Artigo Anais III CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

APLICAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS NO PROCESSO DA APRENDIZAGEM EM MORFOLOGIA VEGETAL

Palavra-chaves: MAPAS CONCEITUAIS, MORFOLOGIA VEGETAL, ENSINO DE BOTÂNICA Comunicação Oral (CO) AT 10 - Ciências Biológicas e Biomedicina: novas abordagens na pesquisa e no ensino
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Publicado em 17 de julho de 2018

Resumo

Este trabalho tem como objetivos aplicar os Mapas Conceituais (MC) no processo da aprendizagem em botânica (morfologia vegetal), bem como, avaliar uma sequência de ensino envolvendo o uso dos MC nas aulas de Ciências. As atividades foram desenvolvidas com uma turma de 7º ano de uma escola privada em Natal-RN. O desenvolvimento da pesquisa se deu através das etapas de: Problematização inicial; Familiarização com os MC; Aprofundamento de Conhecimentos a respeito da morfologia das plantas; Elaboração de MC, e, Socialização dos materiais produzidos. Com intuito de identificar indícios da aprendizagem significativa, utilizou-se da aplicação e análise de um Pré-Teste e Pós-teste antes e depois das atividades desenvolvidas. De modo geral, pode se verificar que após a aplicação das atividades desenvolvidas, o número de acertos nas questões do Pós-teste aumentaram significativamente, quando comparadas com o Pré-teste, dando indicativos da ocorrência de uma aprendizagem significativa dos conteúdos explorados. Dessa forma, os resultados positivos obtidos nesta pesquisa comprovam a eficácia do uso dos MC no percurso da aprendizagem da botânica, e confirmam a sua aplicabilidade nas disciplinas de Ciências e Biologia na educação básica.

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