Artigo Anais III JOIN / Edição Brasil

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-8318

PIBID CONECTADO: FERRAMENTA AUXILIADORA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA

Palavra-chaves: ENSINO, INTERNET, FERRAMENTA, PIBID Pôster (PO) QUÍMICA
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 50066
    "edicao_id" => 73
    "trabalho_id" => 536
    "inscrito_id" => 354
    "titulo" => "PIBID CONECTADO: FERRAMENTA AUXILIADORA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA"
    "resumo" => "Segundo Carvalho (1997) a sociedade é um reflexo das modificações onde a educação e a informação desempenham papeis que são indispensáveis para a ocorrência destas. Lima et. al (2013) destaca que o uso da internet amplia a relação entre o aluno e o professor, aumentando a conexão entre a comunidade escolar e o eixo cultural no qual o aluno está inserido, acelerando a autonomia do aluno com relação ao seu processo de ensino-aprendizagem. O presente trabalho tem como objetivo apontar a carência dos alunos oferecendo uma proposta de ensino diferenciado através do projeto PIBID Conectado, desenvolvido na Escola Estadual Professor Abel Freire Coelho, na cidade de Mossoró no estado do Rio Grande do Norte, onde foi aplicado, para os alunos inseridos no projeto, questionários sobre seus hábitos de leitura, sobre a postura e a linguagem do professor, e se o conteúdo abordado dentro de sala seria mais facilitado caso fosse ministrado por alunos. Percebe-se que ao longo do tempo, a evolução da linguagem e da comunicação, o acesso a informação ficou mais dinâmico e facilitado, é necessário para o aluno, o professor estar disposto a seguir essa evolução, pois interfere no seu método de ensino e na compreensão do conteúdo ministrado, quando questionados como o projeto auxiliaria no seu conhecimento, eles pontuam a interação realizada entre aluno-aluno e entre os alunos e o bolsista responsável pelo projeto e a maneira alternativa de se explanar os conteúdos da disciplina que irão refletir no seu aproveitamento; além disso, destacou-se a carência dos alunos frente a utilização de práticas experimentais como forma de auxilio e fixação do conteúdo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "QUÍMICA"
    "palavra_chave" => "ENSINO, INTERNET, FERRAMENTA, PIBID"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD4_SA4_ID354_12092017201713.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:37"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ARIEL QUIZI DE ANDRADE CORINGA"
    "autor_nome_curto" => "ARIEL QUIZI"
    "autor_email" => "arielquizi@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil"
    "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/join/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 50066
    "edicao_id" => 73
    "trabalho_id" => 536
    "inscrito_id" => 354
    "titulo" => "PIBID CONECTADO: FERRAMENTA AUXILIADORA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA"
    "resumo" => "Segundo Carvalho (1997) a sociedade é um reflexo das modificações onde a educação e a informação desempenham papeis que são indispensáveis para a ocorrência destas. Lima et. al (2013) destaca que o uso da internet amplia a relação entre o aluno e o professor, aumentando a conexão entre a comunidade escolar e o eixo cultural no qual o aluno está inserido, acelerando a autonomia do aluno com relação ao seu processo de ensino-aprendizagem. O presente trabalho tem como objetivo apontar a carência dos alunos oferecendo uma proposta de ensino diferenciado através do projeto PIBID Conectado, desenvolvido na Escola Estadual Professor Abel Freire Coelho, na cidade de Mossoró no estado do Rio Grande do Norte, onde foi aplicado, para os alunos inseridos no projeto, questionários sobre seus hábitos de leitura, sobre a postura e a linguagem do professor, e se o conteúdo abordado dentro de sala seria mais facilitado caso fosse ministrado por alunos. Percebe-se que ao longo do tempo, a evolução da linguagem e da comunicação, o acesso a informação ficou mais dinâmico e facilitado, é necessário para o aluno, o professor estar disposto a seguir essa evolução, pois interfere no seu método de ensino e na compreensão do conteúdo ministrado, quando questionados como o projeto auxiliaria no seu conhecimento, eles pontuam a interação realizada entre aluno-aluno e entre os alunos e o bolsista responsável pelo projeto e a maneira alternativa de se explanar os conteúdos da disciplina que irão refletir no seu aproveitamento; além disso, destacou-se a carência dos alunos frente a utilização de práticas experimentais como forma de auxilio e fixação do conteúdo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "QUÍMICA"
    "palavra_chave" => "ENSINO, INTERNET, FERRAMENTA, PIBID"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD4_SA4_ID354_12092017201713.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:37"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ARIEL QUIZI DE ANDRADE CORINGA"
    "autor_nome_curto" => "ARIEL QUIZI"
    "autor_email" => "arielquizi@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil"
    "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/join/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de outubro de 2017

Resumo

Segundo Carvalho (1997) a sociedade é um reflexo das modificações onde a educação e a informação desempenham papeis que são indispensáveis para a ocorrência destas. Lima et. al (2013) destaca que o uso da internet amplia a relação entre o aluno e o professor, aumentando a conexão entre a comunidade escolar e o eixo cultural no qual o aluno está inserido, acelerando a autonomia do aluno com relação ao seu processo de ensino-aprendizagem. O presente trabalho tem como objetivo apontar a carência dos alunos oferecendo uma proposta de ensino diferenciado através do projeto PIBID Conectado, desenvolvido na Escola Estadual Professor Abel Freire Coelho, na cidade de Mossoró no estado do Rio Grande do Norte, onde foi aplicado, para os alunos inseridos no projeto, questionários sobre seus hábitos de leitura, sobre a postura e a linguagem do professor, e se o conteúdo abordado dentro de sala seria mais facilitado caso fosse ministrado por alunos. Percebe-se que ao longo do tempo, a evolução da linguagem e da comunicação, o acesso a informação ficou mais dinâmico e facilitado, é necessário para o aluno, o professor estar disposto a seguir essa evolução, pois interfere no seu método de ensino e na compreensão do conteúdo ministrado, quando questionados como o projeto auxiliaria no seu conhecimento, eles pontuam a interação realizada entre aluno-aluno e entre os alunos e o bolsista responsável pelo projeto e a maneira alternativa de se explanar os conteúdos da disciplina que irão refletir no seu aproveitamento; além disso, destacou-se a carência dos alunos frente a utilização de práticas experimentais como forma de auxilio e fixação do conteúdo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.