Artigo Anais VI FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

CONCEPÇÕES HISTÓRICO-CULTURAIS E SOCIAIS DA CRIANÇA E DA INFÂNCIA NA CONTEMPORANEIDADE

Palavra-chaves: INFÂCIA, CONTEPORÂNEDIDADE, CRIANÇA Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO INFANTIL E SUA PRÁTICA EDUCATIVA
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Publicado em 30 de julho de 2014

Resumo

O presente estudo apresenta algumas concepções acerca do conceito de criança e infância ao longo da história e na contemporaneidade. Assim, por meio da pesquisa bibliográfica, como recurso metodológico, utilizando como referencial teórico, Andrade 1998, Andrade 2010, Bernatt 2009, Campos 2013, Castro 2013 Furlan 2003 e Nascimento 2013. Foi possível analisar os vários entendimentos referentes à criança e infância partindo dos enfoques históricos, sociais e culturais. Neste sentido, evidenciou-se que as crianças são plurais e como sujeitos culturais e atores sociais, protagonizam suas histórias, produzem culturas e vivenciam suas múltiplas infâncias, que são marcadas por questões, econômicas, sociais, políticas e culturais.

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