Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

PIBID PEDAGOGIA EAD: POSSÍVEIS FATORES QUE DESAFIAM A ESCOLA EM GARANTIR A APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA

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Nos primeiros contatos com a escola observou-se que um dos problemas enfrentados pela escola é garantir a aprendizagem e domínio da leitura e da escrita para um elevado número de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. Por este motivo, este estudo busca identificar alguns possíveis fatores que desencadeiam essa problemática, a fim de propor práticas de aprendizagem inovadoras e interdisciplinares que possam contribuir para a aprendizagem dos alunos. Como respaldo teórico, buscamos as contribuições de autores como Ferreiro e Saviani, os quais revelam em seus estudos que muitos são os fatores que interferem na aprendizagem escolar. Quanto à metodologia, configura-se em uma pesquisa de campo de natureza exploratória e abordagem qualitativa, não se preocupando com a representatividade numérica, mas sim com o aprofundamento da compreensão da problemática em questão. A produção de dados tem se dado por meio de observação direta, conversas formais e informais com a gestão, professoras e professores da escola, alunas e alunos e toda a comunidade escolar, bem como por meio de um diagnóstico previamente elaborado pelo grupo de alunos e professores que compõem o PIBID do curso de Pedagogia EaD. Segundo Saviani (2000), o fato das crianças não aprenderem o que a escola tenta ensinar pode não ser intrínseco à criança, mas sim ao contexto. Desse modo, o aluno não pode ser entendido como o único responsável pelo seu sucesso ou insucesso dentro do ambiente escolar, pois diversos fatores associados de forma dependente ou independente podem contribuir para as dificuldades vividas no âmbito de sua aprendizagem. Diante de relatos dos docentes foram elencados alguns fatores que segundo a opinião destes interferem na aprendizagem dos alunos, entre eles a progressão continuada. De acordo com os professores apesar da progressão continuada ter o objetivo de combater a reprovação e evasão escolar, pode por vezes camuflar a realidade da qualidade do processo de ensino e aprendizagem. Outro aspecto elencado pelos docentes foi a falta de apoio familiar na aprendizagem das crianças. Este aspecto, porém não pode ser visto de forma isolada, tendo em vista que engloba inúmeros fatores econômicos e socioculturais. Piletti (1984) acredita que as primeiras experiências educacionais do ser humano, geralmente são oportunizadas pela família. Em uma sociedade caracterizada pela injustiça e desigualdade social, muitas famílias enfrentam diversas privações que podem afetar direta e significativamente a relação com a escola. Observando ainda a rotina, bem como a estrutura física da escola, podemos perceber que apesar do zelo e cuidado para manutenção da mesma, a instituição possui estrutura física antiga e com problemas de manutenção, salas de aulas sem ventilação e piso inadequados, cadeiras desconfortáveis e banheiros sem acessibilidade. Apesar do amplo espaço, a escola não possui um ambiente apropriado para uma biblioteca. Esta tem sido improvisada em um estreito corredor da escola, denominado de "corredor da leitura". Outro fator observado na fala dos gestores e professores é a limitação de recursos financeiros voltados para a escola, que também afeta diretamente na aprendizagem dos discentes. Especialmente em relação ao processo de alfabetização, percebemos grande déficit na aquisição da leitura e escrita por alunos e alunas que já estão finalizando os anos iniciais do Ensino Fundamental. Ferreiro (2001, p. 20), considera que as crianças chegam à escola sabendo vários aspectos sobre a língua e que cabe ao professor avaliá-las para determinar estratégias de alfabetização, afirmando que: "apesar da criança construir seu próprio conhecimento, no que se refere à alfabetização, cabe ao educador organizar atividades que favoreçam a reflexão sobre a escrita". Diante de todos os fatores manifestos, o grupo de pesquisadoras deste estudo, por meio do PIBID propõe práticas pedagógicas interdisciplinares que ultrapassem o processo de codificação e decodificação de palavras, bem como o uso de diversos recursos, permitindo que o aluno desenvolva diversas aprendizagens escolares e sociais. Elenca-se, portanto, algumas propostas: carrinhoteca, sacola viajante, jogos e brincadeiras, peças teatrais embasadas na literatura infantil, musicais, saraus e feiras literárias, contação de histórias. Além disso, a escola possui cerca de vinte computadores portáteis tipo tablet que se encontram sem uso e que podem ser utilizados para contribuir com a aprendizagem dos discentes, visto que são dispositivos que usam linguagem contemporânea da nossa cultura. Todo ser humano é passível de aprendizagem, por isso o desafio que precisamos enfrentar na escola é identificar os fatores do contexto e do trabalho pedagógico que interferem no processo de aprendizagem dos alunos e buscar por estratégias que possam aprimorá-lo. Com isso os discentes do PIBID pretendem contribuir de forma considerável para a escola e toda comunidade, por meio de pesquisas como esta, além de ações e intervenções necessárias ao processo pedagógico. Palavras Chave: Alfabetização. Desafios. Práticas Pedagógicas. Referências FERREIRO, Emília. Reflexões Sobre Alfabetização. Tradução Horácio Gonzáles (et. al.) 24 ed. atualizada. São Paulo: Cortez, 2001. (Col. Questões de nossa época; v.14). PILETTI, Nelson. 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Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

PIBID Pedagogia EAD: possíveis fatores que desafiam a escola em garantir a aprendizagem da leitura e da escrita Gabriela de Oliveira Cabral/gabi_cabral13@hotmail.com/UFRN Marisa Narcizo Sampaio/marisamns@gmail.com/UFRN Nathália Thaís Trajano da Fonsêca Silva/nathaliathais.ufrnpedagoga@gmail.com/UFRN Paula Cristina de Lima/crhyslymma@hotmail.com/UFRN Eixo Temático 1: Processos de Ensino e aprendizagem - com ênfase na inovação tecnológica, metodológica e práticas docentes. Agência Financiadora: CAPES (PIBID) O presente trabalho é desenvolvido por alunas do curso de Pedagogia na modalidade a distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN, vinculadas ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência/PIBID na escola parceira, Escola Estadual Professora Firma Francelina de Oliveira, localizada no município de Nova Cruz/RN. Também participa do trabalho a professora da escola que no referido programa atua como Supervisora. 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A produção de dados tem se dado por meio de observação direta, conversas formais e informais com a gestão, professoras e professores da escola, alunas e alunos e toda a comunidade escolar, bem como por meio de um diagnóstico previamente elaborado pelo grupo de alunos e professores que compõem o PIBID do curso de Pedagogia EaD. Segundo Saviani (2000), o fato das crianças não aprenderem o que a escola tenta ensinar pode não ser intrínseco à criança, mas sim ao contexto. Desse modo, o aluno não pode ser entendido como o único responsável pelo seu sucesso ou insucesso dentro do ambiente escolar, pois diversos fatores associados de forma dependente ou independente podem contribuir para as dificuldades vividas no âmbito de sua aprendizagem. Diante de relatos dos docentes foram elencados alguns fatores que segundo a opinião destes interferem na aprendizagem dos alunos, entre eles a progressão continuada. 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