Artigo Anais V CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

OS DESAFIOS DA VIVÊNCIA INTERDISCIPLINAR E A PESSOALIDADE DO PROFESSOR

Palavra-chaves: INTERDISCIPLINARIDADE, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PROJETOS PEDAGÓGICOS Pôster (PO) Grupo de Trabalhos 09 - Instituições, processos educativos e políticas públicas
"2018-07-17 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 42666
    "edicao_id" => 90
    "trabalho_id" => 710
    "inscrito_id" => 1436
    "titulo" => "OS DESAFIOS DA VIVÊNCIA INTERDISCIPLINAR E A PESSOALIDADE DO PROFESSOR"
    "resumo" => "A pesquisa se desenvolve a partir da relação dos autores deste trabalho na elaboração e implementação de projetos pedagógicos de caráter interdisciplinar em escolas públicas do município de Niterói/RJ. Os autores são membros do Grupo PET Conexões de Saberes – UFF, cujas atividades realizadas articulam ensino, pesquisa e extensão. Em decorrência desta vivência, nos sentimos incitados a realizar uma pesquisa cujo objetivo é identificar dificuldades apontadas por licenciandos, frente à necessidade de formar consensos no processo de elaboração de projetos interdisciplinares voltados à educação básica. Com tal finalidade, nos dedicaremos à composição de um questionário a ser aplicado junto aos participantes e ex-participantes do referido Grupo PET. Além do questionário analisaremos os relatórios de observação dos petianos, nos quais registram os processos de criação e realização dos projetos, bem como anotaremos suas manifestações durante as reuniões do Grupo, pois nestas ocasiões são tomadas todas as decisões necessárias. Supomos que as informações adquiridas apontarão elementos voltados ao desafio de vivenciar, no período de formação inicial, a perspectiva da interdisciplinaridade e às dificuldades de delineamento de práticas pedagógicas que contrariam suas experiências escolares anteriores. Estas hipóteses têm relação com as informações adquiridas até o momento, cujo teor revela um misto de encantamento, de conflitos e dificuldades, sobretudo no campo das relações interpessoais intrínsecas a um trabalho desta natureza."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Grupo de Trabalhos 09 - Instituições, processos educativos e políticas públicas"
    "palavra_chave" => "INTERDISCIPLINARIDADE, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PROJETOS PEDAGÓGICOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV111_MD4_SA9_ID1436_03062018225923.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:26"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:16:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLOS VIEIRA REDUZINO JUNIOR"
    "autor_nome_curto" => "CARLOS VIEIRA"
    "autor_email" => "vieiracarlos@id.uff.br"
    "autor_ies" => "UFF"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-ceduce"
    "edicao_nome" => "Anais V CEDUCE"
    "edicao_evento" => "V Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/ceduce/2018"
    "edicao_logo" => "5e4d828aa34e7_19022020154634.png"
    "edicao_capa" => "5f17352a0113a_21072020153418.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 25
    "publicacao_nome" => "Revista CEDUCE"
    "publicacao_codigo" => "2447-035X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 42666
    "edicao_id" => 90
    "trabalho_id" => 710
    "inscrito_id" => 1436
    "titulo" => "OS DESAFIOS DA VIVÊNCIA INTERDISCIPLINAR E A PESSOALIDADE DO PROFESSOR"
    "resumo" => "A pesquisa se desenvolve a partir da relação dos autores deste trabalho na elaboração e implementação de projetos pedagógicos de caráter interdisciplinar em escolas públicas do município de Niterói/RJ. Os autores são membros do Grupo PET Conexões de Saberes – UFF, cujas atividades realizadas articulam ensino, pesquisa e extensão. Em decorrência desta vivência, nos sentimos incitados a realizar uma pesquisa cujo objetivo é identificar dificuldades apontadas por licenciandos, frente à necessidade de formar consensos no processo de elaboração de projetos interdisciplinares voltados à educação básica. Com tal finalidade, nos dedicaremos à composição de um questionário a ser aplicado junto aos participantes e ex-participantes do referido Grupo PET. Além do questionário analisaremos os relatórios de observação dos petianos, nos quais registram os processos de criação e realização dos projetos, bem como anotaremos suas manifestações durante as reuniões do Grupo, pois nestas ocasiões são tomadas todas as decisões necessárias. Supomos que as informações adquiridas apontarão elementos voltados ao desafio de vivenciar, no período de formação inicial, a perspectiva da interdisciplinaridade e às dificuldades de delineamento de práticas pedagógicas que contrariam suas experiências escolares anteriores. Estas hipóteses têm relação com as informações adquiridas até o momento, cujo teor revela um misto de encantamento, de conflitos e dificuldades, sobretudo no campo das relações interpessoais intrínsecas a um trabalho desta natureza."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Grupo de Trabalhos 09 - Instituições, processos educativos e políticas públicas"
    "palavra_chave" => "INTERDISCIPLINARIDADE, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, PROJETOS PEDAGÓGICOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV111_MD4_SA9_ID1436_03062018225923.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:26"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:16:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLOS VIEIRA REDUZINO JUNIOR"
    "autor_nome_curto" => "CARLOS VIEIRA"
    "autor_email" => "vieiracarlos@id.uff.br"
    "autor_ies" => "UFF"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-ceduce"
    "edicao_nome" => "Anais V CEDUCE"
    "edicao_evento" => "V Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/ceduce/2018"
    "edicao_logo" => "5e4d828aa34e7_19022020154634.png"
    "edicao_capa" => "5f17352a0113a_21072020153418.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 25
    "publicacao_nome" => "Revista CEDUCE"
    "publicacao_codigo" => "2447-035X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de julho de 2018

Resumo

A pesquisa se desenvolve a partir da relação dos autores deste trabalho na elaboração e implementação de projetos pedagógicos de caráter interdisciplinar em escolas públicas do município de Niterói/RJ. Os autores são membros do Grupo PET Conexões de Saberes – UFF, cujas atividades realizadas articulam ensino, pesquisa e extensão. Em decorrência desta vivência, nos sentimos incitados a realizar uma pesquisa cujo objetivo é identificar dificuldades apontadas por licenciandos, frente à necessidade de formar consensos no processo de elaboração de projetos interdisciplinares voltados à educação básica. Com tal finalidade, nos dedicaremos à composição de um questionário a ser aplicado junto aos participantes e ex-participantes do referido Grupo PET. Além do questionário analisaremos os relatórios de observação dos petianos, nos quais registram os processos de criação e realização dos projetos, bem como anotaremos suas manifestações durante as reuniões do Grupo, pois nestas ocasiões são tomadas todas as decisões necessárias. Supomos que as informações adquiridas apontarão elementos voltados ao desafio de vivenciar, no período de formação inicial, a perspectiva da interdisciplinaridade e às dificuldades de delineamento de práticas pedagógicas que contrariam suas experiências escolares anteriores. Estas hipóteses têm relação com as informações adquiridas até o momento, cujo teor revela um misto de encantamento, de conflitos e dificuldades, sobretudo no campo das relações interpessoais intrínsecas a um trabalho desta natureza.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.