Na sociedade contemporânea há diversas formas de comunicação e informações coexistindo e fazendo parte das práticas socioculturais dos indivíduos. Nesse sentido, é fundamental aproximar o ensino à realidade na qual as crianças estão inseridas, utilizando os recursos tecnológicos disponíveis na escola para oportunizar situações de aprendizagem de forma inovadora, criativa, dinâmica e colaborativa. Com base nessa premissa, este estudo tem o intuito de analisar a utilização do software GCompris no processo de letramento digital de crianças. Utilizando-se da pesquisa qualitativa para abordar esta temática, buscou-se a contribuição de estudiosos que nortearam a fundamentação teórica e foi realizada uma análise sucinta das atividades contidas no software educacional GCompris, a fim de identificar como o sua utilização pode contribuir para o letramento digital. A utilização de tecnologias digitais constitui um desafio para muitos docentes que se deparam com dificuldades no manuseio delas na sala de aula ou mesmo sequer chegam a utilizá-las. Assim, diante da relevância do uso das tecnologias para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras, é necessário que o docente tenha conhecimento e domínio do uso dos recursos disponíveis na escola, para, então, inseri-los na sua rotina educativa. Também é fundamental que este profissional participe de formação continuada a fim de capacitar-se para o uso das tecnologias, desempenhando sua função de forma competente e criando condições propícias para a formação de cidadãos críticos e conscientes do seu papel no meio em que estão inseridos.