Este artigo tem a pretensão de elencar alguns apontamentos sobre as concepções das contribuições de Ausubel ao ensino da Matemática, levando em consideração os aspectos da região de fronteira- Brasil e Paraguai, especificamente, Ponta Porã e Pedro Juan Caballero. Essas cidades são consideradas gêmeas por serem separadas unicamente por uma linha que delimita um país de outro. Este trabalho é de cunho bibliográfico e também foram realizadas observações do contexto escolar durantes as atividades práticas desenvolvidas durante o curso de formação de docente que possibilitaram pensar sobre as estratégias pedagógicas com vistas no ensino de Matemática. Os materiais da cultura da localidade podem ser utilizados para possibilitar a construção de uma aprendizagem significativa, podendo ser uma ferramenta, para o professor, a exemplo da chipa, do cambio, da população da região, etc. Mas, é imprescindível que o professor se posicione como mediador e articulador das situações do cotidiano da fronteira com os conteúdos e os conceitos matemáticos, para uma posterior abstração e sistematização. Dessa forma cabe aos educadores refletirem sobre suas metodologias para o ensino de Matemática e pensarem a escola como local de transformação. Visto que o ensino-aprendizagem da disciplina e considerado pelos estudantes, difícil e complicado, pois, o método do educador e baseado na memorização na qual acaba contribuindo na falta de interesse dos estudantes, para isso neste artigo foi pensado em utilizar a teoria de Ausubel, aprendizagem significativa, trabalhar conteúdos matemáticos partindo dos conhecimentos prévios, em sua teoria aprendizagem significativa e de suma importância, pois e levado em consideração a estrutura cognitiva do estudante.