Artigo Anais III JOIN / Edição Brasil

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-8318

VISÃO DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA QUANTO À METODOLOGIA DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NOS LIVROS DIDÁTICOS

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Publicado em 12 de outubro de 2017

Resumo

Este estudo visou diagnosticar como e para que os professores do 1º ano do Ensino Médio de seis escolas estaduais do Vale do Taquari usam os livros didáticos de Matemática no planejamento e no desenvolvimento de suas aulas, e identificar suas percepções em relação à abordagem da resolução de problemas neste material. Para atingir os objetivos, realizou-se um estudo qualitativo, em que os pesquisadores estiveram envolvidos no processo, a pesquisa caracteriza-se por um estudo de caso, pois se refere a uma análise e exploração de um caso particular, porém considerando o todo. Como meio de coleta de dados, utilizou-se inicialmente a técnica de entrevista filmada, cuja escolha foi feita para obtenção de informações que contribuíram para o desenvolvimento da pesquisa, a partir de um roteiro previamente estruturado. No entanto, a finalidade era uma conversa, informal e aberta entre os envolvidos. As entrevistas foram realizadas individualmente de forma presencial em cada uma das seis escolas, sob um roteiro semiestruturado, possibilitando ao entrevistador fazer outros questionamentos não antecipados, a partir das respostas dadas pelos dez professores de Matemática que participaram desta etapa. As entrevistas foram gravadas e transcritas, para posterior análise, disto emergiram quatro categorias observadas a partir das respostas. Como resultados, destacam-se que os livros didáticos são utilizados pelos professores sob diferentes aspectos, principalmente para retirar exercícios e problemas que estão relacionados aos conteúdos que exploram em suas aulas e que apresentam algumas inovações, mas os problemas vêm, na maioria das vezes, vinculados a algum conteúdo específico. Considera-se, portanto, que o livro didático auxilia o professor e permite reflexões que possibilitam a ele realizar uma abordagem voltada à metodologia da resolução de problemas, porém, este por si só não é suficiente para prática escolar.

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