A realização de provas externas está a cada ano ganhando mais destaque no cenário da educação brasileira, sendo utilizada como parâmetro para analisar os níveis de aprendizagem em todo o território brasileiro. Dessa forma, as escolas estão começando a se adaptar a essa realidade, e mudando a dinâmica escolar para que consigam obter resultados satisfatórios nessas avaliações. O município de Sobral, no estado do Ceará, tem atualmente os melhores resultados em provas externas, estando na última década, acima da média do estado e do país, tornando-se assim referência em educação no Brasil. Sendo assim, com a experiência vivida através dos Estágios dentro da E.E.F. Raul Monte, que está tendo resultados acima do esperado pelo INEP, com média de 7.1 no 5° ano e 7.4 no 9° ano, foi possível identificar alguns fatores importantes, que podem ajudar a entender como as provas externas estão modificando o currículo e as metodologias na escola. Diante disso, busca-se analisar as estratégias utilizadas para alcançar melhorias na aprendizagem dos educandos visando melhor rendimento nas avaliações externas e como isso influencia na rotina escolar. Sendo assim, este trabalho tem como principal objetivo acompanhar a rotina da escola, analisando o seu currículo, os processos de ensino-aprendizagem e os métodos de avaliação. É fato, que na atual sociedade em que a escola está inserida, esta tem papel fundamental na formação dos alunos. Carneiro (2002) destaca que a escola é um espaço onde se realiza a especificidade da ação-pedagógica, sendo assim, a mesma tem função diferencial de socialização, sendo não apenas reprodutora, mas produtora de conhecimento. Um fator muito importante na escola é o currículo, pois é através dele que será elaborado o melhor caminho para aprendizagem dos alunos. De acordo com Sacristán (2000), o currículo deve ser concebido como um conjunto de atividades que visam transformar o mundo, pensando no mesmo como uma atividade reflexiva e que nele estão interagindo relações culturais e sociais. Além disso, Lopes e Macedo (2011) afirmam que o currículo não forma apenas os alunos, mas também o próprio conhecimento, devido ao fato de selecionar de forma interessada aquilo que é objeto da escolarização. Outro fator importante dentro do contexto escolar é a avaliação. Segundo Luckesi (2011), o ato de avaliar a aprendizagem é uma forma de tornar as práticas de ensino e aprendizagem produtivas e satisfatórias, não podendo assim ser desvinculada do processo de ensino do professor. Além disso, a avaliação contribui para a análise do aluno e para decidir quais ações pedagógicas devem ser tomadas durante o processo de aprendizagem. Segundo Oliveira e Rocha (2007), a avaliação externa tem sido implantada de forma intensa pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), tendo como principal objetivo possibilitar uma análise mais ampla da realidade da educação brasileira, visando uma melhoria quantitativa e qualitativa, sendo assim um ponto de apoio para gestão educacional. A realização da pesquisa se sucedeu primeiramente em gabinete onde foi feita uma pesquisa teórica sobre o papel da escola, currículo e avaliação visando construirmos um olhar reflexivo do papel da escola na contemporaneidade. Além disso, foi estudado autores que tivemos acesso durante as disciplinas de estágio, e que abordavam em suas pesquisas estudos sobre a importância do currículo e da avalição na realidade escolar, e como estes transformam a dinâmica na sala de aula. Em um segundo momento, está se intensificando a pesquisa em campo na E.E.F. Raul Monte localizada na cidade de Sobral, onde será acompanhada toda a dinâmica escolar, suas metodologias em sala de aula, além de estarmos realizando diálogos com os coordenadores pedagógicos e professores sobre currículo, planejamentos, metodologias de ensino e metas de aprendizagem dos educandos. Além disso, será feito um acompanhamento das aplicações de avaliações internas na escola, onde serão analisados os conteúdos que estão sendo cobrados e as metodologias de avaliação. Sendo assim, através dessas análises, espera-se encontrar quais os fatores que fazem com que a escola tenha resultados positivos, quais as metodologias utilizadas em sala de aula, como as disciplinas são distribuídas frente ao currículo escolar, como são elaboradas as avaliações internas da escola e como os professores e os alunos são afetados em meio a essa nova forma de educação voltada para realização de provas externas. Com isso, espera-se entender quais as dificuldades na educação do município, e como essa nova forma de ensino afeta a comunidade escolar e o desenvolvimento dos mesmos. Portanto, fica clara a importância de se entender as metodologias de ensino e aprendizagem nesta escola, que visa estar preparando os educandos para as provas externas. Assim, é fundamental, investigar como vem ocorrendo a aprendizagem dos alunos e qual a importância das disciplinas de Português e Matemática na formação dos mesmos e, se estas conseguem despertar nestes uma aprendizagem significativa acerca dos aspectos sociais, culturais e econômicos da sociedade na qual estão inseridos. Referências CARNEIRO, S.M.M & CARNEIRO. A. L. As metodologias cientificas especiais e as metodologias de ensino, Rev. Paraná, n. 7, pág.: 69-70, 2002. LOPES, A. C.; MACEDO, E. Teorias de currículo. 1 ed. São Paulo: Cortez, 2011. LUCKESI, C. C. Avaliação da Aprendizagem: Componente do ato pedagógico. CORTEZ Editora, 2011. OLIVEIRA, M. A. M.; ROCHA, G. Avaliação em larga escala no Brasil nos primeiros anos do ensino fundamental. Associação Nacional de Política e Administração da Educação. Cadernos Anpae (4), 11-14, 2007. SACRISTÁN, G, J. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2000. SOUZA, S. Z.; OLIVEIRA, R. P. Sistemas estaduais de avaliação: uso dos resultados, implicações e tendências. Cadernos de pesquisa, v.40, n,141, p.793-822, set/dez, 2010. IDEB Sobral/CE, Escola Raul Monte. Disponível em: http://ideb.inep.gov.br/resultado/resultado/resultado.seam?cid=2290044. Acesso em: 21 Mar. 2018.