VIVEMOS EM UMA SOCIEDADE NA QUAL, PROGRESSIVAMENTE, OBSERVA-SE O ENVELHECIMENTO POPULACIONAL E, ASSIM, NASCE A NECESSIDADE DE FORNECER MELHOR SUPORTE E CONDIÇÕES PARA QUE HAJA NÃO APENAS UMA VIDA LONGÂNIME, MAS TAMBÉM, UMA VIDA COM QUALIDADE. É VISANDO TAL ASPECTO QUE DEVE-SE INCENTIVAR À POPULAÇÃO IDOSA A MANUTENÇÃO DA SUA CAPACIDADE COGNITIVA ATRAVÉS DE SUAS ATIVIDADES DIÁRIAS HABITUAIS, INCREMENTANDO O APRENDIZADO DE NOVOS RECURSOS QUE OS INGRESSEM EM SOCIEDADE ATIVAMENTE COMO A INTERNET. APRENDER E UTILIZAR AS NOVAS TECNOLOGIAS POR ESSA POPULAÇÃO É ENXERGADO COMO UM MECANISMO DE INTEGRAÇÃO NA SOCIEDADE, MESMO QUE HAJA UMA NECESSIDADE DE TEMPO MAIOR PARA A APREENSÃO DAS NOVAS INFORMAÇÕES, NÃO SENDO ISENTOS DA CAPACIDADE DE APRIMORAR E ADQUIRIR NOVOS CONHECIMENTOS. É SABIDO QUE, COM O ADVENTO DA INTERNET, O ACESSO À INFORMAÇÃO TORNOU-SE PRÁTICA, GRATUITA E DISPONÍVEL A QUALQUER LUGAR. INCENTIVAR O APRENDIZADO NESSA FAIXA ETÁRIA DO USO DAS TECNOLOGIAS, ALÉM DE TANGÍVEL, ASSEGURA UMA MELHORIA NA QUALIDADE COGNITIVA DO MESMO E RELACIONA-SE AO ENVELHECIMENTO ATIVO. TAL FATO SE VERIFICA POR PERMITIR A IDENTIFICAÇÃO DE AGENTE PERTENCENTE DO MEIO SOCIAL E, DE LONGE, O PERMITE INTEGRAR-SE, A SEU MODO E SEGUNDO SUAS RESTRIÇÕES, ÀS TRANSFORMAÇÕES QUE OCORREM ACELERADAMENTE NA SOCIEDADE. ESSA REVISÃO DE LITERATURA OBJETIVOU, DENTRO DO PANORAMA DA SAÚDE PÚBLICA, ESTABELECER A RELAÇÃO DA ARQUITETURA CEREBRAL NO IDOSO E SUAS CONEXÕES NEURONAIS À QUALIDADE DA APREENSÃO DAS INFORMAÇÕES ÀS QUAIS ELE É EXPOSTO EM UMA SOCIEDADE TECNOLÓGICA, FRENTE AS NEUROCONEXÕES ANALISANDO-SE ATRAVÉS DA CURVA DE APRENDIZADO.