Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

O JOGO NAS REFLEXÕES PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: APROXIMAÇÃO INICIAL SOBRE O TEMA

"2018-12-03 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 52366
    "edicao_id" => 104
    "trabalho_id" => 2657
    "inscrito_id" => 54583
    "titulo" => "O JOGO NAS REFLEXÕES PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: APROXIMAÇÃO INICIAL SOBRE O TEMA"
    "resumo" => " O JOGO NAS REFLEXÕES PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: APROXIMAÇÃO INICIAL SOBRE O TEMA Jérsica Ramos dos Santos/jersicaramos@gmail.com/UEFS Wellignton Araújo Silva/UEFS Eixo Temático: Processos de Ensino e aprendizagem - com ênfase na inovação tecnológica, metodológica e práticas docentes. Resumo O presente trabalho tem como temática o trato pedagógico do jogo nas aulas de educação física no âmbito da Educação Infantil. A pesquisa é fruto de uma aproximação com a realidade de duas escolas, uma pública e outra privada, as quais não se observou proposta pedagógica específica para o desenvolvimento do conteúdo "jogo" nas aulas. A partir dessa constatação surgiu a necessidade de revisão de literatura, mediante pesquisa exploratória de cunho bibliográfico, que procurou na produção da área da educação e educação física as expressões sobre o jogo bem como os conceitos e características das atividades educativas referente a esse conteúdo na Educação Infantil. Partindo da constatação da ausência de referências para o trato do jogo, enquanto conteúdo a ser trabalhado na educação infantil, buscamosanalisar as contribuições dessas produções científicas para a organização do trabalho pedagógico nesse segmento de ensino.Autores como Kuhlmann (1998), Angotti (2012); Herminda(2007); Soares et al. (2009), dentre outros apresentaram significativas discussões sobre o jogo na Educação Infantil, discorrendo sobre origem, conceito, características e sua relação com os processos educativos.A partir da Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBN, 1996; BRASIL, 1998) assumindo uma perspectiva de formação integral e não assistencialista, respeitando as diferentes faixas etárias e a diversidade cultural, a escola passa a ser compreendida como um espaço que promove varias experiências corporais em que a criança ao interagir com as outras em diferentes espaços tem a possibilidade de se desenvolver-se, tendo a escola papel importante na mediação de conhecimentos da humanidade e apropriação de instrumentos de socialização e de desenvolvimento humano (BATISTA, 2012;MARTINS, 2010). Nesse contexto a educação física dentro da escola é a pratica pedagógica responsável por tematizara cultura corporal trabalhando o jogo, luta, dança, capoeira e o esporte (SOARES, 2012). Os desafios e objetivos desse componente curricular na educação infantil, preconiza que a criança inserida em um mundo cultural humano,amplie sua capacidade criativa, simbólica, emocional, comunicacional e reflexiva (SILVA, 2005;KISCHIMOTO,1997; HUIZINGA, 2007; MUKINA, 1995). É importante que a escola considere a memoria lúdica das crianças e da comunidade em que vivem, assim como buscando conhecer jogos e expressões da cultura lúdica de diferentes regiões, favorecendo o brincar, o jogar, o inventar e o criar, aperfeiçoando seu processo de aprendizagem e sua relação com o mundo. Nesse sentido, o jogo é um ato de aprender brincando e jogando a criança pensa, desenvolve seu raciocínio e criatividade, melhora sua relação social e pessoal (MASCHIO, 2011; ELKONIN, 2009; SOARES, 2009; SILVA, 2009; MARTINS, 2013 ou 2016?;ARCE,2004).Conclui-se que a revisão de literatura permitiu uma compreensão mais ampla do trato pedagógico do conteúdo no contexto da educação infantil. Identificamos nos autores um esforço em explicitar diferentes perspectivas e entendimentos sobre o jogo na escola, seja para as crianças, adolescentes e até adultos, a partirde uma determinada concepção de mundo, de homem, de sociedade, sentido que confere ao jogo um sentido e significado q ue transcende a própria escola.Abordado algumas vezes sob a ótica do espontaneísmo, o jogo em determinada fase desempenha papel secundário, sendo um consenso na literatura como atividade/conteúdo fundamental nas diversas fases do desenvolvimento humano. A partir de uma abordagem histórico-crítica, é possível destacar o jogo como conteúdo intencional vinculado a um projeto de sociedade, de escola e parte de um projeto pedagógico que, visa a formação humana e política. Se no ponto de partida tinha algumas dúvidas, algumas foram "sanadas" nesse ponto de chegada que não é o ponto final. Com a compreensão das lacunas que estão presentes no texto mas com o entendimento de que a minha percepção, vinculada ao senso comum da prática pedagógica com as crianças, deu um salto na direção da consciência filosófica emancipatória. Aprofundar mais os estudos das concepções pedagógicas; analisar o papel da formação do professor no contexto da educação infantil; destrinchar a relação do jogo com os elementos do psiquismo humano são temáticas que ficam aqui como sugestões para novas investigações. Palavras-chave: Educação, Educação Física, Educação Infantil, Jogo Referências SILVA,Eduardo Jorge Souza .A Educação Física como componente curricular na educação Infantil: Elementos para uma proposta de ensino. Rev. Bras. Cienc. Esporte, v.26, n.3- Campinas, 2005. SOARES,Carmem Lúcia .Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez 2012. SOARES, Carmem Lúcia et.al. Metodologia do Ensino da Educação Física - São Paulo: Cortez, 2012. Vários autores. 3° reimpr. da 2° ed. de 2009. BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de EducaçãoFundamental.Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil/Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de EducaçãoFundamental. - Brasília: MEC/SEF, 1998. KUHLMANN, Junho Moysés. Infância e educação infantil uma abordagem histórica-porto alegre mediação,1998. ELKONIN,Daniil B . Psicologia do Jogo.São Paulo :WMF Martins Fontes,2009. MARTINS, Andressa de Oliveira; ALVES, Fernando Donizete; SOMMERHALDER, Aline. Brincar no recreio escolar: ouvindo crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental.Educação em Foco. 2016. Disponível em: . Acesso em: 03/01/18. "
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "443-54583-25112018-080044.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:45"
    "updated_at" => "2020-08-11 17:29:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JERSICA RAMOS DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "JERSICA"
    "autor_email" => null
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional das Licenciaturas"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2018"
    "edicao_logo" => "5e49f810852b5_16022020231856.png"
    "edicao_capa" => "5e49f81084a9f_16022020231856.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-12-03 23:00:00"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 52366
    "edicao_id" => 104
    "trabalho_id" => 2657
    "inscrito_id" => 54583
    "titulo" => "O JOGO NAS REFLEXÕES PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: APROXIMAÇÃO INICIAL SOBRE O TEMA"
    "resumo" => " O JOGO NAS REFLEXÕES PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: APROXIMAÇÃO INICIAL SOBRE O TEMA Jérsica Ramos dos Santos/jersicaramos@gmail.com/UEFS Wellignton Araújo Silva/UEFS Eixo Temático: Processos de Ensino e aprendizagem - com ênfase na inovação tecnológica, metodológica e práticas docentes. Resumo O presente trabalho tem como temática o trato pedagógico do jogo nas aulas de educação física no âmbito da Educação Infantil. A pesquisa é fruto de uma aproximação com a realidade de duas escolas, uma pública e outra privada, as quais não se observou proposta pedagógica específica para o desenvolvimento do conteúdo "jogo" nas aulas. A partir dessa constatação surgiu a necessidade de revisão de literatura, mediante pesquisa exploratória de cunho bibliográfico, que procurou na produção da área da educação e educação física as expressões sobre o jogo bem como os conceitos e características das atividades educativas referente a esse conteúdo na Educação Infantil. Partindo da constatação da ausência de referências para o trato do jogo, enquanto conteúdo a ser trabalhado na educação infantil, buscamosanalisar as contribuições dessas produções científicas para a organização do trabalho pedagógico nesse segmento de ensino.Autores como Kuhlmann (1998), Angotti (2012); Herminda(2007); Soares et al. (2009), dentre outros apresentaram significativas discussões sobre o jogo na Educação Infantil, discorrendo sobre origem, conceito, características e sua relação com os processos educativos.A partir da Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBN, 1996; BRASIL, 1998) assumindo uma perspectiva de formação integral e não assistencialista, respeitando as diferentes faixas etárias e a diversidade cultural, a escola passa a ser compreendida como um espaço que promove varias experiências corporais em que a criança ao interagir com as outras em diferentes espaços tem a possibilidade de se desenvolver-se, tendo a escola papel importante na mediação de conhecimentos da humanidade e apropriação de instrumentos de socialização e de desenvolvimento humano (BATISTA, 2012;MARTINS, 2010). Nesse contexto a educação física dentro da escola é a pratica pedagógica responsável por tematizara cultura corporal trabalhando o jogo, luta, dança, capoeira e o esporte (SOARES, 2012). Os desafios e objetivos desse componente curricular na educação infantil, preconiza que a criança inserida em um mundo cultural humano,amplie sua capacidade criativa, simbólica, emocional, comunicacional e reflexiva (SILVA, 2005;KISCHIMOTO,1997; HUIZINGA, 2007; MUKINA, 1995). É importante que a escola considere a memoria lúdica das crianças e da comunidade em que vivem, assim como buscando conhecer jogos e expressões da cultura lúdica de diferentes regiões, favorecendo o brincar, o jogar, o inventar e o criar, aperfeiçoando seu processo de aprendizagem e sua relação com o mundo. Nesse sentido, o jogo é um ato de aprender brincando e jogando a criança pensa, desenvolve seu raciocínio e criatividade, melhora sua relação social e pessoal (MASCHIO, 2011; ELKONIN, 2009; SOARES, 2009; SILVA, 2009; MARTINS, 2013 ou 2016?;ARCE,2004).Conclui-se que a revisão de literatura permitiu uma compreensão mais ampla do trato pedagógico do conteúdo no contexto da educação infantil. Identificamos nos autores um esforço em explicitar diferentes perspectivas e entendimentos sobre o jogo na escola, seja para as crianças, adolescentes e até adultos, a partirde uma determinada concepção de mundo, de homem, de sociedade, sentido que confere ao jogo um sentido e significado q ue transcende a própria escola.Abordado algumas vezes sob a ótica do espontaneísmo, o jogo em determinada fase desempenha papel secundário, sendo um consenso na literatura como atividade/conteúdo fundamental nas diversas fases do desenvolvimento humano. A partir de uma abordagem histórico-crítica, é possível destacar o jogo como conteúdo intencional vinculado a um projeto de sociedade, de escola e parte de um projeto pedagógico que, visa a formação humana e política. Se no ponto de partida tinha algumas dúvidas, algumas foram "sanadas" nesse ponto de chegada que não é o ponto final. Com a compreensão das lacunas que estão presentes no texto mas com o entendimento de que a minha percepção, vinculada ao senso comum da prática pedagógica com as crianças, deu um salto na direção da consciência filosófica emancipatória. Aprofundar mais os estudos das concepções pedagógicas; analisar o papel da formação do professor no contexto da educação infantil; destrinchar a relação do jogo com os elementos do psiquismo humano são temáticas que ficam aqui como sugestões para novas investigações. Palavras-chave: Educação, Educação Física, Educação Infantil, Jogo Referências SILVA,Eduardo Jorge Souza .A Educação Física como componente curricular na educação Infantil: Elementos para uma proposta de ensino. Rev. Bras. Cienc. Esporte, v.26, n.3- Campinas, 2005. SOARES,Carmem Lúcia .Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez 2012. SOARES, Carmem Lúcia et.al. Metodologia do Ensino da Educação Física - São Paulo: Cortez, 2012. Vários autores. 3° reimpr. da 2° ed. de 2009. BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de EducaçãoFundamental.Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil/Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de EducaçãoFundamental. - Brasília: MEC/SEF, 1998. KUHLMANN, Junho Moysés. Infância e educação infantil uma abordagem histórica-porto alegre mediação,1998. ELKONIN,Daniil B . Psicologia do Jogo.São Paulo :WMF Martins Fontes,2009. MARTINS, Andressa de Oliveira; ALVES, Fernando Donizete; SOMMERHALDER, Aline. Brincar no recreio escolar: ouvindo crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental.Educação em Foco. 2016. Disponível em: . Acesso em: 03/01/18. "
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "443-54583-25112018-080044.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:45"
    "updated_at" => "2020-08-11 17:29:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JERSICA RAMOS DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "JERSICA"
    "autor_email" => null
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional das Licenciaturas"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2018"
    "edicao_logo" => "5e49f810852b5_16022020231856.png"
    "edicao_capa" => "5e49f81084a9f_16022020231856.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-12-03 23:00:00"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

O JOGO NAS REFLEXÕES PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: APROXIMAÇÃO INICIAL SOBRE O TEMA Jérsica Ramos dos Santos/jersicaramos@gmail.com/UEFS Wellignton Araújo Silva/UEFS Eixo Temático: Processos de Ensino e aprendizagem - com ênfase na inovação tecnológica, metodológica e práticas docentes. Resumo O presente trabalho tem como temática o trato pedagógico do jogo nas aulas de educação física no âmbito da Educação Infantil. A pesquisa é fruto de uma aproximação com a realidade de duas escolas, uma pública e outra privada, as quais não se observou proposta pedagógica específica para o desenvolvimento do conteúdo "jogo" nas aulas. A partir dessa constatação surgiu a necessidade de revisão de literatura, mediante pesquisa exploratória de cunho bibliográfico, que procurou na produção da área da educação e educação física as expressões sobre o jogo bem como os conceitos e características das atividades educativas referente a esse conteúdo na Educação Infantil. Partindo da constatação da ausência de referências para o trato do jogo, enquanto conteúdo a ser trabalhado na educação infantil, buscamosanalisar as contribuições dessas produções científicas para a organização do trabalho pedagógico nesse segmento de ensino.Autores como Kuhlmann (1998), Angotti (2012); Herminda(2007); Soares et al. (2009), dentre outros apresentaram significativas discussões sobre o jogo na Educação Infantil, discorrendo sobre origem, conceito, características e sua relação com os processos educativos.A partir da Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBN, 1996; BRASIL, 1998) assumindo uma perspectiva de formação integral e não assistencialista, respeitando as diferentes faixas etárias e a diversidade cultural, a escola passa a ser compreendida como um espaço que promove varias experiências corporais em que a criança ao interagir com as outras em diferentes espaços tem a possibilidade de se desenvolver-se, tendo a escola papel importante na mediação de conhecimentos da humanidade e apropriação de instrumentos de socialização e de desenvolvimento humano (BATISTA, 2012;MARTINS, 2010). Nesse contexto a educação física dentro da escola é a pratica pedagógica responsável por tematizara cultura corporal trabalhando o jogo, luta, dança, capoeira e o esporte (SOARES, 2012). Os desafios e objetivos desse componente curricular na educação infantil, preconiza que a criança inserida em um mundo cultural humano,amplie sua capacidade criativa, simbólica, emocional, comunicacional e reflexiva (SILVA, 2005;KISCHIMOTO,1997; HUIZINGA, 2007; MUKINA, 1995). É importante que a escola considere a memoria lúdica das crianças e da comunidade em que vivem, assim como buscando conhecer jogos e expressões da cultura lúdica de diferentes regiões, favorecendo o brincar, o jogar, o inventar e o criar, aperfeiçoando seu processo de aprendizagem e sua relação com o mundo. Nesse sentido, o jogo é um ato de aprender brincando e jogando a criança pensa, desenvolve seu raciocínio e criatividade, melhora sua relação social e pessoal (MASCHIO, 2011; ELKONIN, 2009; SOARES, 2009; SILVA, 2009; MARTINS, 2013 ou 2016?;ARCE,2004).Conclui-se que a revisão de literatura permitiu uma compreensão mais ampla do trato pedagógico do conteúdo no contexto da educação infantil. Identificamos nos autores um esforço em explicitar diferentes perspectivas e entendimentos sobre o jogo na escola, seja para as crianças, adolescentes e até adultos, a partirde uma determinada concepção de mundo, de homem, de sociedade, sentido que confere ao jogo um sentido e significado q ue transcende a própria escola.Abordado algumas vezes sob a ótica do espontaneísmo, o jogo em determinada fase desempenha papel secundário, sendo um consenso na literatura como atividade/conteúdo fundamental nas diversas fases do desenvolvimento humano. A partir de uma abordagem histórico-crítica, é possível destacar o jogo como conteúdo intencional vinculado a um projeto de sociedade, de escola e parte de um projeto pedagógico que, visa a formação humana e política. Se no ponto de partida tinha algumas dúvidas, algumas foram "sanadas" nesse ponto de chegada que não é o ponto final. Com a compreensão das lacunas que estão presentes no texto mas com o entendimento de que a minha percepção, vinculada ao senso comum da prática pedagógica com as crianças, deu um salto na direção da consciência filosófica emancipatória. Aprofundar mais os estudos das concepções pedagógicas; analisar o papel da formação do professor no contexto da educação infantil; destrinchar a relação do jogo com os elementos do psiquismo humano são temáticas que ficam aqui como sugestões para novas investigações. Palavras-chave: Educação, Educação Física, Educação Infantil, Jogo Referências SILVA,Eduardo Jorge Souza .A Educação Física como componente curricular na educação Infantil: Elementos para uma proposta de ensino. Rev. Bras. Cienc. Esporte, v.26, n.3- Campinas, 2005. SOARES,Carmem Lúcia .Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez 2012. SOARES, Carmem Lúcia et.al. Metodologia do Ensino da Educação Física - São Paulo: Cortez, 2012. Vários autores. 3° reimpr. da 2° ed. de 2009. BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de EducaçãoFundamental.Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil/Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de EducaçãoFundamental. - Brasília: MEC/SEF, 1998. KUHLMANN, Junho Moysés. Infância e educação infantil uma abordagem histórica-porto alegre mediação,1998. ELKONIN,Daniil B . Psicologia do Jogo.São Paulo :WMF Martins Fontes,2009. MARTINS, Andressa de Oliveira; ALVES, Fernando Donizete; SOMMERHALDER, Aline. Brincar no recreio escolar: ouvindo crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental.Educação em Foco. 2016. Disponível em: . Acesso em: 03/01/18.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.