PIMENTA, Herbene Fernandes. Pedagogia social: uma ferramenta de inclusão. Anais III CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/44934>. Acesso em: 22/12/2024 18:54
Ao longo da história, a humanidade é marcada por processos de desigualdades sociais. Diante do crescimento da sociedade evidencia-se concomitantemente a evolução das injustiças que banalizam a dignidade do ser humano. Embora, essa realidade apresente-se constantemente no cotidiano das comunidades, se faz necessário, buscar alternativas que minimizem a exclusão social que os indivíduos enfrentam. Nesse contexto, o presente trabalho objetiva refletir sobre a Pedagogia Social como prática educativa de inclusão social. Como percurso metodológico foi utilizado pesquisa bibliográfica qualitativa que tem como aporte teórico os autores: Severo (2017); Graciani (2014); Machado (2008) Caliman (2006); Libâneo (2004); entre outros. Com base nesses estudos apresenta-se uma discussão e uma experiência vivenciada na Casa Lar, na cidade de Sousa-PB, instituição de abrigo para crianças e adolescentes sob medida protetiva judicial. Este Programa de Extensão Universitária, em vigência no ano de 2018, tem a finalidade de contribuir com a formação dos graduandos do curso de Pedagogia do CFP/UFCG- Campus de Cajazeiras-PB, oportunizando uma experiência extensionistas em Pedagogia Social. Os resultados sinalizam que a Pedagogia Social ainda está em processo de inserção na produção acadêmica brasileira, embora, a necessidade de efetivação desta Ciência seja urgente diante a demanda que o contexto social nos apresenta de inúmeros grupos em situação de vulnerabilidade social sofrendo a com a exclusão no seio da comunidade