Resumo: Pessoas com deficiência intelectual apresentam dificuldades para resolver problemas e compreender ideias abstratas, gerando diversas lacunas na sua cognição. Tal fato está atrelado a um retardo no seu desenvolvimento e aprendizagem, tornando necessário um currículo adaptado e flexível. Neste sentindo, a aquisição da aprendizagem em disciplinas pertinentes a área das Ciências Exatas como a Química, torna-se um grande desafio. A mesma é caracterizada, por grande parte dos discentes, como difícil e complexa, devido a seus conteúdos considerados de alta subjeção, sendo imprescindível uma adaptação metodológica para que assim ocorra uma construção da aprendizagem. Desta maneira, o objetivo deste trabalho foi desenvolver uma atividade intitulada “Show da Química Inclusivo” (SQI) por meio de uma ação lúdica como o teatro, com o tema “Horta Orgânica e Alimentação Saudável” a fim de estimular a compreensão dos estudantes sobre agrotóxicos e alimentação saudável com um ensino mais diferenciado e alegre. Foi utilizada uma metodologia qualitativa e de cunho participante, sendo aplicado para uma turma de deficientes intelectuais o “Show da Química Inclusivo” com uma peça teatral. Por conseguinte, foi aplicado um Questionário Final (QF) pretendendo avaliar a progressividade dos discentes mediante a temática exposta no teatro Químico, apresentado anteriormente. Os resultados demonstraram que a utilização do lúdico por meio do teatro torna-se um importante recurso para potencializar o ensino para alunos com deficiência intelectual, pois foram constatados que estes responderam de maneira exitosa ao QF.