Artigo Anais V CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

O TRABALHO DO PROFESSOR DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EM SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS EM ESCOLAS DA BAIXADA FLUMINENSE

Palavra-chaves: INCLUSÃO, ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO, SALA DE RECURSOS Comunicação Oral (CO) Grupo de Trabalhos 10 - Educação especial e inclusão
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Publicado em 17 de julho de 2018

Resumo

: O objetivo do estudo é analisar o trabalho do professor de Atendimento Educacional Especializado (AEE) em Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) em três escolas de dois municípios da Baixada Fluminense. Participaram da pesquisa qualitativa 19 profissionais, sendo, professores de classe regular, professores AEE, orientadores, estimulador, intérprete, responsáveis pela Educação Especial e responsável pelas Salas de recursos. Utilizamos técnicas de investigação variadas como análise documental, observação, aplicação de questionário e realização de entrevistas semi-diretivas. O material coletado foi tratado de acordo com seu conteúdo. A falta de horário para planejamento conjunto, dificuldades para realizar trabalho colaborativo, atendimento em contra turno e precárias condições de materiais são os maiores desafios para a efetivação da Educação Inclusiva. Conforme os professores de classe regular, para que o professor de AEE nas SRM desenvolva seu trabalho é necessário capacitação, paciência e respeito, cabendo-lhe reforçar os conteúdos da sala de aula e a responsabilidade pelo sucesso da inclusão. Os professores do AEE são, identificados como “salvadores da pátria”, pois diante das dificuldades enfrentadas para incluir o aluno, é ele quem “salva” a escola e os alunos, tentando executar seu trabalho da melhor maneira possível. São os “heróis”, aqueles que retiram forças de onde não têm, que são capazes de realizar “tarefas heroicas” (FISCHMAN, 2009), sendo estas nada mais do que formas de sobrevivência para encarar o cotidiano escolar. Os professores de AEE, não se veem nem como “heróis”, nem como “salvadores”, consideram a inclusão tarefa de toda escola e seu trabalho diferente de reforço escolar.

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