LITERATURA INFANTIL COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO DE MODELOS FAMILIARES HOMOPARENTAIS
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 44773 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 526 "inscrito_id" => 1841 "titulo" => "LITERATURA INFANTIL COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO DE MODELOS FAMILIARES HOMOPARENTAIS" "resumo" => "O presente texto tem como objetivo discutir sobre a inclusão defamílias homoparentaisno contexto da literatura infantil na perspectiva da inclusão social e respeito à diversidade.Para realizar esse trabalho foi primeiramente realizada uma revisão bibliográfica utilizando como aportes teóricos: ARGÜELLO(2005),ALVES et alia (2016), FOUCAULT (1975), DRESCH (2016), BITTAR (1993) COSTA et SANTOS (2016) e MEIRELES (1984),em seguida, foi desenvolvido um estudo de campo com abordagem qualitativa com a participação de graduandos em Letras (Inglês e Espanhol) que responderam um questionário sobre a literatura infantil e famílias homoparentais a partir da leituras dos livros infantis And tango makesthree e Nicolás tiene dos papás. Para estruturar o trabalho foi contextualizado o conceito de famíliae noções de identidade(s), bem como a representação da família homoparental nos livros paradidáticos infantis. Posteriormente, são analisados as opiniões dos professores em formação de cursos de línguas estrangeirasacerca da questão dadiversidade de identidades de gênero e de família e como a mesma poderia ser trabalhada em sala de aula através da literatura infantil. Desse modo, a pesquisa contribui com a difusão de novas abordagens de ensino da literaturaque incluam as múltiplas formas de visualizar a noção de família na sociedade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-14 - PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA, LITERATURA INFANTIL E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "DIVERSIDADE DE GÊNERO, LITERATURA INFANTIL, LÍNGUA ESTRANGEIRA, FAMÍLIA HOMOPARENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA16_ID1841_02082018154323.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAGDIEL JÚNIOR DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MAGDIEL" "autor_email" => "magdieljunior@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 44773 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 526 "inscrito_id" => 1841 "titulo" => "LITERATURA INFANTIL COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO DE MODELOS FAMILIARES HOMOPARENTAIS" "resumo" => "O presente texto tem como objetivo discutir sobre a inclusão defamílias homoparentaisno contexto da literatura infantil na perspectiva da inclusão social e respeito à diversidade.Para realizar esse trabalho foi primeiramente realizada uma revisão bibliográfica utilizando como aportes teóricos: ARGÜELLO(2005),ALVES et alia (2016), FOUCAULT (1975), DRESCH (2016), BITTAR (1993) COSTA et SANTOS (2016) e MEIRELES (1984),em seguida, foi desenvolvido um estudo de campo com abordagem qualitativa com a participação de graduandos em Letras (Inglês e Espanhol) que responderam um questionário sobre a literatura infantil e famílias homoparentais a partir da leituras dos livros infantis And tango makesthree e Nicolás tiene dos papás. Para estruturar o trabalho foi contextualizado o conceito de famíliae noções de identidade(s), bem como a representação da família homoparental nos livros paradidáticos infantis. Posteriormente, são analisados as opiniões dos professores em formação de cursos de línguas estrangeirasacerca da questão dadiversidade de identidades de gênero e de família e como a mesma poderia ser trabalhada em sala de aula através da literatura infantil. Desse modo, a pesquisa contribui com a difusão de novas abordagens de ensino da literaturaque incluam as múltiplas formas de visualizar a noção de família na sociedade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-14 - PRÁTICAS DE LEITURA, ESCRITA, LITERATURA INFANTIL E INCLUSÃO" "palavra_chave" => "DIVERSIDADE DE GÊNERO, LITERATURA INFANTIL, LÍNGUA ESTRANGEIRA, FAMÍLIA HOMOPARENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA16_ID1841_02082018154323.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAGDIEL JÚNIOR DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MAGDIEL" "autor_email" => "magdieljunior@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }