Reflete acerca da formação docente em Direitos Humanos a partir da análise do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos-PNEDH. A política pública de educação é abordada no documento como estratégica para a promocão de espaços formativos em Direitos Humanos, o que remonta à formação de educadores que atuam no espaço das instituições de ensino. Atentos a isto, buscamos compreender quais direcionamentos da política pública de Educação em Direitos Humanos – EDH para a formação docente, compreendendo estes profissionais como agentes essenciais nos processos de formação em EDH. Como metodologia, foi adotada a pesquisa documental ao PNEDH, observando detalhadamente em quais aspectos o documento aponta para ações relacionadas à formação docente e para as Instituições de Ensino Superior – IES formadoras. Trazendo algumas contribuições sobre a conceituação da educação em direitos humanos, este estudo sinaliza o posicionamento sobre como este campo do saber se faz necessário às iniciativas de respeito e ampliação de uma cultura alicerçada nos Direitos Humanos, com vistas ao fortalecimento do regime democrático, da cidadania e da participação social. Compreende-se que a EDH no processo de formação docente é elemento essencial para a sensibilização de multiplicadores destes saberes; visto que a prática pedagógica docente possibilita a abertura de espaços de conhecimento, reflexão e assimiliação da cultura e do respeito aos Direitos Humanos.