Artigo Anais III JOIN / Edição Brasil

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-8318

A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA PERSPECTIVA DE UMA ESCOLA PÚBLICA E PRIVADA

Palavra-chaves: ORGANIZAÇÃO, TRABALHO PEDAGÓGICO, ESCOLA PÚBLICA X PRIVADA. Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 49460
    "edicao_id" => 73
    "trabalho_id" => 667
    "inscrito_id" => 523
    "titulo" => "A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA PERSPECTIVA DE UMA ESCOLA PÚBLICA E PRIVADA"
    "resumo" => "O presente estudo apresenta uma breve discussão de possíveis contribuições para a reflexão acerca da organização do trabalho pedagógico que regem uma instituição escolar. Diante disso, temos como objetivo geral conhecer aspectos específicos da organização do trabalho escolar que contribui para o bom desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem, ressaltando ainda, convergências e divergências das instituições pesquisadas. Desta forma, a pesquisa foi realizada especificamente em uma escola pública e uma privada localizada na cidade de Sousa-Paraíba. A qual caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, realizada através de um levantamento bibliográfico e um questionário pré-definido pelas autoras. Sendo assim, o texto retrata um estudo explicitando separadamente os perfis de ambas escolas supracitadas, almejando esclarecer e compreender a organização do trabalho pedagógico relacionando à teoria e prática, a qual oportunizou uma reflexão de como ocorre essa organização pedagógica   e sua importância no processo de ensino-aprendizagem significativo e eficaz. Acredita-se que, essas escolas possuem formas de funcionamento peculiares na organização do trabalho pedagógico as quais contribuem com o processo educativo de qualidade, percebeu-se ainda que, em muitos pontos elas convergem e divergem, mas que são próprios de cada uma, nessa dinamização de relações e organização. Portanto, o estudo promoveu a compreensão das especificidades educacionais que as escolas desenvolvem mesmo tendo objetivos e organizações diferentes, bem como relacionados aos fatores intra e extra escolares que têm influenciado no cotidiano escolar, tendo a interdisciplinaridade articulada ao trabalho pedagógico em prol de uma educação emancipatória, de modo que, cada escola com suas particularidades, dificuldades e avanços partilham de ambiente escolar que visa o educando como o centro do saber."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO"
    "palavra_chave" => "ORGANIZAÇÃO, TRABALHO PEDAGÓGICO, ESCOLA PÚBLICA X PRIVADA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA107_ID523_14092017213701.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:36"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAYRES SARMENTO SÁ BEZERRA"
    "autor_nome_curto" => "THAYRES SÁ"
    "autor_email" => "thayresarmento@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil"
    "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/join/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 49460
    "edicao_id" => 73
    "trabalho_id" => 667
    "inscrito_id" => 523
    "titulo" => "A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA PERSPECTIVA DE UMA ESCOLA PÚBLICA E PRIVADA"
    "resumo" => "O presente estudo apresenta uma breve discussão de possíveis contribuições para a reflexão acerca da organização do trabalho pedagógico que regem uma instituição escolar. Diante disso, temos como objetivo geral conhecer aspectos específicos da organização do trabalho escolar que contribui para o bom desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem, ressaltando ainda, convergências e divergências das instituições pesquisadas. Desta forma, a pesquisa foi realizada especificamente em uma escola pública e uma privada localizada na cidade de Sousa-Paraíba. A qual caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, realizada através de um levantamento bibliográfico e um questionário pré-definido pelas autoras. Sendo assim, o texto retrata um estudo explicitando separadamente os perfis de ambas escolas supracitadas, almejando esclarecer e compreender a organização do trabalho pedagógico relacionando à teoria e prática, a qual oportunizou uma reflexão de como ocorre essa organização pedagógica   e sua importância no processo de ensino-aprendizagem significativo e eficaz. Acredita-se que, essas escolas possuem formas de funcionamento peculiares na organização do trabalho pedagógico as quais contribuem com o processo educativo de qualidade, percebeu-se ainda que, em muitos pontos elas convergem e divergem, mas que são próprios de cada uma, nessa dinamização de relações e organização. Portanto, o estudo promoveu a compreensão das especificidades educacionais que as escolas desenvolvem mesmo tendo objetivos e organizações diferentes, bem como relacionados aos fatores intra e extra escolares que têm influenciado no cotidiano escolar, tendo a interdisciplinaridade articulada ao trabalho pedagógico em prol de uma educação emancipatória, de modo que, cada escola com suas particularidades, dificuldades e avanços partilham de ambiente escolar que visa o educando como o centro do saber."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO"
    "palavra_chave" => "ORGANIZAÇÃO, TRABALHO PEDAGÓGICO, ESCOLA PÚBLICA X PRIVADA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA107_ID523_14092017213701.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:36"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAYRES SARMENTO SÁ BEZERRA"
    "autor_nome_curto" => "THAYRES SÁ"
    "autor_email" => "thayresarmento@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil"
    "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/join/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de outubro de 2017

Resumo

O presente estudo apresenta uma breve discussão de possíveis contribuições para a reflexão acerca da organização do trabalho pedagógico que regem uma instituição escolar. Diante disso, temos como objetivo geral conhecer aspectos específicos da organização do trabalho escolar que contribui para o bom desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem, ressaltando ainda, convergências e divergências das instituições pesquisadas. Desta forma, a pesquisa foi realizada especificamente em uma escola pública e uma privada localizada na cidade de Sousa-Paraíba. A qual caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, realizada através de um levantamento bibliográfico e um questionário pré-definido pelas autoras. Sendo assim, o texto retrata um estudo explicitando separadamente os perfis de ambas escolas supracitadas, almejando esclarecer e compreender a organização do trabalho pedagógico relacionando à teoria e prática, a qual oportunizou uma reflexão de como ocorre essa organização pedagógica e sua importância no processo de ensino-aprendizagem significativo e eficaz. Acredita-se que, essas escolas possuem formas de funcionamento peculiares na organização do trabalho pedagógico as quais contribuem com o processo educativo de qualidade, percebeu-se ainda que, em muitos pontos elas convergem e divergem, mas que são próprios de cada uma, nessa dinamização de relações e organização. Portanto, o estudo promoveu a compreensão das especificidades educacionais que as escolas desenvolvem mesmo tendo objetivos e organizações diferentes, bem como relacionados aos fatores intra e extra escolares que têm influenciado no cotidiano escolar, tendo a interdisciplinaridade articulada ao trabalho pedagógico em prol de uma educação emancipatória, de modo que, cada escola com suas particularidades, dificuldades e avanços partilham de ambiente escolar que visa o educando como o centro do saber.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.