Artigo Anais III JOIN / Edição Brasil

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-8318

CONTEXTUALIZAÇÃO DO DO BIOMA CAATINGA NO ENSINO FUNDAMENTAL: PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO

Palavra-chaves: ENSINO TRADICIONAL., APROXIMAÇÃO ALUNO-COTIDIANO, TEMÁTICA REGIONAL Comunicação Oral (CO) CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 49701
    "edicao_id" => 73
    "trabalho_id" => 281
    "inscrito_id" => 1750
    "titulo" => "CONTEXTUALIZAÇÃO DO DO BIOMA CAATINGA NO ENSINO FUNDAMENTAL: PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO"
    "resumo" => "O Bioma Caatinga possui 734.478 de quilômetros quadrados, o que corresponde a aproximadamente 11% do território nacional. Mesmo sendo um bioma bem diversificado, sua abordagem nos livros e materiais didáticos ainda é muitas vezes associado apenas à imagem de seca, consequentemente, transmitindo uma ideia de  pobreza de biodiversidade. O ensino contextualizado, pode contribuir para descontruir essa imagem negativa, através de abordagens que apresentem o bioma em sua amplitude de possibilidades, associadas à utilização de recursos metodológicos diferenciados, promoverem melhorias no processo ensino-aprendizagem, além de contribuir para despertar, nos alunos, uma percepção ambiental crítica. Nessa perspectiva, este trabalho objetivou produzir uma cartilha para contextualização da temática “O homem e a Caatinga”, para ser utilizada com alunos do Ensino fundamental II, como material didático complementar ao Livro Didático. O trabalho constituiu-se de duas etapas fundamentais. Na primeira etapa realizou-se o levantamento dos conteúdos abordados no livro didático utilizado no município, fazendo-se correlação com as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Em seguida, realizou-se uma análise dos assuntos relacionados ao homem e o bioma caatinga, que não eram abordados, ou eram apresentados com superficialidade, não contextualizando a realidade local, no livro didático. Em complemento a esta etapa, seguiu-se com a elaboração de uma cartilha intitulada: O homem e o Bioma Caatinga, que aborda temáticas importantes para entendimento das dificuldades encontradas na região e estratégias de convivência com o semiárido. A partir da avaliação criteriosa do livro didático, percebeu-se que os conteúdos eram abordados de forma simplificada, apresentando conceitos superficiais e, na maioria das vezes, sem contextualização com o cotidiano dos alunos. Assim, a proposição das temáticas apresentadas na cartilha permite aos alunos relacionar o que é visto na sala de aula, no currículo formal, com a sua vida cotidiana, o que possibilita uma ressignificação do aprendizado, possibilitando uma aprendizagem significativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "CIÊNCIAS BIOLÓGICAS"
    "palavra_chave" => "ENSINO TRADICIONAL., APROXIMAÇÃO ALUNO-COTIDIANO, TEMÁTICA REGIONAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA80_ID1750_10092017225656.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:36"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIA AUXILIADORA MONTE BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "AUXILIADORA"
    "autor_email" => "dasinhamonte@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTATUAL DO CEARA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil"
    "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/join/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 49701
    "edicao_id" => 73
    "trabalho_id" => 281
    "inscrito_id" => 1750
    "titulo" => "CONTEXTUALIZAÇÃO DO DO BIOMA CAATINGA NO ENSINO FUNDAMENTAL: PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO"
    "resumo" => "O Bioma Caatinga possui 734.478 de quilômetros quadrados, o que corresponde a aproximadamente 11% do território nacional. Mesmo sendo um bioma bem diversificado, sua abordagem nos livros e materiais didáticos ainda é muitas vezes associado apenas à imagem de seca, consequentemente, transmitindo uma ideia de  pobreza de biodiversidade. O ensino contextualizado, pode contribuir para descontruir essa imagem negativa, através de abordagens que apresentem o bioma em sua amplitude de possibilidades, associadas à utilização de recursos metodológicos diferenciados, promoverem melhorias no processo ensino-aprendizagem, além de contribuir para despertar, nos alunos, uma percepção ambiental crítica. Nessa perspectiva, este trabalho objetivou produzir uma cartilha para contextualização da temática “O homem e a Caatinga”, para ser utilizada com alunos do Ensino fundamental II, como material didático complementar ao Livro Didático. O trabalho constituiu-se de duas etapas fundamentais. Na primeira etapa realizou-se o levantamento dos conteúdos abordados no livro didático utilizado no município, fazendo-se correlação com as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Em seguida, realizou-se uma análise dos assuntos relacionados ao homem e o bioma caatinga, que não eram abordados, ou eram apresentados com superficialidade, não contextualizando a realidade local, no livro didático. Em complemento a esta etapa, seguiu-se com a elaboração de uma cartilha intitulada: O homem e o Bioma Caatinga, que aborda temáticas importantes para entendimento das dificuldades encontradas na região e estratégias de convivência com o semiárido. A partir da avaliação criteriosa do livro didático, percebeu-se que os conteúdos eram abordados de forma simplificada, apresentando conceitos superficiais e, na maioria das vezes, sem contextualização com o cotidiano dos alunos. Assim, a proposição das temáticas apresentadas na cartilha permite aos alunos relacionar o que é visto na sala de aula, no currículo formal, com a sua vida cotidiana, o que possibilita uma ressignificação do aprendizado, possibilitando uma aprendizagem significativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "CIÊNCIAS BIOLÓGICAS"
    "palavra_chave" => "ENSINO TRADICIONAL., APROXIMAÇÃO ALUNO-COTIDIANO, TEMÁTICA REGIONAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA80_ID1750_10092017225656.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:36"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIA AUXILIADORA MONTE BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "AUXILIADORA"
    "autor_email" => "dasinhamonte@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTATUAL DO CEARA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil"
    "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/join/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de outubro de 2017

Resumo

O Bioma Caatinga possui 734.478 de quilômetros quadrados, o que corresponde a aproximadamente 11% do território nacional. Mesmo sendo um bioma bem diversificado, sua abordagem nos livros e materiais didáticos ainda é muitas vezes associado apenas à imagem de seca, consequentemente, transmitindo uma ideia de pobreza de biodiversidade. O ensino contextualizado, pode contribuir para descontruir essa imagem negativa, através de abordagens que apresentem o bioma em sua amplitude de possibilidades, associadas à utilização de recursos metodológicos diferenciados, promoverem melhorias no processo ensino-aprendizagem, além de contribuir para despertar, nos alunos, uma percepção ambiental crítica. Nessa perspectiva, este trabalho objetivou produzir uma cartilha para contextualização da temática “O homem e a Caatinga”, para ser utilizada com alunos do Ensino fundamental II, como material didático complementar ao Livro Didático. O trabalho constituiu-se de duas etapas fundamentais. Na primeira etapa realizou-se o levantamento dos conteúdos abordados no livro didático utilizado no município, fazendo-se correlação com as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Em seguida, realizou-se uma análise dos assuntos relacionados ao homem e o bioma caatinga, que não eram abordados, ou eram apresentados com superficialidade, não contextualizando a realidade local, no livro didático. Em complemento a esta etapa, seguiu-se com a elaboração de uma cartilha intitulada: O homem e o Bioma Caatinga, que aborda temáticas importantes para entendimento das dificuldades encontradas na região e estratégias de convivência com o semiárido. A partir da avaliação criteriosa do livro didático, percebeu-se que os conteúdos eram abordados de forma simplificada, apresentando conceitos superficiais e, na maioria das vezes, sem contextualização com o cotidiano dos alunos. Assim, a proposição das temáticas apresentadas na cartilha permite aos alunos relacionar o que é visto na sala de aula, no currículo formal, com a sua vida cotidiana, o que possibilita uma ressignificação do aprendizado, possibilitando uma aprendizagem significativa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.