Artigo Anais III CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

ZOOLOGIA DOS INVERTEBRADOS: CONFECÇÃO DE CAIXAS ENTOMOLÓGICAS DE BAIXO CUSTO COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ESTUDO DOS ARTRÓPODES NO ENSINO DE CIÊNCIAS.

Palavra-chaves: ARTRÓPODES, ENSINO, MEIO AMBIENTE, RELAÇÕES ECOLOGICAS Pôster (PO) AT 10 - Ciências Biológicas e Biomedicina: novas abordagens na pesquisa e no ensino
"2018-07-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 43434
    "edicao_id" => 91
    "trabalho_id" => 57
    "inscrito_id" => 72
    "titulo" => "ZOOLOGIA DOS INVERTEBRADOS: CONFECÇÃO DE CAIXAS ENTOMOLÓGICAS DE BAIXO CUSTO COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ESTUDO DOS ARTRÓPODES NO ENSINO DE CIÊNCIAS."
    "resumo" => """
      O filo artrópode constitue o grupo de animais com a maior diversidade de espécies catalogadas. A principal característica desses animais e a presença de um exoesqueleto quitinoso rígido e vários apêndices articulados distribuídos pelo corpo. Esses animais exercem diversas funções na natureza e são considerados bioindicadores, pois reagem rapidamente a alterações no meio ambiente. Os artrópodes habitam os mais diversos ambientes e são muito importantes para a manutenção dos ecossistemas e da qualidade de vida de outras espécies.\r\n
      Nesse sentido este trabalho teve como objetivo estudar os artrópodes buscando estabelecer quais relações estes animais exercem com o meio ambiente. Introduzindo uma metodologia que facilitasse o aprendizado dos alunos da rede publica. Para isso foi proposto aos estudantes do sexto ano do ensino fundamental a coleta dos artrópodes e a confecção de caixas entomológicas de baixo custo para o estudo dos artrópodes com o auxilio de uma oficina voltada aos estudantes.\r\n
      A metodologia utilizada nesse trabalho mostrou-se bastante eficaz para o aprendizado do assunto abordado com os discentes que de inicio não conheciam a importância desses animais e nem mesmo as características básicas que os diferem dos outros animais. Onde, no decorrer das práticas os educandos puderam compreender alguns conceitos sobre zoologia dos artrópodes ensinados no decorrer das atividades tal como a classificação dos artrópodes, e as relações ecológicas estabelecidas por esses animais com o meio ambiente. Por fim constatou-se a importância de se adotar novas metodologias para o ensino de ciências buscando facilitar o processo de ensino-aprendizagem nas escolas da rede pública.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 10 - Ciências Biológicas e Biomedicina: novas abordagens na pesquisa e no ensino"
    "palavra_chave" => "ARTRÓPODES, ENSINO, MEIO AMBIENTE, RELAÇÕES ECOLOGICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD4_SA20_ID72_03042018225938.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:27"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:22:29"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WIRLLEM MAIK DE SOUZA BARREIROS"
    "autor_nome_curto" => "WIRLLEM"
    "autor_email" => "wirlem.barreiros17@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg"
    "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 43434
    "edicao_id" => 91
    "trabalho_id" => 57
    "inscrito_id" => 72
    "titulo" => "ZOOLOGIA DOS INVERTEBRADOS: CONFECÇÃO DE CAIXAS ENTOMOLÓGICAS DE BAIXO CUSTO COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ESTUDO DOS ARTRÓPODES NO ENSINO DE CIÊNCIAS."
    "resumo" => """
      O filo artrópode constitue o grupo de animais com a maior diversidade de espécies catalogadas. A principal característica desses animais e a presença de um exoesqueleto quitinoso rígido e vários apêndices articulados distribuídos pelo corpo. Esses animais exercem diversas funções na natureza e são considerados bioindicadores, pois reagem rapidamente a alterações no meio ambiente. Os artrópodes habitam os mais diversos ambientes e são muito importantes para a manutenção dos ecossistemas e da qualidade de vida de outras espécies.\r\n
      Nesse sentido este trabalho teve como objetivo estudar os artrópodes buscando estabelecer quais relações estes animais exercem com o meio ambiente. Introduzindo uma metodologia que facilitasse o aprendizado dos alunos da rede publica. Para isso foi proposto aos estudantes do sexto ano do ensino fundamental a coleta dos artrópodes e a confecção de caixas entomológicas de baixo custo para o estudo dos artrópodes com o auxilio de uma oficina voltada aos estudantes.\r\n
      A metodologia utilizada nesse trabalho mostrou-se bastante eficaz para o aprendizado do assunto abordado com os discentes que de inicio não conheciam a importância desses animais e nem mesmo as características básicas que os diferem dos outros animais. Onde, no decorrer das práticas os educandos puderam compreender alguns conceitos sobre zoologia dos artrópodes ensinados no decorrer das atividades tal como a classificação dos artrópodes, e as relações ecológicas estabelecidas por esses animais com o meio ambiente. Por fim constatou-se a importância de se adotar novas metodologias para o ensino de ciências buscando facilitar o processo de ensino-aprendizagem nas escolas da rede pública.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 10 - Ciências Biológicas e Biomedicina: novas abordagens na pesquisa e no ensino"
    "palavra_chave" => "ARTRÓPODES, ENSINO, MEIO AMBIENTE, RELAÇÕES ECOLOGICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD4_SA20_ID72_03042018225938.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:27"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:22:29"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WIRLLEM MAIK DE SOUZA BARREIROS"
    "autor_nome_curto" => "WIRLLEM"
    "autor_email" => "wirlem.barreiros17@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg"
    "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de julho de 2018

Resumo

O filo artrópode constitue o grupo de animais com a maior diversidade de espécies catalogadas. A principal característica desses animais e a presença de um exoesqueleto quitinoso rígido e vários apêndices articulados distribuídos pelo corpo. Esses animais exercem diversas funções na natureza e são considerados bioindicadores, pois reagem rapidamente a alterações no meio ambiente. Os artrópodes habitam os mais diversos ambientes e são muito importantes para a manutenção dos ecossistemas e da qualidade de vida de outras espécies. Nesse sentido este trabalho teve como objetivo estudar os artrópodes buscando estabelecer quais relações estes animais exercem com o meio ambiente. Introduzindo uma metodologia que facilitasse o aprendizado dos alunos da rede publica. Para isso foi proposto aos estudantes do sexto ano do ensino fundamental a coleta dos artrópodes e a confecção de caixas entomológicas de baixo custo para o estudo dos artrópodes com o auxilio de uma oficina voltada aos estudantes. A metodologia utilizada nesse trabalho mostrou-se bastante eficaz para o aprendizado do assunto abordado com os discentes que de inicio não conheciam a importância desses animais e nem mesmo as características básicas que os diferem dos outros animais. Onde, no decorrer das práticas os educandos puderam compreender alguns conceitos sobre zoologia dos artrópodes ensinados no decorrer das atividades tal como a classificação dos artrópodes, e as relações ecológicas estabelecidas por esses animais com o meio ambiente. Por fim constatou-se a importância de se adotar novas metodologias para o ensino de ciências buscando facilitar o processo de ensino-aprendizagem nas escolas da rede pública.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.