Artigo Anais V CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM A ESCRITA DE TEXTOS ACADÊMICOS NO ENSINO MÉDIO DO COLÉGIO PEDRO II

Palavra-chaves: INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR, ESCRITA DE TEXTOS ACADÊMICOS, LETRAMENTO ACADÊMICO, ENSINO MÉDIO Comunicação Oral (CO) Grupo de Trabalhos 01 - Linguagem, Alfabetização e Letramento
"2018-07-17 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 42718
    "edicao_id" => 90
    "trabalho_id" => 184
    "inscrito_id" => 251
    "titulo" => "PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM A ESCRITA DE TEXTOS ACADÊMICOS NO ENSINO MÉDIO DO COLÉGIO PEDRO II"
    "resumo" => "O Projeto de Iniciação Científica Júnior A Leitura e a Escrita Acadêmica: interlocuções com a educação básica surgiu em 2015 do interesse de apresentar a estudantes do ensino médio, interessados em ingressar na academia, alguns gêneros comuns ao domínio universitário, focalizando algumas práticas de ler-escrever que lhes possibilitassem esse primeiro contato e minimizassem as dificuldades de inserção nessas práticas. A perspectiva teórica que embasa o projeto é a concepção de linguagem como produção sócio-histórica e dialógica, os Estudos do Letramento e estudos portugueses acerca da Literacia Acadêmica, refletindo sobre os letramentos como práticas sociais situadas em esferas discursivas. O objetivo, neste artigo, é o de relatar a experiência da terceira edição do referido projeto, a de 2017, retratando as atividades desenvolvidas e os modos de participação dos alunos nessa empreitada, no sentido de desenvolver uma comunidade discursiva que vivenciasse a rotina, as demandas e os rituais linguístico-discursivos da academia no interior da escola, o que tomou corpo por duas razões: maior integração desses alunos aos eventos do colégio, além de mais participações dos membros, entre docentes e discentes, no cotidiano das universidades do Rio de Janeiro. Ampliaram-se, portanto, as possibilidades de os estudantes se sentirem parte de uma comunidade cuja natureza é intrinsecamente dual: o grupo de estudantes da escola que está em fase de transição para a universidade. Essa essência dúbia, que precisava ser reconhecida e estimulada, foi construída, para além da escrita de gêneros acadêmicos na escola (de fichamentos a ensaios), pelo intercâmbio entre experiências escolares e universitárias."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Grupo de Trabalhos 01 - Linguagem, Alfabetização e Letramento"
    "palavra_chave" => "INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR, ESCRITA DE TEXTOS ACADÊMICOS, LETRAMENTO ACADÊMICO, ENSINO MÉDIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV111_MD1_SA1_ID251_03052018160450.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:26"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:16:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JÉSSICA DO NASCIMENTO RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "JÉSSICA"
    "autor_email" => "jessica_rodrigues@id.uff."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-ceduce"
    "edicao_nome" => "Anais V CEDUCE"
    "edicao_evento" => "V Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/ceduce/2018"
    "edicao_logo" => "5e4d828aa34e7_19022020154634.png"
    "edicao_capa" => "5f17352a0113a_21072020153418.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 25
    "publicacao_nome" => "Revista CEDUCE"
    "publicacao_codigo" => "2447-035X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 42718
    "edicao_id" => 90
    "trabalho_id" => 184
    "inscrito_id" => 251
    "titulo" => "PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM A ESCRITA DE TEXTOS ACADÊMICOS NO ENSINO MÉDIO DO COLÉGIO PEDRO II"
    "resumo" => "O Projeto de Iniciação Científica Júnior A Leitura e a Escrita Acadêmica: interlocuções com a educação básica surgiu em 2015 do interesse de apresentar a estudantes do ensino médio, interessados em ingressar na academia, alguns gêneros comuns ao domínio universitário, focalizando algumas práticas de ler-escrever que lhes possibilitassem esse primeiro contato e minimizassem as dificuldades de inserção nessas práticas. A perspectiva teórica que embasa o projeto é a concepção de linguagem como produção sócio-histórica e dialógica, os Estudos do Letramento e estudos portugueses acerca da Literacia Acadêmica, refletindo sobre os letramentos como práticas sociais situadas em esferas discursivas. O objetivo, neste artigo, é o de relatar a experiência da terceira edição do referido projeto, a de 2017, retratando as atividades desenvolvidas e os modos de participação dos alunos nessa empreitada, no sentido de desenvolver uma comunidade discursiva que vivenciasse a rotina, as demandas e os rituais linguístico-discursivos da academia no interior da escola, o que tomou corpo por duas razões: maior integração desses alunos aos eventos do colégio, além de mais participações dos membros, entre docentes e discentes, no cotidiano das universidades do Rio de Janeiro. Ampliaram-se, portanto, as possibilidades de os estudantes se sentirem parte de uma comunidade cuja natureza é intrinsecamente dual: o grupo de estudantes da escola que está em fase de transição para a universidade. Essa essência dúbia, que precisava ser reconhecida e estimulada, foi construída, para além da escrita de gêneros acadêmicos na escola (de fichamentos a ensaios), pelo intercâmbio entre experiências escolares e universitárias."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Grupo de Trabalhos 01 - Linguagem, Alfabetização e Letramento"
    "palavra_chave" => "INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR, ESCRITA DE TEXTOS ACADÊMICOS, LETRAMENTO ACADÊMICO, ENSINO MÉDIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV111_MD1_SA1_ID251_03052018160450.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:26"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:16:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JÉSSICA DO NASCIMENTO RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "JÉSSICA"
    "autor_email" => "jessica_rodrigues@id.uff."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-ceduce"
    "edicao_nome" => "Anais V CEDUCE"
    "edicao_evento" => "V Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/ceduce/2018"
    "edicao_logo" => "5e4d828aa34e7_19022020154634.png"
    "edicao_capa" => "5f17352a0113a_21072020153418.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 25
    "publicacao_nome" => "Revista CEDUCE"
    "publicacao_codigo" => "2447-035X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de julho de 2018

Resumo

O Projeto de Iniciação Científica Júnior A Leitura e a Escrita Acadêmica: interlocuções com a educação básica surgiu em 2015 do interesse de apresentar a estudantes do ensino médio, interessados em ingressar na academia, alguns gêneros comuns ao domínio universitário, focalizando algumas práticas de ler-escrever que lhes possibilitassem esse primeiro contato e minimizassem as dificuldades de inserção nessas práticas. A perspectiva teórica que embasa o projeto é a concepção de linguagem como produção sócio-histórica e dialógica, os Estudos do Letramento e estudos portugueses acerca da Literacia Acadêmica, refletindo sobre os letramentos como práticas sociais situadas em esferas discursivas. O objetivo, neste artigo, é o de relatar a experiência da terceira edição do referido projeto, a de 2017, retratando as atividades desenvolvidas e os modos de participação dos alunos nessa empreitada, no sentido de desenvolver uma comunidade discursiva que vivenciasse a rotina, as demandas e os rituais linguístico-discursivos da academia no interior da escola, o que tomou corpo por duas razões: maior integração desses alunos aos eventos do colégio, além de mais participações dos membros, entre docentes e discentes, no cotidiano das universidades do Rio de Janeiro. Ampliaram-se, portanto, as possibilidades de os estudantes se sentirem parte de uma comunidade cuja natureza é intrinsecamente dual: o grupo de estudantes da escola que está em fase de transição para a universidade. Essa essência dúbia, que precisava ser reconhecida e estimulada, foi construída, para além da escrita de gêneros acadêmicos na escola (de fichamentos a ensaios), pelo intercâmbio entre experiências escolares e universitárias.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.