Artigo Anais III CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

LUDICIDADE: RECURSO DIDÁTICO FACILITADOR PARA ABORDAGENS DE TEMAS QUÍMICOS NUMA TURMA INCLUSIVA

Palavra-chaves: DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, TEATRO QUÍMICO, ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL Comunicação Oral (CO) GT-06 - EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
0 of 0
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 44776 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 601 "inscrito_id" => 2316 "titulo" => "LUDICIDADE: RECURSO DIDÁTICO FACILITADOR PARA ABORDAGENS DE TEMAS QUÍMICOS NUMA TURMA INCLUSIVA" "resumo" => "Resumo: Pessoas com deficiência intelectual apresentam dificuldades para resolver problemas e compreender ideias abstratas, gerando diversas lacunas na sua cognição. Tal fato está atrelado a um retardo no seu desenvolvimento e aprendizagem, tornando necessário um currículo adaptado e flexível. Neste sentindo, a aquisição da aprendizagem em disciplinas pertinentes a área das Ciências Exatas como a Química, torna-se um grande desafio. A mesma é caracterizada, por grande parte dos discentes, como difícil e complexa, devido a seus conteúdos considerados de alta subjeção, sendo imprescindível uma adaptação metodológica para que assim ocorra uma construção da aprendizagem. Desta maneira, o objetivo deste trabalho foi desenvolver uma atividade intitulada “Show da Química Inclusivo” (SQI) por meio de uma ação lúdica como o teatro, com o tema “Horta Orgânica e Alimentação Saudável” a fim de estimular a compreensão dos estudantes sobre agrotóxicos e alimentação saudável com um ensino mais diferenciado e alegre. Foi utilizada uma metodologia qualitativa e de cunho participante, sendo aplicado para uma turma de deficientes intelectuais o “Show da Química Inclusivo” com uma peça teatral. Por conseguinte, foi aplicado um Questionário Final (QF) pretendendo avaliar a progressividade dos discentes mediante a temática exposta no teatro Químico, apresentado anteriormente. Os resultados demonstraram que a utilização do lúdico por meio do teatro torna-se um importante recurso para potencializar o ensino para alunos com deficiência intelectual, pois foram constatados que estes responderam de maneira exitosa ao QF.Resumo: Pessoas com deficiência intelectual apresentam dificuldades para resolver problemas e compreender ideias abstratas, gerando diversas lacunas na sua cogn" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-06 - EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "palavra_chave" => "DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, TEATRO QUÍMICO, ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA6_ID2316_03082018130345.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MILENY FERREIRA NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "MILENY FERREIRA" "autor_email" => "milenyferreira@live.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 44776 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 601 "inscrito_id" => 2316 "titulo" => "LUDICIDADE: RECURSO DIDÁTICO FACILITADOR PARA ABORDAGENS DE TEMAS QUÍMICOS NUMA TURMA INCLUSIVA" "resumo" => "Resumo: Pessoas com deficiência intelectual apresentam dificuldades para resolver problemas e compreender ideias abstratas, gerando diversas lacunas na sua cognição. Tal fato está atrelado a um retardo no seu desenvolvimento e aprendizagem, tornando necessário um currículo adaptado e flexível. Neste sentindo, a aquisição da aprendizagem em disciplinas pertinentes a área das Ciências Exatas como a Química, torna-se um grande desafio. A mesma é caracterizada, por grande parte dos discentes, como difícil e complexa, devido a seus conteúdos considerados de alta subjeção, sendo imprescindível uma adaptação metodológica para que assim ocorra uma construção da aprendizagem. Desta maneira, o objetivo deste trabalho foi desenvolver uma atividade intitulada “Show da Química Inclusivo” (SQI) por meio de uma ação lúdica como o teatro, com o tema “Horta Orgânica e Alimentação Saudável” a fim de estimular a compreensão dos estudantes sobre agrotóxicos e alimentação saudável com um ensino mais diferenciado e alegre. Foi utilizada uma metodologia qualitativa e de cunho participante, sendo aplicado para uma turma de deficientes intelectuais o “Show da Química Inclusivo” com uma peça teatral. Por conseguinte, foi aplicado um Questionário Final (QF) pretendendo avaliar a progressividade dos discentes mediante a temática exposta no teatro Químico, apresentado anteriormente. Os resultados demonstraram que a utilização do lúdico por meio do teatro torna-se um importante recurso para potencializar o ensino para alunos com deficiência intelectual, pois foram constatados que estes responderam de maneira exitosa ao QF.Resumo: Pessoas com deficiência intelectual apresentam dificuldades para resolver problemas e compreender ideias abstratas, gerando diversas lacunas na sua cogn" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-06 - EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "palavra_chave" => "DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, TEATRO QUÍMICO, ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA6_ID2316_03082018130345.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MILENY FERREIRA NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "MILENY FERREIRA" "autor_email" => "milenyferreira@live.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

Resumo: Pessoas com deficiência intelectual apresentam dificuldades para resolver problemas e compreender ideias abstratas, gerando diversas lacunas na sua cognição. Tal fato está atrelado a um retardo no seu desenvolvimento e aprendizagem, tornando necessário um currículo adaptado e flexível. Neste sentindo, a aquisição da aprendizagem em disciplinas pertinentes a área das Ciências Exatas como a Química, torna-se um grande desafio. A mesma é caracterizada, por grande parte dos discentes, como difícil e complexa, devido a seus conteúdos considerados de alta subjeção, sendo imprescindível uma adaptação metodológica para que assim ocorra uma construção da aprendizagem. Desta maneira, o objetivo deste trabalho foi desenvolver uma atividade intitulada “Show da Química Inclusivo” (SQI) por meio de uma ação lúdica como o teatro, com o tema “Horta Orgânica e Alimentação Saudável” a fim de estimular a compreensão dos estudantes sobre agrotóxicos e alimentação saudável com um ensino mais diferenciado e alegre. Foi utilizada uma metodologia qualitativa e de cunho participante, sendo aplicado para uma turma de deficientes intelectuais o “Show da Química Inclusivo” com uma peça teatral. Por conseguinte, foi aplicado um Questionário Final (QF) pretendendo avaliar a progressividade dos discentes mediante a temática exposta no teatro Químico, apresentado anteriormente. Os resultados demonstraram que a utilização do lúdico por meio do teatro torna-se um importante recurso para potencializar o ensino para alunos com deficiência intelectual, pois foram constatados que estes responderam de maneira exitosa ao QF.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.