A IMPORTÂNCIA DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE DOS LICENCIANDOS DA UNIVERSIDADE DO VALE DO PARAÍBA Nádia Maria Rodrigues de Campos Velho[1]/nvelho@univap.br/UNIVAP Anamaria da Silva Martim Gascón Oliveira[2]/UNIVAP Bruno de Jesus Barreto[3]/UNIVAP Eixo Temático: Formação inicial e continuada de professores - com ênfase na análise de experiência, programas e políticas. Agência Financiadora: CAPES Resumo A formação de professores tem sido foco de muitos debates no meio acadêmico e tem se verificado que não ocorre aplicabilidade nas disciplinas de estágio, onde o licenciando é apenas um observador do ambiente escolar, o que leva a uma desmotivação dos discentes dos cursos de licenciatura. Para tentar solucionar esta lacuna o Governo Federal criou o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID. A formação e a prática docente tem sido tema constante nos debates educacionais. Gouvêa (2002), comenta que o professor deve lidar com a diversidade, focar e comprometer-se com a aprendizagem dos alunos e ser capaz de trabalhar em equipes multidisciplinares. Encontra-se um déficit na formação dos licenciandos, pois os parâmetros curriculares atuais não são capazes de fazer o afrontamento entre as teorias aprendidas e a realidade do ambiente escolar, tornando ineficaz estrategicamente a formação profissional (CANÁRIO 1998). Nóvoa (2003) destaca a importância das Universidades na formação de professores, mas aponta a importância da experiência e reflexão adquiridas na prática pedagógica aliada aos métodos de pesquisa crítica das metodologias. Analisar a importância do PIBID na formação dos licenciandos em diferentes áreas. O estudo desenvolveu-se na Faculdade de Educação e Artes (FEA) da Universidade do Vale do Paraíba (Univap), Campus Urbanova, São José dos Campos/SP com os subprojetos de Artes Visuais, Ciências Biológicas, Educação Física, História e Pedagogia, coordenado por docentes das respectivas áreas, supervisores de escolas públicas e discentes de Iniciação a docência, que desenvolvem atividades com estudantes do ensino fundamental e médio em oito escolas públicas. Optou-se por uma pesquisa qualitativa com aplicação de questionário aberto para cinco coordenadores, 29 licenciandos, dez ex-bolsistas e três supervisores e a ferramenta para a coleta de informações, o Google Form, que devido a dificuldade em conciliar os horários de entrevistas dos participantes com as atividades rotineiras, optou-se pelo questionário impresso. Para a elaboração dos questionários foram considerados: a) caráter interdisciplinar na prática pedagógica, atendendo ao disposto no decreto que criou o PIBID; b) os discentes bolsistas que tiveram participação ativa no planejamento das aulas e atividades pedagógicas propostas; c) os subprojetos buscaram resgatar saberes e práticas comuns à comunidade, mas que não estão inseridos de maneira explícita, nos conteúdos escolares. As respostas foram categorizadas, apresentando um panorama significativo das percepções dos participantes acerca da importância do PIBID. Por meio de consulta ao portal da Univap, reuniu-se os objetivos e projetos realizados pelos cursos da FEA. Artes Visuais realizou projetos, como a confecção de cartazes utilizando o mimeógrafo, para divulgação de evento, elaboração e criação de um grafite no muro da Escola e projeto de pintura coletiva, atividades que permitiram visualizar o caráter transformador do PIBID, mostrando uma cultura fora dos padrões curriculares para realidade escolar, tendo como resultado o acolhimento dos alunos em diferentes graus de representatividade e incentivando o coletivismo e respeito às diferenças, democratizando assim o espaço escolar. Ciências Biológicas realizou planejamento de aula com produção de materiais lúdicos e produção do artigo "Etnobotânica na Escola", resgate de saberes populares. Educação Física desenvolveu slackline, rugby tag, rugby touch, lutas informais e atividades recreativas, que normalmente os alunos das escolas não teriam acesso, enfatizando o trabalho em grupo e assim atraindo a atenção dos alunos para a prática esportiva. História realizou projetos focados no patrimônio histórico de São José dos Campos, e por meio do mapeamento das obras do artista José Bonetti, foi possível mostrar aos alunos o senso de cidadania e reconhecimento da história e seu processo na sala de aula, tornando a disciplina próxima à realidade dos alunos. "Pedagogia com destaque as classes de alfabetização" teve foco para o desenvolvimento de oficinas contextualizadas com orientação dos professores e coordenadores, dando ênfase para a formação de futuros docentes. O PIBID é uma oportunidade para os alunos ingressantes nos cursos de licenciatura, pois experimentam a prática docente, proporcionando uma boa perspectiva quanto aos benefícios que esta prática irá trazer para o crescimento pessoal e profissional, corroborando com Mello (2000), que destaca como sendo a prática, uma atividade que deve estar presente desde o primeiro dia de aula do curso superior de formação docente, por meio da presença orientada em escolas de educação infantil e ensinos fundamental e médio ou de forma mediada pela utilização de vídeos, estudos de casos e depoimentos ou qualquer outro recurso didático que permita a reconstrução ou simulação de situações reais. Para os supervisores a motivação ocorreu principalmente pelas possibilidades apresentadas de aperfeiçoamento da prática docente, seja ela pela produção de artigos científicos ou pelas possibilidades de projetos diferentes. Alvaro-Prada, Freitas e Freitas (2010), ao sintetizarem as ansiedades dos professores nas participações das atividades de formação continuada, acabam por demonstrar que as expectativas dos professores são contempladas nos formatos oferecidos, pois tratam de problemáticas inerentes à prática e realidade da escola participante. A interdisciplinaridade é importante, mas não é percebida nas atividades dos subprojetos, o que para Bonatto et al, (2012), acontece naturalmente se houver sensibilidade para o contexto, mas para que ocorra, sua prática e sistematização demandam trabalho didático de um ou mais professores. Para tentar resolver as questões, o PIBID apresenta três "campos" de participação: o licenciando, o coordenador e o supervisor. O modelo adotado deveria ser discutido nas Instituições como possibilidades de aplicação às disciplinas de Estágio Curricular Obrigatório. É possível concluir que o PIBID cumpre a sua finalidade ao estimular seus participantes à prática docente nos momentos iniciais da formação acadêmica, à pesquisa em todas as etapas, e à análise das práticas cotidianas nos ambientes escolares, valorizando e incentivando o magistério tanto in loco como nos ambientes universitários. Palavras-chave: Ensino, Metodologias, subprojetos Referências ALVARO-PRADA, L. E.; FREITAS, T. C. ; FREITAS, C. A. . Formação continuada de professores: alguns conceitos, interesses, necessidades e propostas. Revista Diálogo Educacional, v. 10, p. 367-387, 2010. Disponível em: . Acesso em: 27 mai. 2017. BONATTO, A. et al. Interdisciplinaridade no ambiente escolar. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL, 9, 2012, Caxias do Sul. Grupos de Trabalho... Caxias do Sul, UCS, 2012. Disponível em: . Acesso em: 26 out. 2016 CANÁRIO, R. Escola: o lugar onde os professores aprendem. Psicologia da Educação, São Paulo, n. 6, p. 9-27, 1998. GOUVÊA, S. F. Formação de professores - o grande desafio. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE QUALIDADE NA EDUCAÇÃO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2002, Brasília. Simpósios... Brasília: MEC, SEF, 2002, p. 384, ref. 221- 222. Disponível em: . Acesso em: 02 out. 2016. MELLO, G. N. de. Formação inicial de professores para a educação básica: uma (re)visão radical. São Paulo Perspec., São Paulo, v. 14, n. 1, p. 98-110, Mar. 2000. Disponível em: . Acesso em: 27 mai. 2017. NÓVOA, A. Novas disposições dos professores: A escola como lugar da formação; Adaptação de uma conferência proferida no II Congresso de Educação do Marista de Salvador (Baía, Brasil), em Julho de 2003. Disponível em: . Acesso em: 04 out 2016. UNIVAP. Subprojetos PIBID. Disponível em: . Acesso em 15 set. 2016.