INTRODUÇÃO: A CLASSIFICAÇÃO INTERNACIONAL DE FUNCIONALIDADE, INCAPACIDADE E SAÚDE FOCA A SAÚDE E A AVALIAÇÃO DA FUNCIONALIDADE E INCAPACIDADE DO INDIVÍDUO, OBJETIVANDO PROPORCIONAR UMA LINGUAGEM UNIFICADA E PADRONIZADA, BEM COMO UMA ESTRUTURA DE TRABALHO PARA A DESCRIÇÃO DA SAÚDE E DE ESTADOS RELACIONADOS COM A SAÚDE. OBJETIVO: DESCREVER O COMPONENTE ATIVIDADE E PARTICIPAÇÃO DA CLASSIFICAÇÃO INTERNACIONAL DE FUNCIONALIDADE, INCAPACIDADE E SAÚDE, NOS ESTUDOS COM IDOSOS NA ÁREA DA SAÚDE, POR MEIO DA LITERATURA. MÉTODO: REALIZOU-SE UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA. PARA A COLETA DOS DADOS DEFINIU-SE AS BASES SCIELO, LILACS, MEDLINE, PUBMED, GOOGLE SCHOLAR, CINAHL, COCHRANE E BVS PSI BRASIL. FORAM UTILIZADOS OS DESCRITORES (DECS) “CIF”, “IDOSO”; E AS PALAVRAS-CHAVES “FUNCIONALIDADE” E “MULTIDIMENSIONAL”. FORAM SELECIONADOS ARTIGOS, PUBLICADOS NO PERÍODO DE 2013 À 2017, QUE ESTAVAM RELACIONADOS COM O OBJETO DE ESTUDO. INICIALMENTE 306 PUBLICAÇÕES RELACIONADAS À TEMÁTICA INVESTIGADA, APÓS ANÁLISE DOS RESULTADOS ELENCARAM-SE 30 ARTIGOS QUE CONSTITUÍRAM A BASE EMPÍRICA DO ESTUDO. SALIENTA-SE QUE ESTE ESTUDO NÃO DEMANDOU UMA SUBMISSÃO AO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA. RESULTADOS: IDENTIFICOU-SE AS CATEGORIAS: ATIVIDADES DE VIDA DIÁRIA, A ROTINA DIÁRIA, DESEMPENHAR TAREFAS, A MOBILIDADE, VIDA DOMÉSTICA, O AUTOCUIDADO, A PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA, O BEM-ESTAR PSICOLÓGICO E EMOCIONAL, A COMUNICAÇÃO E AS CONVERSAS AVALIADOS COMO COMPONENTES VALIOSAS PARA UM OLHAR MAIS COMPLEXO AO AVALIAR A FUNCIONALIDADE DOS IDOSOS. CONCLUSÃO: ALCANÇOU-SE UM OLHAR AMPLIADO DE UMA ASSISTÊNCIA CONTINUA, HUMANIZADA E FOCADO NO INDIVÍDUO ÚNICO, DE UM PLANO DE CUIDADO PERSONALIZADO, ELABORADO A PARTIR DE INFORMAÇÕES REAIS E NECESSÁRIAS PARA UM CUIDADO QUALIFICADO E CONTINUO.