Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: EXPERIÊNCIAS/PRÁTICAS E DESAFIOS NA EJA.

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Considerando o papel que a educação possui de transformar a realidade através de ações educacionais e as contribuições da EJA como parte integrante fundamentada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN nº 9394/96), orientada em acolher as necessidades de um público com características específicas, esclarecido no Art. 37, "A educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos nos ensinos fundamental e médio na idade própria e constituirá instrumento para a educação e a aprendizagem ao longo da vida." (BRASIL, 1996). Deste modo, a EJA se insere numa perspectiva inclusiva, pois em sua grande maioria por diversos motivos se afastaram da escola e retornaram a escola tendo a referida modalidade como um espaço de oportunidade, de reflexão, avaliação de atitudes e valores através da prática docente, com certeza o uso das atribuições que a Educação Ambiental pode possibilitar. Neste cerne a temática surge como um instrumento valioso, como forma de subsidiar o docente no trabalho de prevenção e promoção do respeito ao meio ambiente, interligado ao desenvolvimento de habilidades da leitura e escrita no trato das informações. Para tanto nos embasaremos em autores como: FREIRE, PIMENTA, REIGOTA e outros. A escola, palco principal responsável pela educação, um local ideal para o desenvolvimento de trabalhos que utilizem a Educação Ambiental - EA como foco. Dessa forma os sujeitos da investigação foram os alunos da referida turma e a professora de Língua Portuguesa, licenciada em Letras e Pedagogia. Metodologicamente considerando a importância da temática em estudo, optou-se pela pesquisa qualitativa do tipo descritivo/ interpretativo, utilizou-se a pesquisa empírica aplicada com descrição das observações diretas não participante em sala de aula. De acordo com Minayo (2007) as técnicas de coletas de dados organizadas no contexto grupal servem como complemento de outros instrumentos como observação, entrevista individual e semiestruturada. A educação ambiental é um subsídio valioso aos docentes nos processos desde o planejamento das ações a mudanças de comportamentos, solidificando a base educacional e desenvolvendo os princípios e valores sustentáveis. Diante das práticas, constatamos que a abordagem da Educação Ambiental na EJA é uma importante ferramenta eficaz no envolvimento dos discentes, pois desperta a curiosidade, a interação de conhecimentos e experiências, oportunizando a aprendizagem, pois trata-se de sua vivência no contexto social, além disso foi possível afirmar que as aulas desenvolvidas foram bem articuladas e dinamizadas, porém no livro didático faz uma abordagem de forma bem simples e rápida, não enfatizando, numa visão limitada e restrita, logo não oportuniza ao aluno a reflexão e o aprofundamento e não auxilia ao docente a realização do trabalho. Vimos o esforço do trabalho realizado, seguindo os parâmetros de um ensino libertador, mas com dificuldades em relação a falta de assiduidade dos alunos e a falta de perspectivas de futuro. Apesar da boa relação do docente com os alunos, pois é um fator determinante para a construção de valores e atitudes. Por tanto, fica a cargo do docente na tomada de decisão para lutar contra o avanço endógeno do currículo programático. Palavras-chave: EJA, Educação Ambiental, Prática docente. Referências BRASIL. Congresso Nacional. Lei Federal nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 20 dez. 1996. ______. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: meio ambiente, saúde / Secretaria de Educação Fundamental. - Brasília: 128p.1997. ______. Lei nº 9.795 de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Brasília: Congresso Nacional 1999. Disponível em http://www.planalto.gov.br/resoluções/2012/Reso466.pdf.Acessado em 28 de agosto de 2018. CASCINO, F. Educação Ambiental: princípios, história, formação de professores. 02.ed. São Paulo: SENAC, 2003. FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. Saberes necessários para prática educativa. 6. ed. RJ: Paz e Terra, 1996. MINAYO, M. C. S. (org.). O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. Rio de Janeiro: Abrasco; 2007."
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Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: EXPERIÊNCIAS/PRÁTICAS E DESAFIOS NA EJA. Maria do Socorro Lopes da Silva/ UNILAB socorrolopes.mi@gmail.com Luana Mateus de Sousa /UNILAB lulu_matheus@hotmail.com Virgínia Neta Lima Pereira/UNILAB virginia.neta.lima@gmail.com Eixo Temático:( Processos de Ensino e aprendizagem) Resumo O trabalho versa sobre uma experiência com a turma do IV segmento da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que corresponde a 8º e 9º ano da Escola Francisco Rocha Ramos, situada no município de Acarape-Ceará. Objetiva-se compreender as práticas pedagógicas desenvolvidas como mecanismo de ascensão da Educação Ambiental. Visto que o meio ambiente sofre sérias agressões oriundas de ações humanas desenfreadas, problemas que o próprio ser humano é capaz de resolver e mudar tal realidade, através do respeito aos limites da natureza e dos recursos que são oferecidos por ela. 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