Este trabalho tem como objetivos aplicar os Mapas Conceituais (MC) no processo da aprendizagem em botânica (morfologia vegetal), bem como, avaliar uma sequência de ensino envolvendo o uso dos MC nas aulas de Ciências. As atividades foram desenvolvidas com uma turma de 7º ano de uma escola privada em Natal-RN. O desenvolvimento da pesquisa se deu através das etapas de: Problematização inicial; Familiarização com os MC; Aprofundamento de Conhecimentos a respeito da morfologia das plantas; Elaboração de MC, e, Socialização dos materiais produzidos. Com intuito de identificar indícios da aprendizagem significativa, utilizou-se da aplicação e análise de um Pré-Teste e Pós-teste antes e depois das atividades desenvolvidas. De modo geral, pode se verificar que após a aplicação das atividades desenvolvidas, o número de acertos nas questões do Pós-teste aumentaram significativamente, quando comparadas com o Pré-teste, dando indicativos da ocorrência de uma aprendizagem significativa dos conteúdos explorados. Dessa forma, os resultados positivos obtidos nesta pesquisa comprovam a eficácia do uso dos MC no percurso da aprendizagem da botânica, e confirmam a sua aplicabilidade nas disciplinas de Ciências e Biologia na educação básica.