Este trabalho traz resultados de uma pesquisa documental com vistas a mapear as políticas institucionais de assistência estudantil desenvolvidas pelo Instituto Federal de Sergipe (IFS) no âmbito da questão étnicorracial e combate ao racismo junto aos discentes advindos à instituição através das cotas sóciorraciais. Trata-se de um trabalho vinculado a uma pesquisa de mestrado do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) intitulada: “acesso, permanência e êxito dos estudantes negros do instituto federal de Sergipe: o caso do campus Aracaju”. Apresenta um panorama geral da temática na introdução, aponta a metodologia da pesquisa, traz seus principais resultados e discussões e, por fim, as conclusões. Destaca-se a relevância das discussões aqui colocadas na perspectiva de contribuir para a reflexão das bases teóricas e metodológicas e a reinterpretação sobre a questão étnico-racial na sua relação com as ações afirmativas e assistência estudantil, bem como, por apresentar um grande potencial de produzir contribuições originais para a comunidade científica.