DIANTE DAS RÁPIDAS TRANSFORMAÇÕES NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA, É RECONHECIDO QUE PARA ALCANÇAR SUCESSO OS INDIVÍDUOS DEVEM IR MUITO ALÉM DOS CONHECIMENTOS COGNITIVOS. O TRABALHO É FRUTO DE UMA ATIVIDADE REALIZADA NO MESTRADO EM ENSINO DE SOCIOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC). SEU OBJETIVO PRECÍPUO CONSISTE EM ANALISAR A INICIATIVA DENOMINADA DIÁLOGOS SOCIOEMOCIONAIS DESENVOLVIDA PELA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DO CEARÁ EM PARCERIA COM O INSTITUTO AYRTON SENNA. OS DIÁLOGOS SOCIOEMOCIONAIS É UMA ESTRATÉGIA PARA FOMENTAR DE FORMA INTENCIONAL O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NO AMBIENTE ESCOLAR. A PESQUISA É DE CARÁTER MISTA E UTILIZA DIFERENTES MECANISMOS DE COLETA DE DADOS E INFORMAÇÕES. A QUANTITATIVA LEVA EM CONTA OS DADOS DAS APLICAÇÕES DAS RUBRICAS NAS UNIDADES ESCOLARES CIRCUNSCRITAS NA REGIÃO DO VALE DO JAGUARIBE SOB ACOMPANHAMENTO DA COORDENADORIA DE REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO (CREDE 10). A PESQUISA DOCUMENTAL E BIBLIOGRÁFICA SE APOIA NAS PRODUÇÕES QUE VERSAM SOBRE AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS. FORAM ENTREVISTADOS PROFESSORES DIRETORES DE TURMA QUE MINISTRAM A DISCIPLINA DE FORMAÇÃO PARA CIDADANIA, ACOMPANHAM E AVALIAM O PROCESSO DE APLICAÇÃO DAS RUBRICAS EM SALA DE AULA. ANCORADOS EM SANTOS E PRIMI (2014) BUSCAMOS UMA COMPREENSÃO DE COMO É FEITO A MENSURAÇÃO E MONITORAMENTO INTEGRAL SOCIOEMOCIONAL E OS SUBSÍDIOS PARA CRIAR E A APRIMORAR POLÍTICAS E PRÁTICAS NESSA ÁREA. RESULTADOS APONTAM PONTOS FORTES E FRAQUEZAS EM RELAÇÃO ÀS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS DA ESCOLA, POR TURMA, E COM PISTAS DE COMO MELHORAR OS RESULTADOS. COM ISSO, ESPERA-SE QUE AS MEDIDAS TOMADAS EM TODOS OS NÍVEIS RETORNEM COMO APRENDIZADO PARA O ALUNO