PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM A ESCRITA DE TEXTOS ACADÊMICOS NO ENSINO MÉDIO DO COLÉGIO PEDRO II
"2018-07-17 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639 +table: "artigo" +timestamps: false +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #connection: "mysql" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #attributes: array:35 [ "id" => 42718 "edicao_id" => 90 "trabalho_id" => 184 "inscrito_id" => 251 "titulo" => "PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM A ESCRITA DE TEXTOS ACADÊMICOS NO ENSINO MÉDIO DO COLÉGIO PEDRO II" "resumo" => "O Projeto de Iniciação Científica Júnior A Leitura e a Escrita Acadêmica: interlocuções com a educação básica surgiu em 2015 do interesse de apresentar a estudantes do ensino médio, interessados em ingressar na academia, alguns gêneros comuns ao domínio universitário, focalizando algumas práticas de ler-escrever que lhes possibilitassem esse primeiro contato e minimizassem as dificuldades de inserção nessas práticas. A perspectiva teórica que embasa o projeto é a concepção de linguagem como produção sócio-histórica e dialógica, os Estudos do Letramento e estudos portugueses acerca da Literacia Acadêmica, refletindo sobre os letramentos como práticas sociais situadas em esferas discursivas. O objetivo, neste artigo, é o de relatar a experiência da terceira edição do referido projeto, a de 2017, retratando as atividades desenvolvidas e os modos de participação dos alunos nessa empreitada, no sentido de desenvolver uma comunidade discursiva que vivenciasse a rotina, as demandas e os rituais linguístico-discursivos da academia no interior da escola, o que tomou corpo por duas razões: maior integração desses alunos aos eventos do colégio, além de mais participações dos membros, entre docentes e discentes, no cotidiano das universidades do Rio de Janeiro. Ampliaram-se, portanto, as possibilidades de os estudantes se sentirem parte de uma comunidade cuja natureza é intrinsecamente dual: o grupo de estudantes da escola que está em fase de transição para a universidade. Essa essência dúbia, que precisava ser reconhecida e estimulada, foi construída, para além da escrita de gêneros acadêmicos na escola (de fichamentos a ensaios), pelo intercâmbio entre experiências escolares e universitárias." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Grupo de Trabalhos 01 - Linguagem, Alfabetização e Letramento" "palavra_chave" => "INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR, ESCRITA DE TEXTOS ACADÊMICOS, LETRAMENTO ACADÊMICO, ENSINO MÉDIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV111_MD1_SA1_ID251_03052018160450.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:26" "updated_at" => "2020-06-09 18:16:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÉSSICA DO NASCIMENTO RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "JÉSSICA" "autor_email" => "jessica_rodrigues@id.uff." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-ceduce" "edicao_nome" => "Anais V CEDUCE" "edicao_evento" => "V Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/ceduce/2018" "edicao_logo" => "5e4d828aa34e7_19022020154634.png" "edicao_capa" => "5f17352a0113a_21072020153418.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00" "publicacao_id" => 25 "publicacao_nome" => "Revista CEDUCE" "publicacao_codigo" => "2447-035X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 42718 "edicao_id" => 90 "trabalho_id" => 184 "inscrito_id" => 251 "titulo" => "PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA COM A ESCRITA DE TEXTOS ACADÊMICOS NO ENSINO MÉDIO DO COLÉGIO PEDRO II" "resumo" => "O Projeto de Iniciação Científica Júnior A Leitura e a Escrita Acadêmica: interlocuções com a educação básica surgiu em 2015 do interesse de apresentar a estudantes do ensino médio, interessados em ingressar na academia, alguns gêneros comuns ao domínio universitário, focalizando algumas práticas de ler-escrever que lhes possibilitassem esse primeiro contato e minimizassem as dificuldades de inserção nessas práticas. A perspectiva teórica que embasa o projeto é a concepção de linguagem como produção sócio-histórica e dialógica, os Estudos do Letramento e estudos portugueses acerca da Literacia Acadêmica, refletindo sobre os letramentos como práticas sociais situadas em esferas discursivas. O objetivo, neste artigo, é o de relatar a experiência da terceira edição do referido projeto, a de 2017, retratando as atividades desenvolvidas e os modos de participação dos alunos nessa empreitada, no sentido de desenvolver uma comunidade discursiva que vivenciasse a rotina, as demandas e os rituais linguístico-discursivos da academia no interior da escola, o que tomou corpo por duas razões: maior integração desses alunos aos eventos do colégio, além de mais participações dos membros, entre docentes e discentes, no cotidiano das universidades do Rio de Janeiro. Ampliaram-se, portanto, as possibilidades de os estudantes se sentirem parte de uma comunidade cuja natureza é intrinsecamente dual: o grupo de estudantes da escola que está em fase de transição para a universidade. Essa essência dúbia, que precisava ser reconhecida e estimulada, foi construída, para além da escrita de gêneros acadêmicos na escola (de fichamentos a ensaios), pelo intercâmbio entre experiências escolares e universitárias." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Grupo de Trabalhos 01 - Linguagem, Alfabetização e Letramento" "palavra_chave" => "INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR, ESCRITA DE TEXTOS ACADÊMICOS, LETRAMENTO ACADÊMICO, ENSINO MÉDIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV111_MD1_SA1_ID251_03052018160450.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:26" "updated_at" => "2020-06-09 18:16:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÉSSICA DO NASCIMENTO RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "JÉSSICA" "autor_email" => "jessica_rodrigues@id.uff." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-ceduce" "edicao_nome" => "Anais V CEDUCE" "edicao_evento" => "V Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/ceduce/2018" "edicao_logo" => "5e4d828aa34e7_19022020154634.png" "edicao_capa" => "5f17352a0113a_21072020153418.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00" "publicacao_id" => 25 "publicacao_nome" => "Revista CEDUCE" "publicacao_codigo" => "2447-035X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #classCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] #hidden: [] #visible: [] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }