A PROBLEMÁTICA AMBIENTAL REFERENTE A ELEVADA QUANTIDADE DE PLÁSTICO NOS AMBIENTES AQUÁTICOS É UMA DAS PRINCIPAIS PREOCUPAÇÕES ATUAIS NA SOCIEDADE. O OBJETIVO DESSE TRABALHO FOI DESENVOLVER AÇÕES PEDAGÓGICAS NA ESCOLA, REFERENTE A PROBLEMÁTICA DESCRITA. VISANDO INFORMAR OS ALUNOS SOBRE COMO O USO DOS PLÁSTICOS CAUSA PROBLEMAS PARA OS SERES VIVOS E COMO PODEMOS CONTRIBUIR PARA DIMINUIR A DEGRADAÇÃO DO PLANETA ATRAVÉS DO CONSUMO CONSCIENTE, UTILIZANDO MANEIRAS ADEQUADAS DE DESTINAR OS RESÍDUOS, RECICLA-LOS E REAPROVEITA-LOS. AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS OCORRERAM EM UMA TURMA DO 8° ANO, NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS, ESTA, FOI REALIZADA COM 30 ESTUDANTES, COM FAIXA ETÁRIA ENTRE 13 E 15 ANOS, NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL JUDITH BARBOSA DE PAULA RÊGO - QUEIMADAS, ATRAVÉS DO PROJETO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. SOBRE AS PRÁTICAS COTIDIANAS DESTACARAM-SE DUAS QUESTÕES OBJETIVAS. NAS RESPOSTAS SELECIONADAS NA QUESTÃO “O QUE VOCÊ FAZ COM O LIXO QUE VOCÊ PRODUZ?”, FOI NOTÓRIO A COMPREENSÃO DOS ALUNOS SOBRE A NECESSIDADE DE JOGAR LIXO EM LOCAIS ADEQUADOS, POIS 26 ALUNOS SELECIONARAM QUE JOGAM OS RESÍDUOS PLÁSTICOS NO LIXO OU GUARDAM ATÉ ACHAR UM LOCAL ADEQUADO PARA JOGAR, NO ENTANTO, APENAS DOIS ALUNOS OPTARAM PELA OPÇÃO DE COLETA SELETIVA, DEMONSTRANDO A ESCASSEZ DESSA PRÁTICA, E OUTROS DOIS ALUNOS SELECIONARAM QUE NÃO SE PREOCUPAM E JOGAM EM QUALQUER LUGAR. REFERENTE A PERGUNTA “VOCÊ SABE O QUE SÃO OS MICROPLÁSTICOS E COMO SÃO PRODUZIDOS?”, ESTA QUESTÃO FOI PRODUZIDA PARA DIAGNOSTICAR QUANTOS ALUNOS POSSUÍAM ALGUM CONHECIMENTO SOBRE O QUE DE FATO É UM MICROPLÁSTICOS, E 80% DA TURMA RESPONDEU QUE NÃO SABIA.