A PRÁTICA DE OBSERVAÇÃO PODE CARACTERIZAR-SE COMO UMA FERRAMENTA FUNDAMENTAL PARA RELACIONAR A TEORIA COM A PRÁTICA, POSSIBILITANDO PROPICIAR AOS ACADÊMICOS UMA CONSTRUÇÃO DE AUTONOMIA INTELECTUAL A PARTIR DE UM PRIMEIRO CONTATO COM A PROFISSÃO DOCENTE, POSSIBILITANDO O CONHECIMENTO DO COTIDIANO ESCOLAR, DAS METODOLOGIAS UTILIZADAS PELO PROFESSOR, DA ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA, IDENTIFICAR AS DIFICULDADES E PREPARAR-SE MELHOR PARA EXERCER A PROFISSÃO. NESTE SENTIDO, O PRESENTE TRABALHO BUSCA APRESENTAR AS OBSERVAÇÕES DAS AULAS QUE OCORRERAM NOS DIAS 17/10/2017 E 23/10/2017, NO CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL DOLORES LUSTOSA. AS METODOLOGIAS ADOTADAS FORAM DO TIPO EXPLORATÓRIA-DESCRITIVA, DE ABORDAGEM QUALITATIVA, TENDO A OBSERVAÇÃO SIMPLES COMO INSTRUMENTO DA COLETA DE DADOS. A PARTIR DA OBSERVAÇÃO DA AULA NO INFANTIL IV FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE OS EDUCADORES FAZIAM O USO DE ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS DIDÁTICAS QUE PUDESSEM RELACIONAR A TEORIA E PRÁTICA, ONDE O RESULTADO FINAL ERA O ENSINO-APRENDIZAGEM. DURANTE O PERÍODO DE OBSERVAÇÕES FOI POSSÍVEL VIVENCIAR EXPERIÊNCIAS ÚNICAS, COMO TAMBÉM FOI MUITO IMPORTANTE PARA O NOSSO ENGRANDECIMENTO COMO FUTUROS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO.