Este projeto de intervenção pedagógica, realizado em 2017, tem caráter descritivo e teve como principais alvos os alunos de 1º ano da Escola Cidadã Integral Francisco Marques de Melo, da cidade de Damião-PB. Ao longo de sua execução foram realizadas aulas explicativas e interativas, sendo elas iniciadas de acordo com os conteúdos programáticos da grade curricular para a referida série - os quais se destacam: Reações Químicas; Métodos de Separação de Misturas; Tratamento da Água por Floculação e por Eletrofloculação; Tratamento da Água por evaporação; Ciclo da Água e Meio Ambiente e Saneamento Básico e Dados Estatísticos - além de roda de conversas e atividades de pesquisa extraclasse.
Seguido das discussões em sala de aula e da aquisição dos conhecimentos teóricos, os alunos realizaram sua primeira atividade em campo, uma visita técnica à obra do Esgotamento Sanitário do município de Damião-PB, tendo em vista que o mesmo ainda não dispõe do serviço de tratamento de esgoto, pois se encontra em processo de implantação.
Para uma melhor compreensão dos processos de tratamento de esgoto, os alunos visitaram a Estação de Tratamento de Esgoto – ETE da cidade de Araruna-PB, acompanhados pelo gerente regional da Companhia de Água e Esgoto da Paraíba – CAGEPA, onde conheceram todo o processo envolvido no tratamento do esgoto, desde os pontos de coleta às etapas finais, comparando seu estado inicial, direto dos domicílios, e o final, após o tratamento. No decorrer da visita o gerente destacou cada etapa e sua importância, facilitando a compreensão dos alunos e ao final ainda enfatizou os benefícios da ETE no município relacionados à diminuição de doenças infecciosas e mortalidade infantil causadas por esgoto a céu aberto.
Já no que diz respeito ao tratamento de água, os alunos realizaram uma visita técnica à Estação de Tratamento de Água – ETA, da cidade de Cacimba de Dentro-PB, acompanhados por uma engenheira química da CAGEPA, que apresentou-os todas as etapas no processo de tratamento da água, desde a sua chegada na forma bruta até o seu estado final pronta para a distribuição e consumo. Em cada fase de tratamento a engenheira explicou, de forma clara, o processo aplicado e sua respectiva finalidade, sempre destacando os antes e o depois. Além das explanações técnicas envolvidas na ETA, a mesma discursou sobre a importância de uma água tratada e da preservação desde recurso, dando dicas de economia e de cuidados a serem tomados.
É importante destacar que a cada visita de campo os alunos participaram ativamente de discussões em sala de aula, pré e pós-visita, com a finalidade de aprimorar e compartilhar seus conhecimentos, destacando os principais pontos que conseguiram assimilar nas abordagens do projeto.
Ao final, os alunos expuseram os resultados para a comunidade escolar e geral na VI Exposição Interdisciplinar e Cultural–EIC, promovida pela ECIFMM a fim de mostrar ao público as atividades desenvolvidas e com objetivo maior de levar para fora da sala de aula os saberes adquiridos na mesma, mantendo uma relação íntima entre ambiente escolar e sociedade em geral.