UMA PROPOSTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA EM TORNO DA POESIA MARGINAL DE PAULO LEMINSKI.Annie Tarsis Morais FIGUEIREDOMylena de Lima QUEIROZUniversidade Estadual da Paraíba (UEPB)Este artigo está localizado na interface poesia e educação, objetivando propiciar aos professores do Ensino Médio uma reflexão sobre como a poesia pode adentrar ao contexto educacional como possibilidade de não apenas aumentar as experiências de linguagem e sentidos ligados à materialidade textual, mas também induzir para além dessa materialidade temas que possibilitem pensar a existência. Para isso será utilizada a poesia marginal do escritor Paulo Leminski, especificamente a de seu livro Caprichos&Relaxos (1985) como locus produtivo para trabalhar a temática: “eu no mundo”, visto que a juventude é uma fase também produtiva para tais questionamentos. Para esta reflexão, nos apoiamos nas contribuições de Hélder Pinheiro (2002), Rildo Cosson (2006) e Gabriel Perissé (2006), buscando em suas teorias aspectos que contribuam para a compreensão da relação poesia e educação.