INTRODUÇÃO: As estratégias de ensino e pesquisa, aliadas à extensão, influenciam de forma positiva no processo de ensino aprendizagem e na formação profissional, já que a particularidade da extensão é ser realizada junto à comunidade oferecendo ao discente a oportunidade de desenvolvimento crítico e reflexão acerca da realidade social. OBJETIVO: Relatar a experiência de como a partir de uma extensão universitária originou-se uma pesquisa acadêmica no âmbito da saúde mental. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência sobre a participação no projeto de extensão “O matriciamento como estratégia para a integralidade do cuidado na Rede de Atenção Psicossocial” realizado por discentes e docentes do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Campus Pesqueira, com 24 profissionais da Rede de Atenção Psicossocial no ano de 2016, através de rodas de conversas pautando-se em diversos contextos em saúde mental tendo como fundamento a Educação Popular formulada por Paulo Freire. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Durante os encontros foram identificados nas rodas de conversa algumas fragilidades no nível de conhecimento dos profissionais dos serviços no que se refere ao cuidado prestado aos portadores de transtornos mentais, como também a não compreensão do matriciamento, que podem contribuir para a desarticulação da rede. As rodas de conversa realizadas com as equipes que desempenhavam suas funções nas Unidades de Saúde da Família (USF): Pitanguinha, CAIC e Xucurus, profissionais do CAPS, do Núcleo de Apoio Saúde da Família (NASF) e do hospital Dr. Lídio Paraíba, serviram para o esclarecimento de dúvidas e para fortalecer o vínculo entre as mesmas proporcionando a troca de saberes, a partir do diálogo e da escuta com outros indivíduos. No decorrer das atividades executadas foi notória a assimilação de conteúdo diante de colocações realizadas pelos participantes, bem como a satisfação auto referida. A partir da experiência vivenciada na extensão e do contato com as problemáticas enfrentadas por essas equipes surgiu o interesse em pesquisar sobre as práticas e estratégias de acolhimento aos usuários em processo de sofrimento e adoecimento mental, desenvolvidas na Rede de Atenção Psicossocial. Fundamentado nos relatos foi produzido um plano de trabalho e submetido ao Programa de Iniciação Científica e Tecnológica, da Pró - Reitoria de Pesquisa Graduação e Inovação do IFPE, conforme o EDITAL Nº 04/ 2017, sendo aprovado e apoiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). CONCLUSÃO: O trabalho realizado em conjunto com a gestão municipal e a equipe do Centro de Atenção Psicossocial na construção dessas atividades educativas foram relevantes no que se diz respeito ao estreitamento dos laços entre os diversos equipamentos que constituem a rede. A extensão foi de extrema valia no que concerne ao despertar por mais conhecimento e querer ir em busca de novas experiências, oportunizando a construção de uma pesquisa e ajudando a estreitar lacunas existentes na rede.