Artigo Anais III CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

A CONSTRUÇÃO E APLICABILIDADE DE MEMES NO ENSINO DE GEOGRAFIA POR MEIO DA PRÁXIS EDUCATIVO-COLETIVA

Palavra-chaves: ENSINO DE GEOGRAFIA, PRÁXIS EDUCATIVO-COLETIVA, MEMES Comunicação Oral (CO) GT-02 - TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL
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Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

O presente trabalho tem como objeto de estudo a aplicabilidade de Memes no ensino de geografia vinculado a práxis educativo-coletiva. Com o objetivo de analisar as contribuições que os mesmos, como recursos didático-pedagógicos elaborados pelos discentes, podem proporcionar ao ensino e a aprendizagem em geografia. A escolha de se trabalhar um gênero textual utilizado nas redes sociais, justifica-se, pois os Memes apresentam uma linguagem condizente com o atual contexto tecnológico e sociocultural que os estudantes estão inseridos, e uma vez elaborados por eles, é possível aproximar os conteúdos disciplinares das situações vividas e observadas na realidade fora do ambiente escolar. Já a escolha da práxis educativo-coletiva, se deu pois esta ressalta a importâncias de uma atuação pedagógica que prioriza o protagonismo estudantil e a participação conjunta de todos os sujeitos na construção do conhecimento. O trabalho trata-se de um relato de experiência referente a uma sequência didática desenvolvida no mês de maio de 2018, durante as aulas de geografia em uma turma da 3ª série ensino médio na E. E. E. F. M. Joana Emília da Silva, Fagundes-PB. Partindo de um levantamento teórico a respeito da práxis na disciplina Tópicos em Educação II: Práxis Educativo-Coletiva. Assim como, um breve estudo metodológico sobre o uso dos Memes como recurso didático-pedagógico, realizado na disciplina Ensino-Aprendizagem no Contexto das Tecnologias Digitais, componentes curriculares do Programa de Pós-Graduação em Formação de Professores da UEPB.

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