Artigo Anais V CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

MEMÓRIA AFETIVA E O PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM DA BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR BASEADOS NA PRODUÇÃO DE MAQUETES

Palavra-chaves: ENSINO DE BIOLOGIA, MÉTODOS ALTERNATIVOS, MAQUETES, AFETIVIDADE, AFETIVIDADE Comunicação Oral (CO) Grupo de Trabalhos 03 - Didática e Ensino Médio
"2018-07-17 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 42584
    "edicao_id" => 90
    "trabalho_id" => 104
    "inscrito_id" => 215
    "titulo" => "MEMÓRIA AFETIVA E O PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM DA BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR BASEADOS NA PRODUÇÃO DE MAQUETES"
    "resumo" => "A Biologia Celular e Molecular requer grande poder de abstração dos alunos do ensino médio e corriqueiramente é mal compreendida quando calcada num ensino livresco tradicional. O presente trabalho objetivou investigar se a utilização de uma metodologia alternativa de aprendizagem, através da construção de maquetes, contribuiu para que alunos do ensino médio pudessem superar possíveis dificuldades inerentes aos conteúdos dessa disciplina através de um processo pedagógico afetivo. Através de um questionário os  discentes relacionaram a atividade com maquetes a uma memória afetiva positiva, vinculando a atividade com aspectos lúdicos e facilitadores da aprendizagem, além de mencionarem a importância do trabalho ter ocorrido de modo colaborativo e na relação professor- aluno. Pode-se concluir que levar em conta tais aspectos possibilita orientar professores na elaboração de estratégias didáticas mais eficazes e em intervenções que considerem a importância da afetividade junto aos alunos no ensino da Biologia Celular e Molecular."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Grupo de Trabalhos 03 - Didática e Ensino Médio"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE BIOLOGIA, MÉTODOS ALTERNATIVOS, MAQUETES, AFETIVIDADE, AFETIVIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV111_MD1_SA3_ID215_21042018115654.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:26"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:16:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANDA VALLE DE ALMEIDA PAIVA"
    "autor_nome_curto" => "AMANDA"
    "autor_email" => "amanditabio@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-ceduce"
    "edicao_nome" => "Anais V CEDUCE"
    "edicao_evento" => "V Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/ceduce/2018"
    "edicao_logo" => "5e4d828aa34e7_19022020154634.png"
    "edicao_capa" => "5f17352a0113a_21072020153418.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 25
    "publicacao_nome" => "Revista CEDUCE"
    "publicacao_codigo" => "2447-035X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 42584
    "edicao_id" => 90
    "trabalho_id" => 104
    "inscrito_id" => 215
    "titulo" => "MEMÓRIA AFETIVA E O PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM DA BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR BASEADOS NA PRODUÇÃO DE MAQUETES"
    "resumo" => "A Biologia Celular e Molecular requer grande poder de abstração dos alunos do ensino médio e corriqueiramente é mal compreendida quando calcada num ensino livresco tradicional. O presente trabalho objetivou investigar se a utilização de uma metodologia alternativa de aprendizagem, através da construção de maquetes, contribuiu para que alunos do ensino médio pudessem superar possíveis dificuldades inerentes aos conteúdos dessa disciplina através de um processo pedagógico afetivo. Através de um questionário os  discentes relacionaram a atividade com maquetes a uma memória afetiva positiva, vinculando a atividade com aspectos lúdicos e facilitadores da aprendizagem, além de mencionarem a importância do trabalho ter ocorrido de modo colaborativo e na relação professor- aluno. Pode-se concluir que levar em conta tais aspectos possibilita orientar professores na elaboração de estratégias didáticas mais eficazes e em intervenções que considerem a importância da afetividade junto aos alunos no ensino da Biologia Celular e Molecular."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Grupo de Trabalhos 03 - Didática e Ensino Médio"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE BIOLOGIA, MÉTODOS ALTERNATIVOS, MAQUETES, AFETIVIDADE, AFETIVIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV111_MD1_SA3_ID215_21042018115654.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:26"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:16:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANDA VALLE DE ALMEIDA PAIVA"
    "autor_nome_curto" => "AMANDA"
    "autor_email" => "amanditabio@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-ceduce"
    "edicao_nome" => "Anais V CEDUCE"
    "edicao_evento" => "V Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/ceduce/2018"
    "edicao_logo" => "5e4d828aa34e7_19022020154634.png"
    "edicao_capa" => "5f17352a0113a_21072020153418.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 25
    "publicacao_nome" => "Revista CEDUCE"
    "publicacao_codigo" => "2447-035X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de julho de 2018

Resumo

A Biologia Celular e Molecular requer grande poder de abstração dos alunos do ensino médio e corriqueiramente é mal compreendida quando calcada num ensino livresco tradicional. O presente trabalho objetivou investigar se a utilização de uma metodologia alternativa de aprendizagem, através da construção de maquetes, contribuiu para que alunos do ensino médio pudessem superar possíveis dificuldades inerentes aos conteúdos dessa disciplina através de um processo pedagógico afetivo. Através de um questionário os discentes relacionaram a atividade com maquetes a uma memória afetiva positiva, vinculando a atividade com aspectos lúdicos e facilitadores da aprendizagem, além de mencionarem a importância do trabalho ter ocorrido de modo colaborativo e na relação professor- aluno. Pode-se concluir que levar em conta tais aspectos possibilita orientar professores na elaboração de estratégias didáticas mais eficazes e em intervenções que considerem a importância da afetividade junto aos alunos no ensino da Biologia Celular e Molecular.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.