Artigo Anais V CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

TRABALHO COLABORATIVO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR COMO ESTRATÉGIA PARA INCLUSÃO DE ALUNO COM DEFICIÊCIA AUDITIVA.

Palavra-chaves: TRABALHO COLABORATIVO, EDUCAÇÃO FÍSICA, INTERPRETE DE LIBRAS, DEFICIÊNCIA AUDITIVA Comunicação Oral (CO) Grupo de Trabalhos 10 - Educação especial e inclusão
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Publicado em 17 de julho de 2018

Resumo

Este trabalho apresenta um relato de experiência acerca de uma proposta de trabalho colaborativo entre professora de educação física e intérprete de Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS - de uma escola pública estadual de ensino fundamental no município de Muqui-ES, que teve o intuito de criar condições pedagógicas adequadas à inclusão de aluno com deficiência auditiva nas aulas de Educação Física Escolar. Metodologicamente, a estruturação do trabalho deu-se pelo estabelecimento de parceria de trabalho, pela pesquisa, planejamento, elaboração e execução de práticas pedagógicas inclusivas e humanizadoras por meio de atividades para educação física escolar, com observação, registro e análise sobre participação de aluno com Deficiência Auditiva (D.A) durantes as aulas de Educação Física, sob atuação/ orientação do intérprete de LIBRAS. Ao proporcionar a mediação da comunicação do educando com D.A, tendo a língua de sinais como requisito primordial no processo de ensino-aprendizagem, o intérprete de LIBRAS favorece a inclusão do aluno surdo nas aulas de educação física. Este tipo de trabalho também cria possibilidades de sucesso dos professores frente à difícil tarefa pedagógica inclusiva ao superar situações que não são capazes quando estão sozinhos, trabalhando de forma independente, sem as fundamentais mediações do intérprete de LIBRAS.

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