REPRESENTAÇÃO IMAGÉTICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA; REFLEXÕES A PARTIR DA SEMIÓTICA NO CENÁRIO SURDO.
"2018-07-17 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639 +table: "artigo" +timestamps: false +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #connection: "mysql" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #attributes: array:35 [ "id" => 42737 "edicao_id" => 90 "trabalho_id" => 578 "inscrito_id" => 73 "titulo" => "REPRESENTAÇÃO IMAGÉTICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA; REFLEXÕES A PARTIR DA SEMIÓTICA NO CENÁRIO SURDO." "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo realizar uma análise semiótica de um mural construído para o ensino dos conteúdos matemáticos de par e ímpar para alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola bilíngue para Surdos. Esse material tem um caráter imagético que oportunizou investimentos analíticos no campo da Semiótica e de aspectos culturais dos Surdos, como Visualidade e Pedagogia Visual . Foram discutidos também elementos caros na educação bilíngue que fazem com que o Surdo seja formado dentro de uma esfera de minoria linguística e respeitando questões relativas sua forma de apreender e inferir no mundo a partir de sua maneira de se constituir linguisticamente. Dessa forma, o material didático ao ser analisado a luz das suas potencialidades semiótica mostrou elementos que são caros na educação de Surdos e que permitem que esses sujeitos realizem leituras a partir de representações visuais intencionalmente construídas com o fim pedagógico de ensinar conteúdo curricular de matemática por meio da exploração visual." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Grupo de Trabalhos 10 - Educação especial e inclusão" "palavra_chave" => "EDUCAÇÕES DE SURDOS, LINGUAGEM, SEMIÓTICA, ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV111_MD1_SA10_ID73_02062018113619.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:26" "updated_at" => "2020-06-09 18:16:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATA BARBOSA DIONYSIO" "autor_nome_curto" => "RENATA BARBOSA" "autor_email" => "renatadionysio@uft.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-ceduce" "edicao_nome" => "Anais V CEDUCE" "edicao_evento" => "V Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/ceduce/2018" "edicao_logo" => "5e4d828aa34e7_19022020154634.png" "edicao_capa" => "5f17352a0113a_21072020153418.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00" "publicacao_id" => 25 "publicacao_nome" => "Revista CEDUCE" "publicacao_codigo" => "2447-035X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 42737 "edicao_id" => 90 "trabalho_id" => 578 "inscrito_id" => 73 "titulo" => "REPRESENTAÇÃO IMAGÉTICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA; REFLEXÕES A PARTIR DA SEMIÓTICA NO CENÁRIO SURDO." "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo realizar uma análise semiótica de um mural construído para o ensino dos conteúdos matemáticos de par e ímpar para alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola bilíngue para Surdos. Esse material tem um caráter imagético que oportunizou investimentos analíticos no campo da Semiótica e de aspectos culturais dos Surdos, como Visualidade e Pedagogia Visual . Foram discutidos também elementos caros na educação bilíngue que fazem com que o Surdo seja formado dentro de uma esfera de minoria linguística e respeitando questões relativas sua forma de apreender e inferir no mundo a partir de sua maneira de se constituir linguisticamente. Dessa forma, o material didático ao ser analisado a luz das suas potencialidades semiótica mostrou elementos que são caros na educação de Surdos e que permitem que esses sujeitos realizem leituras a partir de representações visuais intencionalmente construídas com o fim pedagógico de ensinar conteúdo curricular de matemática por meio da exploração visual." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Grupo de Trabalhos 10 - Educação especial e inclusão" "palavra_chave" => "EDUCAÇÕES DE SURDOS, LINGUAGEM, SEMIÓTICA, ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV111_MD1_SA10_ID73_02062018113619.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:26" "updated_at" => "2020-06-09 18:16:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATA BARBOSA DIONYSIO" "autor_nome_curto" => "RENATA BARBOSA" "autor_email" => "renatadionysio@uft.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-ceduce" "edicao_nome" => "Anais V CEDUCE" "edicao_evento" => "V Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/ceduce/2018" "edicao_logo" => "5e4d828aa34e7_19022020154634.png" "edicao_capa" => "5f17352a0113a_21072020153418.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00" "publicacao_id" => 25 "publicacao_nome" => "Revista CEDUCE" "publicacao_codigo" => "2447-035X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #classCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] #hidden: [] #visible: [] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }