Artigo Anais V CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

O PROGRAMA NACIONAL DE INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL COM A EDUCAÇÃO BÁSICA NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (PROEJA): REFLEXÕES E ANÁLISES A RESPEITO DO PROCESSO DE INCLUSÃO COMO PR

Palavra-chaves: PROEJA, FORMAÇÃO HUMANA, MUNICÍPIO DE VILA VELHA Comunicação Oral (CO) Grupo de Trabalhos 11 - Didática e Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores
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      O PROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos), do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) trata-se de um programa proposto como uma alternativa no processo de formação de trabalhadores no Brasil, por se compreender como integração das modalidades de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e ao mesmo tempo à Educação Profissional, visando além da certificação técnica, a elevação da escolaridade. Nessa perspectiva, pressupomos que o PROEJA corresponde à uma proposta de formação profissional e do ensino médio para àqueles que historicamente foram excluídos da escola. Considerando a atual realidade brasileira, como entraves dos Governos, no que se refere à garantia do direito de todos os cidadãos a terem acesso à educação pública, gratuita e de qualidade, nosso trabalho apresenta uma parceria desenvolvida entre o município de Vila Velha e o IFES. Por meio desta, intentamos conscientizara os alunos das 8ª séries, por meio da importância de ingressar, passando pelo processo seletivo, e após tantos anos de exclusão, esse grupo ter a possibilidade de ser aproveitado com o aprendizado técnico aliado à formação humana. Nosso olhar considera um diagnóstico observado especificamente na UMEFTI Macionilia Maurício Bueno. Os resultados vêm sendo “satisfatórios”, pois a cada ano, os trabalhos desenvolvidos pelos professores nas Unidades de Ensino, traz como desdobramento o aumento na participação do aluno e o interesse em estudar em uma instituição com tamanho prestígio e reconhecimento pela oferta de ensino de qualidade em nível de Brasil e no estado do Espírito Santo.\r\n
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Publicado em 17 de julho de 2018

Resumo

O PROEJA (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos), do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) trata-se de um programa proposto como uma alternativa no processo de formação de trabalhadores no Brasil, por se compreender como integração das modalidades de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e ao mesmo tempo à Educação Profissional, visando além da certificação técnica, a elevação da escolaridade. Nessa perspectiva, pressupomos que o PROEJA corresponde à uma proposta de formação profissional e do ensino médio para àqueles que historicamente foram excluídos da escola. Considerando a atual realidade brasileira, como entraves dos Governos, no que se refere à garantia do direito de todos os cidadãos a terem acesso à educação pública, gratuita e de qualidade, nosso trabalho apresenta uma parceria desenvolvida entre o município de Vila Velha e o IFES. Por meio desta, intentamos conscientizara os alunos das 8ª séries, por meio da importância de ingressar, passando pelo processo seletivo, e após tantos anos de exclusão, esse grupo ter a possibilidade de ser aproveitado com o aprendizado técnico aliado à formação humana. Nosso olhar considera um diagnóstico observado especificamente na UMEFTI Macionilia Maurício Bueno. Os resultados vêm sendo “satisfatórios”, pois a cada ano, os trabalhos desenvolvidos pelos professores nas Unidades de Ensino, traz como desdobramento o aumento na participação do aluno e o interesse em estudar em uma instituição com tamanho prestígio e reconhecimento pela oferta de ensino de qualidade em nível de Brasil e no estado do Espírito Santo. Palavras-chave: PROEJA; formação humana; inclusão; município de Vila Velha.

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