Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

REGRAS DE BIOSSEGURANÇA NOS LABORATÓRIOS DE ENSINO E PESQUISA DAS ESCOLAS PÚBLICAS: ENSINAR PARA CORRIGIR

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Tendo por finalidade, a oportunidade de se prepararem para uma jornada de ensino-aprendizagem, criando um vínculo com os estudantes e o ambiente escolar, como também, elevando seu nível de experiência por vivenciar várias situações no cotidiano desse meio. Desse modo, um dos alvos do programa é fazer com que os docentes analisem as dificuldades dos alunos e criem formas didáticas de repasse de conteúdo. Assim, uma aula não se dá apenas em um quadro e na exposição do assunto pelo professor, mais também, em um laboratório de ensino e pesquisa e tendo como norte a segurança dos alunos no mesmo. Considerando a relevância desse trabalho, a pesquisa tem como objetivo geral a prioridade da utilização das regras de biossegurança, para assegurar a proteção dos indivíduos no ambiente laboratorial. Como fundamentação teórica a Biossegurança é considerada uma ciência que estuda e desenvolve ações para a segurança e proteção dos profissionais que executam em suas atividades a manipulação de materiais contaminados que representam um risco a sua saúde e a de outras pessoas decorrente de condutas inadequadas em relação ao uso de equipamentos e materiais do ambiente de trabalho ou de ensino (CARVALHO et al.,2009). O Brasil começou a desenvolver suas normas de biossegurança por volta do ano de 1995, devido ao aumento na incidência de casos de danos ocupacionais que resultavam em doenças envolvendo profissionais que prestavam serviço na área da saúde e que utilizavam estruturas e microrganismos vivos (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2004). Como estas regras são impostas por legislação e normas de biossegurança os pesquisadores devem seguir estas normas a fim de promover uma maior proteção e prevenção de agravos a sua saúde (FRANKLIN et al.,2007). O presente projeto foi desenvolvido no laboratório multidisciplinar da Escola Municipal Manoel Antônio de Castro na cidade de Igarapé Miri localizada no interior do estado do Pará. A pesquisa tem caráter quanti-qualitativo baseada nos dados de pesquisas que foram realizadas com os discentes da instituição com a aplicação de questionários destinados aos alunos para verificar o nível de conhecimento sobre regras de biossegurança do laboratório multidisciplinar, de maneira a evitar acidentes por não utilizarem de forma correta os instrumentos do referido espaço para não comprometer o bem estar dos discentes por falta de conhecimento ou descuido. A técnica de questionário mostrou- se bastante útil para obtenção de informações acerca do que a pessoa "sabe, crê ou espera, sente ou deseja, pretende fazer, faz ou fez, bem como a respeito de suas explicações ou razões para quaisquer das coisas precedentes" (SELLTIZ, 1967). O projeto se desenvolveu da seguinte forma: Elaboração de questionários com 10 perguntas objetivas relacionadas ao conhecimento com aplicação dos questionários aos alunos da referida escola. Os quais foram entregues para os estudantes e requisitados em seguida, devidamente respondidos. Por fim, foram desenvolvidas palestras com os discentes sobre o projeto, sobre a importância de se aplicar as regras de biossegurança e exposição dos resultados dos questionários. Este estudo teve as seguintes etapas: 1ª Etapa-Pesquisa e revisão bibliográfica: levantamento de literaturas em internet, revistas, artigos, monografias livros e outras fontes bibliográficas; 2ª Etapa-Pesquisa de campo: aplicação de questionários à comunidade escolar em estudo; 3ª Etapa-pesquisa laboratorial: Os alunos aprenderam no laboratório multidisciplinar quais as regras de biossegurança, vidraçarias e reagentes; 4ª Etapa-educação preventiva: Por fim foram divulgados os resultados da pesquisa e os dados coletados foram transmitidos através de palestras com alunos e professores sobre o projeto e sua importância educacional, somado a segurança dos alunos no laboratório. A aplicação das etapas teve inicio com o 1º ano B e o 1º ano C, turmas que se mostraram animadas por estar em contato com o laboratório de sua escola aprendendo em um ambiente diferente da sala de aula, ademais, por terem a oportunidade de entender sobre a segurança que se deve ter no local, como também, poder realizar experimentos, como a extração do DNA da banana, a qual já foi realizada com eles. Estar em um laboratório e ainda utilizar as regras para a proteção de todos é de suma importância para o bom funcionamento das atividades. Palavras Chaves: PIBID, Biossegurança, Regras, Laboratório, Proteção. Referências BRASIL, MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretaria de Vigilância em saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Biossegurança em laboratórios"
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Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

REGRAS DE BIOSSEGURANÇA NOS LABORATÓRIOS DE ENSINO E PESQUISA DAS ESCOLAS PÚBLICAS: ENSINAR PARA CORRIGIR Sandy Corrêa Bailão, nengapai07@gmail.com, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). Samuel Santos Ribeiro, ssamuribeiro09@gmail.com, (IFPA) Jeisiane Silva de Souza, jeisesouza2002@gmail.com, (IFPA) Camila Ellen Pinheiro da Silva, e-mail, (IFPA) Fernando Henrique Cardoso Lima, e-mail, (IFPA) Ocilene Machado Quaresma, e- mail, Escola Manoel Antônio de Castro (MAC). Sirnoel José Quaresma Perna, sirnoelquaresma@yahoo.com.br, (IFPA). Eixo Temático: Processos de Ensino e aprendizagem - com ênfase na inovação tecnológica, metodológica e práticas docentes. Resumo O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é um programa do Governo Federal que possibilita uma ótima chance aos estudantes de graduação na universidade de estarem em sala de aula em contato com os alunos. 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O presente projeto foi desenvolvido no laboratório multidisciplinar da Escola Municipal Manoel Antônio de Castro na cidade de Igarapé Miri localizada no interior do estado do Pará. A pesquisa tem caráter quanti-qualitativo baseada nos dados de pesquisas que foram realizadas com os discentes da instituição com a aplicação de questionários destinados aos alunos para verificar o nível de conhecimento sobre regras de biossegurança do laboratório multidisciplinar, de maneira a evitar acidentes por não utilizarem de forma correta os instrumentos do referido espaço para não comprometer o bem estar dos discentes por falta de conhecimento ou descuido. A técnica de questionário mostrou- se bastante útil para obtenção de informações acerca do que a pessoa "sabe, crê ou espera, sente ou deseja, pretende fazer, faz ou fez, bem como a respeito de suas explicações ou razões para quaisquer das coisas precedentes" (SELLTIZ, 1967). O projeto se desenvolveu da seguinte forma: Elaboração de questionários com 10 perguntas objetivas relacionadas ao conhecimento com aplicação dos questionários aos alunos da referida escola. Os quais foram entregues para os estudantes e requisitados em seguida, devidamente respondidos. Por fim, foram desenvolvidas palestras com os discentes sobre o projeto, sobre a importância de se aplicar as regras de biossegurança e exposição dos resultados dos questionários. Este estudo teve as seguintes etapas: 1ª Etapa-Pesquisa e revisão bibliográfica: levantamento de literaturas em internet, revistas, artigos, monografias livros e outras fontes bibliográficas; 2ª Etapa-Pesquisa de campo: aplicação de questionários à comunidade escolar em estudo; 3ª Etapa-pesquisa laboratorial: Os alunos aprenderam no laboratório multidisciplinar quais as regras de biossegurança, vidraçarias e reagentes; 4ª Etapa-educação preventiva: Por fim foram divulgados os resultados da pesquisa e os dados coletados foram transmitidos através de palestras com alunos e professores sobre o projeto e sua importância educacional, somado a segurança dos alunos no laboratório. 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