ESSE TEXTO É UM RECORTE DO TRABALHO MONOGRÁFICO INTITULADO “O LUGAR DA VELHICE NA ESCOLA: ATITUDES DE CRIANÇAS EM RELAÇÃO À VELHICE”, QUE TEVE POR OBJETIVO GERAL ANALISAR AS ATITUDES DE CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM RELAÇÃO À VELHICE. A COLETA DE DADOS SE DEU A PARTIR DA APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO E DA ESCALA TODARO E A ANÁLISE DOS RESULTADOS A PARTIR DA TÉCNICA DE ANÁLISE DE CONTEÚDO. NO QUE CONCERNE A ESSE RECORTE, DE TÍTULO “CONCEPÇÕES SOBRE A VELHICE E ATITUDES DE CRIANÇAS: UM ESTUDO DAS PERCEPÇÕES DE CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS PÚBLICAS DO RECIFE”, TIVEMOS POR OBJETIVO IDENTIFICAR CONCEPÇÕES E REPRESENTAÇÕES DA VELHICE AO LONGO DA HISTÓRIA E NA SOCIEDADE ATUAL E A RELAÇÃO DAS MESMAS COM AS ATITUDES DE CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL”. A LITERATURA APONTA QUE AS CONCEPÇÕES RELACIONADAS À VELHICE DIFEREM EM DADAS ÉPOCAS E REGIÕES, CONTUDO, A PARTIR DOS RESULTADOS OBTIDOS, FOI POSSÍVEL PERCEBER UMA PREDOMINÂNCIA DA ASSOCIAÇÃO DA VELHICE A ASPECTOS NEGATIVOS, MUITO EMBORA, NO GERAL, AS CRIANÇAS QUE PARTICIPARAM DA PESQUISA TENHAM APRESENTADO ATITUDES MAIS POSITIVAS NO QUE SE REFERE AOS RÓTULOS SOCIAIS UTILIZADOS PARA DESIGNAR OS IDOSOS. ASSIM, APESAR DE ENCONTRAR ESSA DIVERGÊNCIA, FOI POSSÍVEL CONCLUIR QUE A ATUAÇÃO PEDAGÓGICA SOBRE TAL TEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA PROMOVERÁ AINDA MAIS MELHORIAS DAS CONCEPÇÕES SOBRE A VELHICE NAS ESCOLAS E NA SOCIEDADE COMO UM TODO.