Artigo Anais V CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

PROJETO DE EXTENSÃO CLASSE HOSPITALAR: ATENDIMENTO PEDAGÓGICO EDUCACIONAL EM AMBIENTE HOSPITALAR – ESPAÇO OUTRO DE ATUAÇÃO DOCENTE E SUAS PRÁTICAS E AÇÕES.

Palavra-chaves: CLASSE HOSPITALAR, EDUCAÇÃO ESPECIAL, INCLUSÃO, PROJETO DE EXTENSÃO Comunicação Oral (CO) Grupo de Trabalhos 10 - Educação especial e inclusão
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Publicado em 17 de julho de 2018

Resumo

O presente artigo apresenta como temática a importância do atendimento pedagógico hospitalar enquanto prática de cidadania e inclusão, através do direito da criança e adolescentes internados ao processo educacional de escolarização. As atividades desenvolvidas no projeto auxiliam as crianças e adolescentes internados em seu desenvolvimento biopsicossocial, servindo como uma ponte, na maioria das vezes, com a realidade anterior a internação vivida por eles e cooperando no sentido de auxiliar no desenvolvimento sócio-afetivo deste aluno/paciente que está impedido de participar de seu meio sociocultural, que inclui a escola. Inicialmente é apresentado um breve relato histórico, através de uma pesquisa de dados sobre a classe hospitalar no Brasil e as leis que vigoram em nosso país a esse respeito. Através de uma narrativa montada com dados de uma pesquisa participante, sobre como o projeto de extensão Classe Hospitalar: Atendimento Pedagógico Educacional em Ambiente Hospitalar atua em prol da inclusão, de modo que este aluno sinta-se menos prejudicado em sua escolarização e no retorno e/ou entrada na escola. Por fim uma reflexão sobre a possibilidade da atuação docente neste espaço que está fora dos muros escolares, porém é também um espaço onde o professor pode e deve problematizar suas práticas e ações com vistas a um trabalho em favor da construção de uma sociedade mais democrática. Objetiva-se enfim, com este artigo, ressaltar a importância de se pensar o hospital como um espaço efetivo à continuidade do processo ensino-aprendizagem dos pacientes internados.

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