Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA FAEC/UECE SOBRE AS ATIVIDADES DIDÁTICAS DESENVOLVIDAS NA DISCIPLINA DE MORFOLOGIA E TAXONOMIA DE ESPERMATÓFITAS

"2018-12-03 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 51590
    "edicao_id" => 104
    "trabalho_id" => 752
    "inscrito_id" => 34089
    "titulo" => "PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA FAEC/UECE SOBRE AS ATIVIDADES DIDÁTICAS DESENVOLVIDAS NA DISCIPLINA DE MORFOLOGIA E TAXONOMIA DE ESPERMATÓFITAS"
    "resumo" => "PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA FAEC/UECE SOBRE AS ATIVIDADES DIDÁTICAS DESENVOLVIDAS NA DISCIPLINA DE MORFOLOGIA E TAXONOMIA DE ESPERMATÓFITAS Karen Pereira Barros/karen.pereira@aluno.uece.br/Universidade Estadual do Ceará Fabrício Bonfim Sudério/fabricio.suderio@uece.br/Universidade Estadual do Ceará Processos de Ensino e aprendizagem Resumo O processo de formação acadêmica caracteriza-se como um período de construção de conhecimentos e experiências. É fundamental que nesse período o discente adquira também um conhecimento acerca das metodologias de ensino, além de compreender quais delas podem ser mais eficazes para uma aprendizagem significativa (BRIGHENTI; BIAVATTI; DE SOUZA, 2015). Desse modo, deve-se levar em consideração a opinião dos alunos sobre as metodologias de ensino, sobretudo em disciplinas consideradas mais complexas, como as da área da botânica, onde apenas as aulas expositivas já não são mais suficientes para uma aprendizagem eficaz (FAUSTINO, 2013). Para isso, o docente deve buscar metodologias complementares que sejam inovadoras, visando um ensino ativo e transformador, já que muitas vezes a desmotivação dos professores é um reflexo de uma deficiência na formação profissional (MATOS et al., 2015). Diante deste contexto, é importante que se faça alguns questionamentos, como, por exemplo: Como os alunos avaliam as metodologias utilizadas no ensino de botânica? Essas metodologias são significativas no processo de aprendizagem? Qual a importância das mesmas para a formação docente? Diante disso, o objetivo desse trabalho foi avaliar a opinião de estudantes do Curso de Ciências biológicas da FAEC/UECE sobre as atividades didáticas desenvolvidas na disciplina de Morfologia e Taxonomia de Espermatófitas durante os semestres 2017/2 e 2018/1. A metodologia adotada neste trabalho foi de caráter qualitativo. A pesquisa foi realizada pela monitora da referida disciplina por meio da aplicação de um questionário contendo 10 (dez) questões com 08 (oito) alunos regularmente matriculados no 5° semestre do Curso que foram convidados aleatoriamente. A partir da análise dos questionários foi possível verificar que 63% dos discentes consideram a disciplina difícil, porém 75% consideram muito boas as metodologias didáticas adotadas pelo professor e pela monitoria na disciplina. Quanto a isso, ressaltamos que as metodologias comumente adotadas na disciplina são: Aulas práticas com cortes histológicos de órgãos vegetais e observação em microscópio; aula de campo com uma abordagem contextualizada e interdisciplinar; Jogo didático de perguntas e respostas; e uso de chave de identificação botânica com diagnose floral. Quando questionados sobre as metodologias utilizadas durante as aulas, todos os alunos afirmaram que as mesmas colaboraram para um melhor entendimento dos conteúdos teóricos e que despertaram um maior interesse pelos conteúdos de botânica, citando as aulas práticas de cortes histológicos como muito significativas no processo de ensino-aprendizagem. Com o objetivo de contribuir com o campo de estudos no ensino de botânica, perguntou-se aos alunos se ainda haveria outras metodologias não adotadas na disciplina que poderiam ser úteis para o ensino de Botânica. Alguns discentes sugeriram o uso de paródias. Um ponto importante na análise do questionário foi o fato de os alunos afirmarem que quase sempre fazem uso de metodologias alternativas em outras disciplinas, o que mostra que a abordagem dos conteúdos nas disciplinas do Curso de Ciências biológicas da FAEC/UECE ocorre de forma dinâmica e com empenho do corpo docente para a melhoria da aprendizagem. Sobre a importância do uso de metodologias complementares no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos de biologia, os discentes fizeram alguns comentários, tais como: 1) "Em geral, os conteúdos de Biologia são muito abstratos e o uso de metodologias diferentes ajudam a absorver melhor esses conteúdos, interagindo diretamente com o objeto de estudo"; 2) "Proporciona mais interação com os conteúdos, tornando-os menos tediosos e minimizando alguns obstáculos ao longo do curso. Melhora o relacionamento do aluno com o professor, tornando-o mais agradável, onde o docente não se posiciona como superior e distante dos alunos". Quanto à importância do conhecimento e da aplicação de metodologias alternativas de ensino durante o processo de formação do docente, alguns discentes afirmaram que: 1) "É importante para conhecer metodologias que poderão ser aplicadas futuramente pelo aluno na docência, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais rico e tendo um retorno educacional melhor"; 2) "É importante já visualizando a carreira profissional, levando essas metodologias para os alunos e buscando a melhor forma de aprendizado". Os resultados deste trabalho mostram o quanto é importante que o docente esteja sempre em busca de metodologias que dinamizem o processo de ensino. Fica clara a importância de sempre procurar a inovação no ensino de botânica, estimulando a curiosidade dos discentes e fazendo com que estes sejam capazes de observar, construir e reconstruir conceitos através do contato direto com o objeto de estudo. Para isso, é importante integrar os discentes no processo de pesquisa e desenvolvimento de novas metodologias, levando em consideração a suas opiniões e sugestões, sempre fortalecendo a ideia de que o ensino se concretiza com maior eficiência se o aluno for um participante ativo. Para que isso ocorra, o professor exerce um papel fundamental quando atua como mediador desse conhecimento a fim de tornar o processo de aprendizagem mais facilitado. Conclui-se que, na opinião dos estudantes envolvidos na pesquisa, as atividades didáticas desenvolvidas na disciplina de Morfologia e Taxonomia de Espermatófitas da FAEC/UECE vêm promovendo uma facilitação da aprendizagem, já que procuram sempre integrar a teoria com a prática, além de estimular a participação ativa dos estudantes e a interação entre os discentes, a monitora e o professor da disciplina. Palavras-chave: Ensino-aprendizagem, Ensino de botânica, Formação docente, Práticas de ensino. Referências BRIGHENTI, J.; BIAVATTI, V. T.; DE SOUZA, T. R. Metodologias de ensino-aprendizagem: uma abordagem sob a percepção dos alunos. Revista Gestão Universitária na América Latina-GUAL, v. 8, n. 3, p. 281-304, 2015. FAUSTINO, E. M. B. Compreensão dos estudantes do Ensino Médio sobre a abordagem do conteúdo de Botânica. 2013. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013. MATOS, G. M. A. et al. Recursos didáticos para o ensino de botânica: uma avaliação das produções de estudantes em universidade sergipana. Holos, v. 5, p. 213-230, 2015."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "443-34089-30112018-214148.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:41"
    "updated_at" => "2020-08-11 17:16:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KAREN PEREIRA BARROS"
    "autor_nome_curto" => "KAREN"
    "autor_email" => null
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional das Licenciaturas"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2018"
    "edicao_logo" => "5e49f810852b5_16022020231856.png"
    "edicao_capa" => "5e49f81084a9f_16022020231856.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-12-03 23:00:00"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 51590
    "edicao_id" => 104
    "trabalho_id" => 752
    "inscrito_id" => 34089
    "titulo" => "PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA FAEC/UECE SOBRE AS ATIVIDADES DIDÁTICAS DESENVOLVIDAS NA DISCIPLINA DE MORFOLOGIA E TAXONOMIA DE ESPERMATÓFITAS"
    "resumo" => "PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA FAEC/UECE SOBRE AS ATIVIDADES DIDÁTICAS DESENVOLVIDAS NA DISCIPLINA DE MORFOLOGIA E TAXONOMIA DE ESPERMATÓFITAS Karen Pereira Barros/karen.pereira@aluno.uece.br/Universidade Estadual do Ceará Fabrício Bonfim Sudério/fabricio.suderio@uece.br/Universidade Estadual do Ceará Processos de Ensino e aprendizagem Resumo O processo de formação acadêmica caracteriza-se como um período de construção de conhecimentos e experiências. É fundamental que nesse período o discente adquira também um conhecimento acerca das metodologias de ensino, além de compreender quais delas podem ser mais eficazes para uma aprendizagem significativa (BRIGHENTI; BIAVATTI; DE SOUZA, 2015). Desse modo, deve-se levar em consideração a opinião dos alunos sobre as metodologias de ensino, sobretudo em disciplinas consideradas mais complexas, como as da área da botânica, onde apenas as aulas expositivas já não são mais suficientes para uma aprendizagem eficaz (FAUSTINO, 2013). Para isso, o docente deve buscar metodologias complementares que sejam inovadoras, visando um ensino ativo e transformador, já que muitas vezes a desmotivação dos professores é um reflexo de uma deficiência na formação profissional (MATOS et al., 2015). Diante deste contexto, é importante que se faça alguns questionamentos, como, por exemplo: Como os alunos avaliam as metodologias utilizadas no ensino de botânica? Essas metodologias são significativas no processo de aprendizagem? Qual a importância das mesmas para a formação docente? Diante disso, o objetivo desse trabalho foi avaliar a opinião de estudantes do Curso de Ciências biológicas da FAEC/UECE sobre as atividades didáticas desenvolvidas na disciplina de Morfologia e Taxonomia de Espermatófitas durante os semestres 2017/2 e 2018/1. A metodologia adotada neste trabalho foi de caráter qualitativo. A pesquisa foi realizada pela monitora da referida disciplina por meio da aplicação de um questionário contendo 10 (dez) questões com 08 (oito) alunos regularmente matriculados no 5° semestre do Curso que foram convidados aleatoriamente. A partir da análise dos questionários foi possível verificar que 63% dos discentes consideram a disciplina difícil, porém 75% consideram muito boas as metodologias didáticas adotadas pelo professor e pela monitoria na disciplina. Quanto a isso, ressaltamos que as metodologias comumente adotadas na disciplina são: Aulas práticas com cortes histológicos de órgãos vegetais e observação em microscópio; aula de campo com uma abordagem contextualizada e interdisciplinar; Jogo didático de perguntas e respostas; e uso de chave de identificação botânica com diagnose floral. Quando questionados sobre as metodologias utilizadas durante as aulas, todos os alunos afirmaram que as mesmas colaboraram para um melhor entendimento dos conteúdos teóricos e que despertaram um maior interesse pelos conteúdos de botânica, citando as aulas práticas de cortes histológicos como muito significativas no processo de ensino-aprendizagem. Com o objetivo de contribuir com o campo de estudos no ensino de botânica, perguntou-se aos alunos se ainda haveria outras metodologias não adotadas na disciplina que poderiam ser úteis para o ensino de Botânica. Alguns discentes sugeriram o uso de paródias. Um ponto importante na análise do questionário foi o fato de os alunos afirmarem que quase sempre fazem uso de metodologias alternativas em outras disciplinas, o que mostra que a abordagem dos conteúdos nas disciplinas do Curso de Ciências biológicas da FAEC/UECE ocorre de forma dinâmica e com empenho do corpo docente para a melhoria da aprendizagem. Sobre a importância do uso de metodologias complementares no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos de biologia, os discentes fizeram alguns comentários, tais como: 1) "Em geral, os conteúdos de Biologia são muito abstratos e o uso de metodologias diferentes ajudam a absorver melhor esses conteúdos, interagindo diretamente com o objeto de estudo"; 2) "Proporciona mais interação com os conteúdos, tornando-os menos tediosos e minimizando alguns obstáculos ao longo do curso. Melhora o relacionamento do aluno com o professor, tornando-o mais agradável, onde o docente não se posiciona como superior e distante dos alunos". Quanto à importância do conhecimento e da aplicação de metodologias alternativas de ensino durante o processo de formação do docente, alguns discentes afirmaram que: 1) "É importante para conhecer metodologias que poderão ser aplicadas futuramente pelo aluno na docência, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais rico e tendo um retorno educacional melhor"; 2) "É importante já visualizando a carreira profissional, levando essas metodologias para os alunos e buscando a melhor forma de aprendizado". Os resultados deste trabalho mostram o quanto é importante que o docente esteja sempre em busca de metodologias que dinamizem o processo de ensino. Fica clara a importância de sempre procurar a inovação no ensino de botânica, estimulando a curiosidade dos discentes e fazendo com que estes sejam capazes de observar, construir e reconstruir conceitos através do contato direto com o objeto de estudo. Para isso, é importante integrar os discentes no processo de pesquisa e desenvolvimento de novas metodologias, levando em consideração a suas opiniões e sugestões, sempre fortalecendo a ideia de que o ensino se concretiza com maior eficiência se o aluno for um participante ativo. Para que isso ocorra, o professor exerce um papel fundamental quando atua como mediador desse conhecimento a fim de tornar o processo de aprendizagem mais facilitado. Conclui-se que, na opinião dos estudantes envolvidos na pesquisa, as atividades didáticas desenvolvidas na disciplina de Morfologia e Taxonomia de Espermatófitas da FAEC/UECE vêm promovendo uma facilitação da aprendizagem, já que procuram sempre integrar a teoria com a prática, além de estimular a participação ativa dos estudantes e a interação entre os discentes, a monitora e o professor da disciplina. Palavras-chave: Ensino-aprendizagem, Ensino de botânica, Formação docente, Práticas de ensino. Referências BRIGHENTI, J.; BIAVATTI, V. T.; DE SOUZA, T. R. Metodologias de ensino-aprendizagem: uma abordagem sob a percepção dos alunos. Revista Gestão Universitária na América Latina-GUAL, v. 8, n. 3, p. 281-304, 2015. FAUSTINO, E. M. B. Compreensão dos estudantes do Ensino Médio sobre a abordagem do conteúdo de Botânica. 2013. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013. MATOS, G. M. A. et al. Recursos didáticos para o ensino de botânica: uma avaliação das produções de estudantes em universidade sergipana. Holos, v. 5, p. 213-230, 2015."
    "modalidade" => null
    "area_tematica" => null
    "palavra_chave" => null
    "idioma" => null
    "arquivo" => "443-34089-30112018-214148.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:41"
    "updated_at" => "2020-08-11 17:16:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KAREN PEREIRA BARROS"
    "autor_nome_curto" => "KAREN"
    "autor_email" => null
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional das Licenciaturas"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2018"
    "edicao_logo" => "5e49f810852b5_16022020231856.png"
    "edicao_capa" => "5e49f81084a9f_16022020231856.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-12-03 23:00:00"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA FAEC/UECE SOBRE AS ATIVIDADES DIDÁTICAS DESENVOLVIDAS NA DISCIPLINA DE MORFOLOGIA E TAXONOMIA DE ESPERMATÓFITAS Karen Pereira Barros/karen.pereira@aluno.uece.br/Universidade Estadual do Ceará Fabrício Bonfim Sudério/fabricio.suderio@uece.br/Universidade Estadual do Ceará Processos de Ensino e aprendizagem Resumo O processo de formação acadêmica caracteriza-se como um período de construção de conhecimentos e experiências. É fundamental que nesse período o discente adquira também um conhecimento acerca das metodologias de ensino, além de compreender quais delas podem ser mais eficazes para uma aprendizagem significativa (BRIGHENTI; BIAVATTI; DE SOUZA, 2015). Desse modo, deve-se levar em consideração a opinião dos alunos sobre as metodologias de ensino, sobretudo em disciplinas consideradas mais complexas, como as da área da botânica, onde apenas as aulas expositivas já não são mais suficientes para uma aprendizagem eficaz (FAUSTINO, 2013). Para isso, o docente deve buscar metodologias complementares que sejam inovadoras, visando um ensino ativo e transformador, já que muitas vezes a desmotivação dos professores é um reflexo de uma deficiência na formação profissional (MATOS et al., 2015). Diante deste contexto, é importante que se faça alguns questionamentos, como, por exemplo: Como os alunos avaliam as metodologias utilizadas no ensino de botânica? Essas metodologias são significativas no processo de aprendizagem? Qual a importância das mesmas para a formação docente? Diante disso, o objetivo desse trabalho foi avaliar a opinião de estudantes do Curso de Ciências biológicas da FAEC/UECE sobre as atividades didáticas desenvolvidas na disciplina de Morfologia e Taxonomia de Espermatófitas durante os semestres 2017/2 e 2018/1. A metodologia adotada neste trabalho foi de caráter qualitativo. A pesquisa foi realizada pela monitora da referida disciplina por meio da aplicação de um questionário contendo 10 (dez) questões com 08 (oito) alunos regularmente matriculados no 5° semestre do Curso que foram convidados aleatoriamente. A partir da análise dos questionários foi possível verificar que 63% dos discentes consideram a disciplina difícil, porém 75% consideram muito boas as metodologias didáticas adotadas pelo professor e pela monitoria na disciplina. Quanto a isso, ressaltamos que as metodologias comumente adotadas na disciplina são: Aulas práticas com cortes histológicos de órgãos vegetais e observação em microscópio; aula de campo com uma abordagem contextualizada e interdisciplinar; Jogo didático de perguntas e respostas; e uso de chave de identificação botânica com diagnose floral. Quando questionados sobre as metodologias utilizadas durante as aulas, todos os alunos afirmaram que as mesmas colaboraram para um melhor entendimento dos conteúdos teóricos e que despertaram um maior interesse pelos conteúdos de botânica, citando as aulas práticas de cortes histológicos como muito significativas no processo de ensino-aprendizagem. Com o objetivo de contribuir com o campo de estudos no ensino de botânica, perguntou-se aos alunos se ainda haveria outras metodologias não adotadas na disciplina que poderiam ser úteis para o ensino de Botânica. Alguns discentes sugeriram o uso de paródias. Um ponto importante na análise do questionário foi o fato de os alunos afirmarem que quase sempre fazem uso de metodologias alternativas em outras disciplinas, o que mostra que a abordagem dos conteúdos nas disciplinas do Curso de Ciências biológicas da FAEC/UECE ocorre de forma dinâmica e com empenho do corpo docente para a melhoria da aprendizagem. Sobre a importância do uso de metodologias complementares no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos de biologia, os discentes fizeram alguns comentários, tais como: 1) "Em geral, os conteúdos de Biologia são muito abstratos e o uso de metodologias diferentes ajudam a absorver melhor esses conteúdos, interagindo diretamente com o objeto de estudo"; 2) "Proporciona mais interação com os conteúdos, tornando-os menos tediosos e minimizando alguns obstáculos ao longo do curso. Melhora o relacionamento do aluno com o professor, tornando-o mais agradável, onde o docente não se posiciona como superior e distante dos alunos". Quanto à importância do conhecimento e da aplicação de metodologias alternativas de ensino durante o processo de formação do docente, alguns discentes afirmaram que: 1) "É importante para conhecer metodologias que poderão ser aplicadas futuramente pelo aluno na docência, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais rico e tendo um retorno educacional melhor"; 2) "É importante já visualizando a carreira profissional, levando essas metodologias para os alunos e buscando a melhor forma de aprendizado". Os resultados deste trabalho mostram o quanto é importante que o docente esteja sempre em busca de metodologias que dinamizem o processo de ensino. Fica clara a importância de sempre procurar a inovação no ensino de botânica, estimulando a curiosidade dos discentes e fazendo com que estes sejam capazes de observar, construir e reconstruir conceitos através do contato direto com o objeto de estudo. Para isso, é importante integrar os discentes no processo de pesquisa e desenvolvimento de novas metodologias, levando em consideração a suas opiniões e sugestões, sempre fortalecendo a ideia de que o ensino se concretiza com maior eficiência se o aluno for um participante ativo. Para que isso ocorra, o professor exerce um papel fundamental quando atua como mediador desse conhecimento a fim de tornar o processo de aprendizagem mais facilitado. Conclui-se que, na opinião dos estudantes envolvidos na pesquisa, as atividades didáticas desenvolvidas na disciplina de Morfologia e Taxonomia de Espermatófitas da FAEC/UECE vêm promovendo uma facilitação da aprendizagem, já que procuram sempre integrar a teoria com a prática, além de estimular a participação ativa dos estudantes e a interação entre os discentes, a monitora e o professor da disciplina. Palavras-chave: Ensino-aprendizagem, Ensino de botânica, Formação docente, Práticas de ensino. Referências BRIGHENTI, J.; BIAVATTI, V. T.; DE SOUZA, T. R. Metodologias de ensino-aprendizagem: uma abordagem sob a percepção dos alunos. Revista Gestão Universitária na América Latina-GUAL, v. 8, n. 3, p. 281-304, 2015. FAUSTINO, E. M. B. Compreensão dos estudantes do Ensino Médio sobre a abordagem do conteúdo de Botânica. 2013. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013. MATOS, G. M. A. et al. Recursos didáticos para o ensino de botânica: uma avaliação das produções de estudantes em universidade sergipana. Holos, v. 5, p. 213-230, 2015.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.