nacional em 2014 quando começou a se tornar uma importante pauta eleitoral. Não foi só no Brasil que este tipo de discurso ganhou força, por toda a América Latina apareceram grupos similares, como o argentino Con Mis Hijos No Te Metas (CMHNTM). Em nosso trabalho contrastaremos os discursos desses dois movimentos por considerarmos sua relevância nos debates educacionais locais. Nosso objetivo é compreender, a partir da Análise de Discurso Materialista, pautados principalmente pelos trabalhos de Michel Pêcheux e Eni Orlandi, como eles afetam a educação. Para tanto analisaremos as designações ESP e CMHNTM, a construção dos sujeitos professor/aluno/responsáveis e interpretaremos as condições de produção dos discursos dos dois movimentos. Nosso corpus é composto pelas textualidades divulgadas pelos movimentos, mais especificamente as seções: quem somos, sobre nós, objetivos e perguntas frequentes do escolasempartido.org; o projeto, o movimento, faça sua parte e perguntas frequentes do programaescolasempartido.org; nosotros e educación sexual para nuestros hijos do conmishijosnotemetas.com.ar, si queremos e no queremos e a apostila Ideología de género: mitos y verdades do conmishijosno.com. Esperamos encontrar regularidades entre ambos discursos, uma vez que suas condições de produção se aproximam, mas também descontinuidades, por serem produzidos em espaços de enunciação distintos e se materializarem em línguas diferentes, português brasileiro e espanhol argentino.

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