Artigo Anais V CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

REPRESENTAÇÃO IMAGÉTICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA; REFLEXÕES A PARTIR DA SEMIÓTICA NO CENÁRIO SURDO.

Palavra-chaves: EDUCAÇÕES DE SURDOS, LINGUAGEM, SEMIÓTICA, ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL Comunicação Oral (CO) Grupo de Trabalhos 10 - Educação especial e inclusão
"2018-07-17 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 42737
    "edicao_id" => 90
    "trabalho_id" => 578
    "inscrito_id" => 73
    "titulo" => "REPRESENTAÇÃO IMAGÉTICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA; REFLEXÕES A PARTIR DA SEMIÓTICA NO CENÁRIO SURDO."
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo realizar uma análise semiótica de um mural construído para o ensino dos conteúdos matemáticos de par e ímpar para alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola bilíngue para Surdos. Esse material tem um caráter imagético que oportunizou investimentos analíticos no campo da Semiótica e de aspectos culturais dos Surdos, como Visualidade e Pedagogia Visual . Foram discutidos também elementos caros na educação bilíngue que fazem com que o Surdo seja formado dentro de uma esfera de minoria linguística e respeitando questões relativas sua forma de apreender e inferir no mundo a partir de sua maneira de se constituir linguisticamente. Dessa forma, o material didático ao ser analisado a luz das suas potencialidades semiótica mostrou elementos que são caros na educação de Surdos e que permitem que esses sujeitos realizem leituras a partir de representações visuais intencionalmente construídas com o fim pedagógico de ensinar conteúdo curricular de matemática por meio da exploração visual."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Grupo de Trabalhos 10 - Educação especial e inclusão"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÕES DE SURDOS, LINGUAGEM, SEMIÓTICA, ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV111_MD1_SA10_ID73_02062018113619.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:26"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:16:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENATA BARBOSA DIONYSIO"
    "autor_nome_curto" => "RENATA BARBOSA"
    "autor_email" => "renatadionysio@uft.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-ceduce"
    "edicao_nome" => "Anais V CEDUCE"
    "edicao_evento" => "V Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/ceduce/2018"
    "edicao_logo" => "5e4d828aa34e7_19022020154634.png"
    "edicao_capa" => "5f17352a0113a_21072020153418.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 25
    "publicacao_nome" => "Revista CEDUCE"
    "publicacao_codigo" => "2447-035X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 42737
    "edicao_id" => 90
    "trabalho_id" => 578
    "inscrito_id" => 73
    "titulo" => "REPRESENTAÇÃO IMAGÉTICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA; REFLEXÕES A PARTIR DA SEMIÓTICA NO CENÁRIO SURDO."
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo realizar uma análise semiótica de um mural construído para o ensino dos conteúdos matemáticos de par e ímpar para alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola bilíngue para Surdos. Esse material tem um caráter imagético que oportunizou investimentos analíticos no campo da Semiótica e de aspectos culturais dos Surdos, como Visualidade e Pedagogia Visual . Foram discutidos também elementos caros na educação bilíngue que fazem com que o Surdo seja formado dentro de uma esfera de minoria linguística e respeitando questões relativas sua forma de apreender e inferir no mundo a partir de sua maneira de se constituir linguisticamente. Dessa forma, o material didático ao ser analisado a luz das suas potencialidades semiótica mostrou elementos que são caros na educação de Surdos e que permitem que esses sujeitos realizem leituras a partir de representações visuais intencionalmente construídas com o fim pedagógico de ensinar conteúdo curricular de matemática por meio da exploração visual."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Grupo de Trabalhos 10 - Educação especial e inclusão"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÕES DE SURDOS, LINGUAGEM, SEMIÓTICA, ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV111_MD1_SA10_ID73_02062018113619.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:26"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:16:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENATA BARBOSA DIONYSIO"
    "autor_nome_curto" => "RENATA BARBOSA"
    "autor_email" => "renatadionysio@uft.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-ceduce"
    "edicao_nome" => "Anais V CEDUCE"
    "edicao_evento" => "V Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/ceduce/2018"
    "edicao_logo" => "5e4d828aa34e7_19022020154634.png"
    "edicao_capa" => "5f17352a0113a_21072020153418.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 25
    "publicacao_nome" => "Revista CEDUCE"
    "publicacao_codigo" => "2447-035X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de julho de 2018

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo realizar uma análise semiótica de um mural construído para o ensino dos conteúdos matemáticos de par e ímpar para alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola bilíngue para Surdos. Esse material tem um caráter imagético que oportunizou investimentos analíticos no campo da Semiótica e de aspectos culturais dos Surdos, como Visualidade e Pedagogia Visual . Foram discutidos também elementos caros na educação bilíngue que fazem com que o Surdo seja formado dentro de uma esfera de minoria linguística e respeitando questões relativas sua forma de apreender e inferir no mundo a partir de sua maneira de se constituir linguisticamente. Dessa forma, o material didático ao ser analisado a luz das suas potencialidades semiótica mostrou elementos que são caros na educação de Surdos e que permitem que esses sujeitos realizem leituras a partir de representações visuais intencionalmente construídas com o fim pedagógico de ensinar conteúdo curricular de matemática por meio da exploração visual.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.