Artigo Anais V CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

PEDAGOGIA VISUAL NA EDUCAÇÃO DE SURDOS: USO DE MAPAS CONCEITUAIS COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA

Palavra-chaves: MAPAS CONCEITUAIS, PEDAGOGIA VISUAL, EDUCAÇÃO DE SURDOS, DUA, DUA Comunicação Oral (CO) Grupo de Trabalhos 10 - Educação especial e inclusão
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Publicado em 17 de julho de 2018

Resumo

A aquisição tardia, pelos alunos surdos, da língua estruturada e a falta de recursos adequados, na maioria das escolas, traz à tona a necessidade de estratégias pedagógicas que busquem possibilitar, respeitando as especificidades do alunos surdos, a aquisição de forma significativa dos conceitos trabalhados em sala de aula. Posto isso, o objetivo deste estudo é, a partir da perspectiva histórico-cultural, analisar a utilização de mapas conceituais, estruturados a partir dos pressupostos do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) e da pedagogia visual, no processo de ensino e aprendizagem de alunos surdos. A pesquisa foi realizada em uma classe no modelo bilíngue do Ciclo de Alfabetização de uma escola pública de ensino fundamental. Foi utilizada uma abordagem qualitativa, com coleta de dados por meio de observação e registro em diário de campo. Participaram da pesquisa oito alunos surdos e duas professoras bilíngues. Os resultados apontam que os mapas conceituais são uma estratégia pedagógica que possibilita o acesso, de forma significativa, ao conhecimento pelos alunos surdos. Embora o foco seja a utilização dos mapas conceituais pelos alunos surdos, nossas análises apontam que também há benefícios para os professores.

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