O presente estudo objetiva discutir as contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) no âmbito da formação, a partir das concepções de docentes da Educação Básica, participantes do referido Programa no Ceará, constituindo desdobramento de investigação em rede, apoiada pelo Programa Observatório da Educação - OBEDUC (Edital Capes 049/2012), intitulada Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica: estudo exploratório sobre contribuições do PIBID. A referida pesquisa envolveu três programas de pós-graduação em educação, situados nas regiões nordeste (Universidade Estadual do Ceará - UECE) e sudeste (Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP e Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP) do país. Este estudo é resultado da experiência de formação em pesquisa, como bolsistas de iniciação científica, durante a formação inicial em Pedagogia. Trata-se de uma pesquisa empírica, de caráter qualitativo, com 30 professores da Educação Básica que atuaram no PIBID no período de 2007 a 2013. Para a coleta de dados, inicialmente foi enviado um formulário eletrônico, a fim de caracterizar o perfil desses docentes, e, posteriormente, fomos a campo para a realização de entrevista semiestruturada. De posse dos áudios, foram realizadas as transcrições das falas e utilizado o software Nvivo 10 para armazenamento e categorização dos dados. Os sujeitos relataram sobre as experiências formativas vividas no PIBID a partir da caracterização, da definição e da crítica à formação de professores. Além disso, os relatos permitiram a observação e a conclusão de que o PIBID ressignificou a formação pedagógica, promovendo uma reflexão na ação docente, oportunizando, aos supervisores, o contato com a pesquisa acadêmica no âmbito universitário, configurando-se, assim, como um Programa capaz de promover melhorias na educação e na formação docente.