Artigo Anais III JOIN / Edição Brasil

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-8318

O CORDEL NA SALA DE AULA, E SUAS RESPECTIVAS FORMAS DE CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DO ALUNO.

Palavra-chaves: LITERATURA DE CORDEL, FERRAMENTA PEDAGÓGICA, EDUCAÇÃO Pôster (PO) INTERDISCIPLINAR
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 49971
    "edicao_id" => 73
    "trabalho_id" => 978
    "inscrito_id" => 1162
    "titulo" => "O CORDEL NA SALA DE AULA, E SUAS RESPECTIVAS FORMAS DE CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DO ALUNO."
    "resumo" => """
      RESUMO\r\n
      Sabendo das atuais dificuldades encontradas pelos docentes na sala de aula, e que uma delas, e talvez a mais pertinente seja a apatia por parte dos alunos durante as aulas, a presente pesquisa procura mostrar que atitudes simples, como o uso da literatura de cordel como ferramenta pedagógica pode atrair a atenção dos estudantes. O projeto tem como principais objetivos a analise das diversas formas que o estudo do  cordel pode ser empregado dentro da sala de aula pelos discentes, e sobretudo que a partir do contato com a pesquisa os professores e alunos de Licenciatura passem a conhecer melhor o cordel, e o vejam como uma rica ferramenta a ser usada na sala de aula, como forma de estimular os alunos de várias maneiras. A literatura de cordel pode ser utilizada como ferramenta de aprendizagem abordando entre outros o estudo e manutenção da língua, a cultura e história de um povo, além de poder ser abordada as questões sociais, que são características próprias da Literatura. O projeto realizará palestra ministrada por docentes que fazem o uso do cordel na sala de aula, linha do tempo sobre a história do cordel ao longo dos séculos, além de apresentações artísticas que se inspiram na temática da literatura e cordel, e recital de cordéis feitos pelos alunos do Campus. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, que se apoia nas literaturas que abordam o tema, e que também é de cunho qualitativo e exploratório, aonde o alvo são os atuais e futuros professores. Não esquecendo que se trata também de uma forma de valorizar a cultura, e incentivar a pratica do cordel, ato esse esquecido pelas gerações atuais.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "INTERDISCIPLINAR"
    "palavra_chave" => "LITERATURA DE CORDEL, FERRAMENTA PEDAGÓGICA, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD4_SA111_ID1162_15092017234443.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:37"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA GESSILANE MAGALHAES DE ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "MARIA GESSILANE"
    "autor_email" => "gessilanemagalhaes@gmail."
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil"
    "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/join/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 49971
    "edicao_id" => 73
    "trabalho_id" => 978
    "inscrito_id" => 1162
    "titulo" => "O CORDEL NA SALA DE AULA, E SUAS RESPECTIVAS FORMAS DE CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO DO ALUNO."
    "resumo" => """
      RESUMO\r\n
      Sabendo das atuais dificuldades encontradas pelos docentes na sala de aula, e que uma delas, e talvez a mais pertinente seja a apatia por parte dos alunos durante as aulas, a presente pesquisa procura mostrar que atitudes simples, como o uso da literatura de cordel como ferramenta pedagógica pode atrair a atenção dos estudantes. O projeto tem como principais objetivos a analise das diversas formas que o estudo do  cordel pode ser empregado dentro da sala de aula pelos discentes, e sobretudo que a partir do contato com a pesquisa os professores e alunos de Licenciatura passem a conhecer melhor o cordel, e o vejam como uma rica ferramenta a ser usada na sala de aula, como forma de estimular os alunos de várias maneiras. A literatura de cordel pode ser utilizada como ferramenta de aprendizagem abordando entre outros o estudo e manutenção da língua, a cultura e história de um povo, além de poder ser abordada as questões sociais, que são características próprias da Literatura. O projeto realizará palestra ministrada por docentes que fazem o uso do cordel na sala de aula, linha do tempo sobre a história do cordel ao longo dos séculos, além de apresentações artísticas que se inspiram na temática da literatura e cordel, e recital de cordéis feitos pelos alunos do Campus. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, que se apoia nas literaturas que abordam o tema, e que também é de cunho qualitativo e exploratório, aonde o alvo são os atuais e futuros professores. Não esquecendo que se trata também de uma forma de valorizar a cultura, e incentivar a pratica do cordel, ato esse esquecido pelas gerações atuais.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "INTERDISCIPLINAR"
    "palavra_chave" => "LITERATURA DE CORDEL, FERRAMENTA PEDAGÓGICA, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD4_SA111_ID1162_15092017234443.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:37"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA GESSILANE MAGALHAES DE ARAUJO"
    "autor_nome_curto" => "MARIA GESSILANE"
    "autor_email" => "gessilanemagalhaes@gmail."
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil"
    "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/join/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de outubro de 2017

Resumo

RESUMO Sabendo das atuais dificuldades encontradas pelos docentes na sala de aula, e que uma delas, e talvez a mais pertinente seja a apatia por parte dos alunos durante as aulas, a presente pesquisa procura mostrar que atitudes simples, como o uso da literatura de cordel como ferramenta pedagógica pode atrair a atenção dos estudantes. O projeto tem como principais objetivos a analise das diversas formas que o estudo do cordel pode ser empregado dentro da sala de aula pelos discentes, e sobretudo que a partir do contato com a pesquisa os professores e alunos de Licenciatura passem a conhecer melhor o cordel, e o vejam como uma rica ferramenta a ser usada na sala de aula, como forma de estimular os alunos de várias maneiras. A literatura de cordel pode ser utilizada como ferramenta de aprendizagem abordando entre outros o estudo e manutenção da língua, a cultura e história de um povo, além de poder ser abordada as questões sociais, que são características próprias da Literatura. O projeto realizará palestra ministrada por docentes que fazem o uso do cordel na sala de aula, linha do tempo sobre a história do cordel ao longo dos séculos, além de apresentações artísticas que se inspiram na temática da literatura e cordel, e recital de cordéis feitos pelos alunos do Campus. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, que se apoia nas literaturas que abordam o tema, e que também é de cunho qualitativo e exploratório, aonde o alvo são os atuais e futuros professores. Não esquecendo que se trata também de uma forma de valorizar a cultura, e incentivar a pratica do cordel, ato esse esquecido pelas gerações atuais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.