Artigo Anais V CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE E A MEDIAÇÃO ESCOLAR NO PROCESSO INCLUSIVO.

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DOCENTE, MEDIAÇÃO ESCOLAR, INCLUSÃO ESCOLAR Comunicação Oral (CO) Grupo de Trabalhos 10 - Educação especial e inclusão
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Publicado em 17 de julho de 2018

Resumo

A inclusão escolar tem sido um tema bastante recorrente no âmbito legal e consequentemente na formação dos professores em decorrência do aumento do número de alunos com deficiência nas classes regulares. Neste novo processo surge o papel do mediador como a ponte entre a família e a escola, entre o aluno e o conhecimento, um professor para auxiliar ao aluno com deficiência em suas especificidades. Muitas pesquisas relatam sobre o despreparo do professor para atender a diversidade e ainda do incomodo ao receber um outro professor em sua sala o que aponta para a formação docente como fator preponderante para a definição dos papéis e para o processo de ensino aprendizagem capaz de atender a todos os alunos indiscriminadamente. Com o objetivo de refletir sobre a formação docente para receber o mediador e para ser um professor mediador utilizou-se da pesquisa bibliográfica para atender a estes fins. Conclui-se que a formação docente é essencial no processo inclusivo e a mesma deve ser contínua, visto que cada aluno é único em suas características e potencialidades.

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