O Bioma Caatinga possui 734.478 de quilômetros quadrados, o que corresponde a aproximadamente 11% do território nacional. Mesmo sendo um bioma bem diversificado, sua abordagem nos livros e materiais didáticos ainda é muitas vezes associado apenas à imagem de seca, consequentemente, transmitindo uma ideia de pobreza de biodiversidade. O ensino contextualizado, pode contribuir para descontruir essa imagem negativa, através de abordagens que apresentem o bioma em sua amplitude de possibilidades, associadas à utilização de recursos metodológicos diferenciados, promoverem melhorias no processo ensino-aprendizagem, além de contribuir para despertar, nos alunos, uma percepção ambiental crítica. Nessa perspectiva, este trabalho objetivou produzir uma cartilha para contextualização da temática “O homem e a Caatinga”, para ser utilizada com alunos do Ensino fundamental II, como material didático complementar ao Livro Didático. O trabalho constituiu-se de duas etapas fundamentais. Na primeira etapa realizou-se o levantamento dos conteúdos abordados no livro didático utilizado no município, fazendo-se correlação com as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Em seguida, realizou-se uma análise dos assuntos relacionados ao homem e o bioma caatinga, que não eram abordados, ou eram apresentados com superficialidade, não contextualizando a realidade local, no livro didático. Em complemento a esta etapa, seguiu-se com a elaboração de uma cartilha intitulada: O homem e o Bioma Caatinga, que aborda temáticas importantes para entendimento das dificuldades encontradas na região e estratégias de convivência com o semiárido. A partir da avaliação criteriosa do livro didático, percebeu-se que os conteúdos eram abordados de forma simplificada, apresentando conceitos superficiais e, na maioria das vezes, sem contextualização com o cotidiano dos alunos. Assim, a proposição das temáticas apresentadas na cartilha permite aos alunos relacionar o que é visto na sala de aula, no currículo formal, com a sua vida cotidiana, o que possibilita uma ressignificação do aprendizado, possibilitando uma aprendizagem significativa.