O presente artigo intitulado: “O incentivo à leitura na Educação de Jovens e Adultos” visa oportunizar aos estudantes dessa modalidade o interesse pela leitura e compreensão de diversos gêneros textuais como a música, o poema, cantigas de roda, bilhetes, entre outros de forma lúdica e prazerosa. Observa-se que boas partes dos estudantes possuem dificuldade em ler e participar de atividades que envolvam a leitura, uns porque possuem dificuldades em ler outros pela falta de incentivo. Esse trabalho investigativo objetiva estimular a leitura por meio de atividades divertidas que favoreçam a heterogeneidade, em outras palavras, a interação de diferentes nessas práticas estimulará os participantes a compartilharem experiências que resultarão em aprendizagens significativas. O trabalho com a tecnologia (tablets, celulares, computadores, entre outros) em sala de aula bem como fora do âmbito escolar, pode estimular a pesquisa, a criatividade e a atenção dos estudantes para uma leitura mais ampla e diversificada bem como o acervo de variados autores da literatura será uma forma de investigar como os envolvidos reagirão frente aos textos trabalhados e se os mesmos adquirirão conhecimentos relacionados aos temas propostos. A exposição de vários escritos podem propiciar o conhecimento de diversos gêneros textuais a fim de que eles possam se identificar e participar das atividades propostas. Portanto, o trabalho coletivo, propiciará o desenvolvimento das habilidades e competências no âmbito da leitura. Além de se trabalhar a diversidade textual se dará ênfase a interação dos grupos cujos participantes se envolvam mutuamente independente de sua condição física ou psicológica, objetivando melhorar as relações interpessoais e o desempenho intelectual.