A RELAÇÃO- PROFESSOR ALUNO: UMA ANÁLISE DA PROPOSTA DIDÁTICO-METODOLÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NAS ESCOLAS DO CAMPO Joyce Alves Vieira/joalves2018ufpa@gmail.com/UFPA Joana Laura Cota Corrêa/ UFPA Deiziane Moraes Caldas/ UFPA Solaine Pinto Coelho/ UFPA Pedro Santa Rosa do Carmo / UFPA Hellen do Socorro de A.Silva/UFPA (UFPA) Eixo Temático: Processo de Ensino Aprendizagem - com ênfase na inovação tecnológica, metodológica e práticas docentes. Agência Financiadora: Programa Residência Pedagógica e PIBIC. Resumo O artigo apresenta uma síntese da realização do estágio de docência no ensino de Ciências da Natureza no Ensino Fundamental, vivenciado no curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Pará, Campus Universitário do Tocantins-Cametá-PA. Justifica-se pela importância de se refletir sobre a relação professor/aluno na construção do conhecimento para qualificar o processo de ensino aprendizagem. Colocamos o quanto referido tema tem relevância para a construção do conhecimento na sociedade atual. A organização de uma proposta didático-metodológica direcionada aos sujeitos que estudam nas escolas públicas localizadas nas comunidades rurais, necessita de um olhar para as especificidades e culturas destes sujeitos que constroem sua existência e resistência na luta pela terra, águas e florestas. Nesse sentido, é de fundamental importância a produção de material didático como instrumentos indispensável na metodologiado professor, no Ensino de Ciências que represente a realidade destes sujeitos.O objetivo deste estudo foi analisar como uma proposta didático-metodológica diferenciada no ensino de ciências para as escolas do campo vem contribuindo para a inter-relação professor-aluno no ensino fundamental, na perspectiva de aproximar o conhecimento teórico aos saberes que o aluno traz para a sala de aula, compreendendo o espaço que o aluno está inserido, sua família, sua comunidade e sua cultura. Deu-se então um ponto de partida para um olhar crítico a este tema, e aproveitar para colocá-lo em discussão e em investigação, com finalidade de ambos assumirem um compromisso com o ensino, o professor sendo o mediador do conhecimento de forma contextualizada, usando o conhecimento prévio do aluno para auxiliar em sua metodologia e o aluno cumprir seus deveres enquanto educandos conscientes de suas atitudes para com o ensino. Os referenciais teóricos que dialogam acerca dessa temática retratam esta relação professor/aluno como essencial a ser trabalhada em sala de aula, tendo como processo de mediação o diálogo para que professor e aluno possam entender o seu real papel neste ambiente escolar como protagonistas deste ensino-aprendizagem, Haydt (1995, p.87) reforça que "na relação professor-aluno, o diálogo é fundamental. A atitude dialógica no processo ensino-aprendizagem é aquela que parte de uma questão problematizada, para desencadear o diálogo, no qual o professor transmite o que sabe, aproveitando os conhecimentos prévios e as experiências, anteriores do aluno. Assim, ambos chegam a uma síntese que elucida, explica ou resolve a situação-problema que desencadeou a discussão". Nesse contexto é importante ressaltarmos "a trajetória da educação do/no campo, que buscam mudanças no formato de educação praticada no meio rural e um modelo de educação de qualidade e contextualizada para o campo. Assim o Movimento da Educação do Campo se vincula à construção de um modelo de desenvolvimento rural que priorize suas diversidades" (MOLINA; FREITAS, 2011), pois, discutir sobre a educação do/no campo, é de suma importância para valorizar o sujeito do campo e seus saberes, que adentram o ambiente escolar. "Além disso, na educação do campo, nota-se facilmente o vínculo com o trabalho, ele é elemento da relação da escola com a realidade. Nesse sentido, trata-se de estabelecer a relação entre trabalho e ciência, vida escolar e vida social" (PISTRAK, 2003). Portanto, a educação deve atingir a vida desse sujeito e o espaço em que este está inserido. A metodologia deste estudo ancorou-se napesquisa de caráter qualitativa, utilizou-se entrevistas semiestruturadas com um (01) professor do ensino de ciências e seis (06) alunos do 7º ano do Ensino Fundamental da EMEF Divino Espírito Santo,que encontra-se situada na comunidade de Vila do Carmo, distrito de Cametá- Pará. Os procedimentos de coleta e análise dos dados foram: a realização de observação e Intervenção em sala de aula (alunos e Professores) e a aplicação de algumas perguntas que foram formuladas para os alunos do 7º ano, no entanto duas foram norteadoras conforme a problemática encontrada no período do estágio, que são elas: Como se dá a relação professor- aluno de Ciências em sua sala de aula? Quais as práticas metodológicas do professor em facilitar o processo de ensino aprendizagem do aluno na sala? Depois de coletados os dados estes foram dialogados com as teorias dos autores já citados.Os resultados encontrados revelam queo professor centraliza sua aula apenas no livro didático sem usar outro métodos que faça com que o aluno tenha o prazer de estar na sala de aula. Observou-se que cada aluno tem sua concepção diante da relação que o professor constrói com os mesmos na sala de aula. Libâneo (1994, p. 251), "o professor não transmitem apenas informações ou faz perguntas, ele também deve ouvir os alunos". Contudo, Uma proposta de melhorar a relação professor-aluno e a metodologia do professor de Ciências em sala de aula é adequar os conteúdos programáticos para o cotidiano do educando, assim relacionará os exemplos fazendo com que haja comunicação entre o conhecimento científico e o conhecimento do cotidiano do aluno, e aproximando mais o aluno a sua realidade. Portanto, o professor remete dois pontos importantes nesta pesquisa, o primeiro é de trazer o aluno para uma relação de afetividade e a outra de estímulo ao ensino aprendizagem, em que o mesmo sinta o prazer de estar no âmbito escolar para ampliar seus conhecimentos. Palavras-chave: Educação do Campo, Ensino de Ciências, Relação Professor/Aluno, Didática e Metodologia. Referências HAYDT, Regina Célia. Curso de didática geral. 2 a ed. São Paulo: Ática, 1995. PISTRAK, M. M. Fundamentos da escola do trabalho. São Paulo: Expressão Popular, 2003. LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez Editora, 1994 MOLINA, M. C.; FREITAS, H. C. A. Avanços e desafios na construção da educação do campo. Em aberto, Brasília, v. 24, n. 85, p. 17-31, abr. 2011.