O ensino da matemática vem mostrando sérios problemas em relação a aprendizagem dos alunos do ensino básico e fundamental, porém, é possível contornar essa realidade utilizando a história da matemática em livros didáticos como recurso no ensino em sala de aula. Por isso, o presente trabalho tem por objetivo analisar o uso da História da Matemática, em sua dimensão pedagógica, abordada em livros do ensino fundamental, no intuito de auxiliar os alunos e até mesmo os professores a compreenderem melhor a matemática. Para tanto, foi delineado alguns estudos sobre autores que defendem o uso da História da Matemática como recurso didático no ensino. Adotaram-se como orientação teórico-metodológica as pesquisas de Vianna (1995) e Bianchi (2006) que apresentam algumas categorias de uso didático da História da matemática, como: informação, motivação, estratégia didática e uso imbricado ou flash da História da Matemática, que foram utilizadas na análise em coleções de livros didáticos do 6º ao 9º ano do ensino Fundamental da coleção “Vontade de saber Matemática” da editora FTD e “Projeto Teláris” da editora Ática, adotadas em várias Escolas Estaduais e municipais, no município de Mossoró/RN. Os resultados deste estudo apontam que a utilização da História da matemática, nos livros didáticos, ainda é bastante utilizada apenas como informação e/ou motivação ou mesmo de forma desconexa com o conteúdo, mas já existem alguns livros didáticos melhorando neste aspecto, integralizando a História da Matemática como recurso didático, enfatizando alguns conteúdos através da Estratégia didática, tornando o estudo bem mais proveitoso e significativo como é o caso da coleção “Vontade de saber” da editora Ática.