A PRESENÇA DE UMA IES EM UMA REGIÃO TRAZ À DISCUSSÃO A AMPLIAÇÃO DE SEU PAPEL SOCIAL, QUE NÃO SUPRIME SOMENTE NA REMUNERAÇÃO FINANCEIRA AOS SEUS CONTRATADOS E CONCURSADOS, BEM COMO TAMBÉM SE TORNA AMBIENTE DE CONSTRUÇÃO DE POSTURA PROFISSIONAL, DISSEMINAÇÃO DE VALORES ÉTICOS E GRANDE EFEITO DE RELEVÂNCIA PARA A COMUNIDADE, SEJAM OS ACADÊMICOS, OS SERVIDORES OU ATÉ MESMO A POPULAÇÃO EM GERAL. PARA INSERÇÃO DA CULTURA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL É NECESSÁRIO, SOBRETUDO, DE ORIENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DIRETO E PRÓXIMO COM A EQUIPE QUE TRATA DE MUITOS RECURSOS COTIDIANAMENTE. ESSE ACOMPANHAMENTO DEVE SER REALIZADO EM TODOS OS SETORES DAS INSTITUIÇÕES, ENTRETANTO, PELA GRANDE ABRANGÊNCIA DE PESSOAS QUE DEVEM SER TREINADAS, OPTOU-SE POR INICIAREM AS CAPACITAÇÕES ESCOLHENDO A EQUIPE DE TERCEIRIZADOS RESPONSÁVEIS PELA LIMPEZA DA INSTITUIÇÃO. PARA A APLICAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL FOI PROMOVIDA A AÇÃO SEMESTRAL DE REALIZAÇÃO DE CURSOS DE CAPACITAÇÃO MINISTRADOS POR PROFISSIONAIS OU ESTUDANTES PARA ORIENTAR NA VALORIZAÇÃO DA TEMÁTICA AMBIENTAL, PRIORIZANDO POR ALIAR ESSA QUESTÃO AOS PILARES INSTITUCIONAIS E BUSCANDO COMUNICAR-SE DE MANEIRA PRÁTICA E SIMPLES PARA O MELHOR ENTENDIMENTO. A OBSERVAÇÃO DESSA PRÁTICA RESULTOU EM UM GRANDE IMPACTO POSITIVO PARA A COMUNIDADE ATINGIDA. FORAM INCORPORADOS NA POSTURA PROFISSIONAL CONCEITOS COMO A VALORIZAÇÃO AMBIENTAL, O CONSUMO CONSCIENTE, A ECONOMIA FINANCEIRA E A AMPLIAÇÃO DE AÇÕES QUE PODEM SER LEVADAS AO COTIDIANO DESSES TRABALHADORES. O GRANDE DIFERENCIAL DESSE ESTUDO FOI A TROCA DE CONHECIMENTO, ONDE PRÁTICA E TEORIA TRABALHARAM JUNTAS PROMOVENDO A PERCEPÇÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA PARA MELHORAR A PRODUTIVIDADE ECONÔMICA E TAMBÉM O ENRIQUECIMENTO SOCIAL.