Artigo Anais V CEDUCE

ANAIS de Evento

ISSN: 2447-035X

FUMAR OU NÃO FUMAR? PRIMEIRO, QUE TAL (RE)PENSAR? PERSPECTIVAS DE UM GRUPO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO SOBRE DROGAS, ENSINO MÉDIO, CINEMA Comunicação Oral (CO) Grupo de Trabalhos 03 - Didática e Ensino Médio
"2018-07-17 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 42523
    "edicao_id" => 90
    "trabalho_id" => 292
    "inscrito_id" => 961
    "titulo" => "FUMAR OU NÃO FUMAR? PRIMEIRO, QUE TAL (RE)PENSAR? PERSPECTIVAS DE UM GRUPO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "O presente artigo descreve uma ação educativa de prevenção do uso abusivo do tabaco realizada em uma turma de Ensino Médio na modalidade Curso Normal de uma escola localizada no Município de Duque de Caxias. Por meio da exibição do filme Obrigado por Fumar e oferecimento de um espaço de debates críticos, buscou-se uma abordagem menos simplista quanto ao fenômeno do consumo de cigarro, centrada no enfoque educativo de Redução de Danos, em contraposição ao reducionismo proibicionista. Os achados revelam que esses debates estimularam o senso crítico dos estudantes quanto à influência da mídia e de outros fatores sociais associados ao consumo de derivados do tabaco."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Grupo de Trabalhos 03 - Didática e Ensino Médio"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO SOBRE DROGAS, ENSINO MÉDIO, CINEMA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV111_MD1_SA3_ID961_05052018234520.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:26"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:16:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VINICIUS MOTTA DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "VINICIUS MOTTA DA COSTA"
    "autor_email" => "vinimctr@gmail.com"
    "autor_ies" => "SEEDUC-RJ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-ceduce"
    "edicao_nome" => "Anais V CEDUCE"
    "edicao_evento" => "V Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/ceduce/2018"
    "edicao_logo" => "5e4d828aa34e7_19022020154634.png"
    "edicao_capa" => "5f17352a0113a_21072020153418.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 25
    "publicacao_nome" => "Revista CEDUCE"
    "publicacao_codigo" => "2447-035X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 42523
    "edicao_id" => 90
    "trabalho_id" => 292
    "inscrito_id" => 961
    "titulo" => "FUMAR OU NÃO FUMAR? PRIMEIRO, QUE TAL (RE)PENSAR? PERSPECTIVAS DE UM GRUPO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "O presente artigo descreve uma ação educativa de prevenção do uso abusivo do tabaco realizada em uma turma de Ensino Médio na modalidade Curso Normal de uma escola localizada no Município de Duque de Caxias. Por meio da exibição do filme Obrigado por Fumar e oferecimento de um espaço de debates críticos, buscou-se uma abordagem menos simplista quanto ao fenômeno do consumo de cigarro, centrada no enfoque educativo de Redução de Danos, em contraposição ao reducionismo proibicionista. Os achados revelam que esses debates estimularam o senso crítico dos estudantes quanto à influência da mídia e de outros fatores sociais associados ao consumo de derivados do tabaco."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Grupo de Trabalhos 03 - Didática e Ensino Médio"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO SOBRE DROGAS, ENSINO MÉDIO, CINEMA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV111_MD1_SA3_ID961_05052018234520.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:26"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:16:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VINICIUS MOTTA DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "VINICIUS MOTTA DA COSTA"
    "autor_email" => "vinimctr@gmail.com"
    "autor_ies" => "SEEDUC-RJ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-ceduce"
    "edicao_nome" => "Anais V CEDUCE"
    "edicao_evento" => "V Colóquio Internacional Educação, Cidadania e Exclusão"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/ceduce/2018"
    "edicao_logo" => "5e4d828aa34e7_19022020154634.png"
    "edicao_capa" => "5f17352a0113a_21072020153418.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 25
    "publicacao_nome" => "Revista CEDUCE"
    "publicacao_codigo" => "2447-035X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de julho de 2018

Resumo

O presente artigo descreve uma ação educativa de prevenção do uso abusivo do tabaco realizada em uma turma de Ensino Médio na modalidade Curso Normal de uma escola localizada no Município de Duque de Caxias. Por meio da exibição do filme Obrigado por Fumar e oferecimento de um espaço de debates críticos, buscou-se uma abordagem menos simplista quanto ao fenômeno do consumo de cigarro, centrada no enfoque educativo de Redução de Danos, em contraposição ao reducionismo proibicionista. Os achados revelam que esses debates estimularam o senso crítico dos estudantes quanto à influência da mídia e de outros fatores sociais associados ao consumo de derivados do tabaco.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.